Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Sociologia
  3. Exercícios sobre controle social

Exercícios sobre controle social

Estes exercícios sobre controle social abordam o conjunto de artifícios de intervenção social aos quais estamos submetidos no processo de socialização.

Questão 1

(IFMG) A educação é uma prática social que ocorre em todas as instâncias da sociedade humana, portanto, constitutiva e constituinte das relações sociais. O Estado na sua relação com a sociedade concebe e implementa políticas públicas de educação que visam garantir a manutenção e reprodução de um determinado projeto de sociedade. Nos marcos do capitalismo-liberal, NÃO é finalidade da educação escolar:

(a) Reproduzir a sociedade e manter a divisão social.

(b) Conscientizar os indivíduos, tendo como horizonte a formação de sujeitos críticos, autônomos e emancipados.

(c) Promover a democracia representativa com controle do poder econômico.

(d) Garantir força de trabalho capacitada para o crescimento econômico.

ver resposta


Questão 2

Entende-se por controle social o conjunto de mecanismos de intervenção que cada sociedade ou grupo social possui e que são usados como forma de garantir a conformidade do comportamento dos indivíduos em seu meio social. Diante dessa afirmação, podemos concluir que as seguintes opções não são ferramentas de controle e reprodução da ordem estabelecida, com exceção da:

(a) Escola

(b) Luta de classes

(c) Mais-valia

(d) Ação social

ver resposta


Questão 3

O filósofo político Noberto Bobbio, em sua definição de controle social, faz distinção de dois tipos de forma de controle, que são:

(a) Controle interno e controle intrínseco

(b) Controle absoluto e controle interno

(c) Controle externo e controle interno

(d) Controle apriorístico e controle externo

ver resposta


Questão 4

O filósofo e teórico social Michel Foucault (1926-1984) dedica sua obra “Vigiar e punir” (1999) para o entendimento das formas de controle social externas e internas. Segundo o autor, a construção do sujeito dócil, útil e submisso à ordem estabelecida é possível apenas por meio de processos “disciplinadores”, nos quais o corpo e a mente do sujeito são moldados de acordo com o que se pede no meio social. Para entender esse fenômeno, Foucault voltou-se para a observação de instituições disciplinadoras, como a escola e os quartéis, onde os indivíduos que ali permanecem vivem sob o controle da instituição.

Podemos concluir que, para Foucault, controle social é:

a) a forma de controlar a reprodução biológica de um grupo social.

(b) a forma de estabelecer critérios em relação à reprodução humana em países superpopulosos.

(c) um conjunto entre formas externas e internas de intervenção no comportamento do sujeito desviante.

d) um conjunto de regras que limita a interação entre indivíduos de classes e estratos diferentes em sociedades estamentais.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

A afirmação incorreta é a da letra “B”. A formação de sujeitos críticos e emancipados vai contra a lógica do capital, que busca mão de obra barata e altamente especializada em conhecimento técnico. A formação do sujeito como cidadão pleno colocaria em risco a lógica de exploração do capital, uma vez que capacitaria os indivíduos para contestar as desigualdades inerentes ao sistema capitalista.

voltar a questão


Resposta Questão 2

A alternativa “A” é a resposta correta. A escola é uma das principais instituições de controle social. A educação escolar é responsável por grande parte da interiorização de parâmetros sociais, como valores estéticos e de ética normativa, apresentando o que é certo e o que é errado no contesto social comum.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Resposta correta: letra “C”. A primeira forma de controle (externo) refere-se às ferramentas de intervenção direta, que são acionadas quando o indivíduo não se dispõe à uniformidade do comportamento geral. Nesse ponto, são utilizadas sanções, punições ou outras formas de intervenção para garantir que o sujeito esteja em conformidade com o contexto. A área de controles internos, por sua vez, está associada àquilo que o meio social consegue interiorizar no indivíduo, isto é, tornar uma ideia, parte da consciência do sujeito. Normas e valores específicos desse meio social, considerados indispensáveis para a própria ordem social, são introduzidos no processo de construção da identidade do sujeito, que passa a delimitar suas ações de acordo com esse conjunto normativo.

voltar a questão


Resposta Questão 4

A resposta correta é a letra “C”. O controle social é um conjunto de formas externas e internas de intervenção no comportamento do sujeito desviante, como o criminoso que é detido pela polícia. Essas formas de controle atuam sobre a nossa individualidade, de forma que quase sempre delimitamos nossas ações de acordo com o que aprendemos ser certo ou errado.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • Classificação de Orações

    Aproveite a oportunidade para classificar as orações subordinadas adverbiais. Acesse!
  • Concordância Verbal

    Dúvidas em como fazer a concondância verbal em orações com sujeito simples? Treine agora!
  • Catacrese

    Coloque em dia os seus estudos sobre essa figura de linguagem bastante utilizada.