Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Sociologia
  3. Exercícios sobre a teoria da luta de classes

Exercícios sobre a teoria da luta de classes

Estes exercícios sobre a teoria da luta de classes testarão seus conhecimentos sobre esse importante conceito da obra marxista.

Questão 1

(Unimontes)

A questão das classes sociais ocupa um papel fundamental na teoria de Karl Marx. Para ele, existem condicionantes e determinantes na complexa relação entre indivíduo e sociedade e entre consciência e existência social. Considerando as reflexões de Karl Marx sobre esse tema, marque a alternativa INCORRETA.

a) As classes sociais sustentam-se em equilíbrios dinâmicos e solidários, sendo a produção da solidariedade social o resultado necessário à vida em sociedade.

b) A luta de classes desenvolve-se no modo de organizar o processo de trabalho e no modo de se apropriar do resultado do trabalho humano.

c) A luta de classes está presente em todas as ações dos trabalhadores quando lutam para diminuir a exploração e a dominação.

d) Em meio aos antagonismos e lutas sociais, o indivíduo pode repensar a realidade, reagir e até mesmo transformá-la, unindo-se a outros em movimentos sociais e políticos.

ver resposta


Questão 2

(UEM – Inverno 2008)

Em termos sociológicos, assinale o que for correto sobre o conceito de classes sociais:

a) Sua utilização visa explicar as formas pelas quais as desigualdades se estruturam e se reproduzem nas sociedades.

b) De acordo com Karl Marx, as relações entre as classes sociais transformam-se ao longo da história conforme a dinâmica dos modos de produção.

c) As classes sociais, para Marx, definem-se, sobretudo, pelas relações de cooperação que se desenvolvem entre os diversos grupos envolvidos no sistema produtivo.

d) A formação de uma classe social, como os proletários, só se realiza na sua relação com a classe opositora, no caso do exemplo, a burguesia.

e) A afirmação “a história da humanidade é a história das lutas de classes” expressa a ideia de que as transformações sociais estão profundamente associadas às contradições existentes entre as classes.

ver resposta


Questão 3

Diante de sua visão materialista da história, Karl Marx descreve a luta de classes como:

a) Consequência direta do fenômeno de individualização do sujeito moderno.

b) Fenômeno fundamental para que uma democracia possa existir.

c) Fenômeno social inevitável diante das desigualdades materiais que existem entre as classes.

d) Parte essencial do processo de transição de monarquias no mundo feudal.

ver resposta


Questão 4

Para entendermos a ideia de lutas de classes e todos os desdobramentos que Marx atribuiu a esse importante aspecto social, devemos primeiro entender o que são as classes sociais a que tanto ele se referiu. Nesse sentido, Karl Marx defendia a ideia de classes a partir da noção de que:

a) as classes sociais são o conjunto de sujeitos unidos sob uma mesma ideologia política.

b) as classes sociais são entendidas como os diferentes grupos que se formam em função de sua condição material e social.

c) as classes sociais estão ligadas pelo conceito de solidariedade orgânica.

d) as classes sociais existem apenas em espaços específicos e em sociedades altamente desenvolvidas.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

A teoria da solidariedade social é abordada nos trabalhos de Émile Durkheim, em que o conceito de classes não é tão trabalhado, e não na obra de Karl Marx. Letra “a”.

voltar a questão


Resposta Questão 2

A alternativa “e” está correta. Segundo Marx, não seriam os valores ou as ideias que motivariam as mudanças sociais de nosso mundo, mas sim a condição material, ou a situação econômica, das classes da sociedade. A luta de classes seria o motor das mudanças sociais e o reflexo das diferenças materiais que se instauraram no meio social.

voltar a questão


Resposta Questão 3

A resposta correta está na letra “c”. Para Marx, a luta de classes seria o motor das mudanças sociais. Esse pensador dedicou-se a observar na história humana as formas como ocorreram as diferentes mudanças sociais nas sociedades europeias anteriores ao capitalismo. Ele concluiu, então, que os conflitos sociais estavam ligados sempre à condição econômica dessas sociedades. Nessa perspectiva, Marx acreditava que, assim como os comerciantes que ascenderam durante o período feudal para derrubar o poder da nobreza, a classe proletária, ou os trabalhadores, também ocasionariam mudanças nas organizações sociais do mundo capitalista.

voltar a questão


Resposta Questão 4

A resposta correta está na letra “b”.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas