Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Sociologia
  3. Exercícios sobre minorias

Exercícios sobre minorias

Estes exercícios sobre minorias testarão seus conhecimentos sobre os grupos sociais que são vistos como integrantes de uma parte da sociedade em situação mais fragilizada.

Questão 1

(Unicentro)

Os novos movimentos sociais são diferentes das ações coletivas de antes por eles politizarem a esfera privada e tornarem públicas as problemáticas das minorias sociais. Assim, dentre esses movimentos, destacam-se aqueles que:

a) envolvem negros, indígenas, sem-terra e sem-teto.

b) determinam a opinião pública sobre as questões ecológicas.

c) produzem discussões locais e regionais, não abarcando questões globais.

d) desenvolvem-se a partir do controle do Estado e dos partidos políticos.

e) realizam pressão política, apoiando contestação da política econômica, e lutam por melhores salários.

ver resposta


Questão 2

Entre os problemas sociais que afetam um grupo minoritário, o que pode ser entendido como de maior gravidade, ao nos voltarmos para o foco institucional, é:

a) a precária representação política, o que ocasiona negligência de direitos básicos que deveriam ser assegurados para todos os indivíduos em um Estado democrático.

b) a falta de leis rigorosas e explicitamente voltadas para atender as necessidades específicas de uma minoria.

c) a resistência em reconhecer a existência dos grupos minoritários por parte de nosso governo.

d) a falta de ONGs que se voltem para a resolução dos problemas que os grupos minoritários possuem.

ver resposta


Questão 3

Ao tratarmos dos problemas que afligem as minorias, a desigualdade social acaba sendo o ponto-chave de grande parte das reivindicações dos grupos minoritários. No entanto, não é correto afirmarmos que todo grupo minoritário se encontra em posição fragilizada no meio social. Por quê?

a) Porque o Estado se encarrega de suprir todas as necessidades das minorias.

b) Porque a ideia de minorias prejudicadas é uma mentira. Todas elas possuem grandes vantagens cedidas pelo governo.

c) Porque existem minorias elitizadas, que possuem grande poder econômico e grande influência no meio político.

d) Porque, em um governo democrático, como no caso do Brasil, a representação política é garantida de forma igual para todos os grupos sociais.

ver resposta


Questão 4

“Apesar do esforço governamental, ainda existem sérios problemas referentes ao atendimento das necessidades básicas dos grupos minoritários”. Essa afirmação faz referência aos programas do governo brasileiro que tentam remediar os problemas de grupos minoritários. Entre esses grupos, podemos destacar como minorias em situação precária:

a) os deficientes físicos, indígenas e políticos.

b) O Movimento dos Sem-Teto, os empresários e os deficientes físicos.

c) Os estudantes, indígenas e os quilombolas.

d) Os deficientes físicos, os indígenas e os quilombolas.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

A afirmação correta é a da letra “c”. Os movimentos sociais representam manifestações de revindicações relacionados com problemas das minorias locais. Tratam de uma realidade específica e de problemas que afligem um grupo específico.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “a” é a resposta correta. A precária representação que os grupos minoritários possuem em um cenário político contribui para a precarização da vida desses sujeitos.  O sistema representativo instituído em nosso país favorece os grandes grupos, que se organizam para conseguir dar poder a um representante político que atenda às suas necessidades imediatas.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Resposta correta: letra “c”. Não são todas as minorias que sofrem com o problema de representatividade. As minorias elitizadas, ou os grupos da elite organizada, como é o caso dos mais ricos, conseguem realizar articulações políticas para obter o que desejam por meio do poder monetário e da influência que possuem.

voltar a questão


Resposta Questão 4

A resposta correta é a letra “d”. Esses são alguns dos grupos de minorias em maior situação de risco e com pouquíssima, ou quase nenhuma, representação política. São os grupos que possuem necessidades bastante específicas ou que estão em conflito direto com grandes forças econômicas e políticas.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas