Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Redação
  3. Exercícios sobre linguagem verbal e não verbal

Exercícios sobre linguagem verbal e não verbal

Os exercícios sobre linguagem verbal e não verbal vão mostrar para você a importância desses dois recursos na construção dos mais variados textos.

Questão 1

(ENEM 2013)

Através da linguagem não verbal, o artista gráfico polonês Pawla Kuczynskiego aborda a triste realidade do trabalho infantil
Através da linguagem não verbal, o artista gráfico polonês Pawla Kuczynskiego aborda a triste realidade do trabalho infantil

O artista gráfico polonês Pawla Kuczynskiego nasceu em 1976 e recebeu diversos prêmios por suas ilustrações. Nessa obra, ao abordar o trabalho infantil, Kuczynskiego usa sua arte para

a) difundir a origem de marcantes diferenças sociais.

b) estabelecer uma postura proativa da sociedade.

c) provocar a reflexão sobre essa realidade.

d) propor alternativas para solucionar esse problema.

e) retratar como a questão é enfrentada em vários países do mundo.

ver resposta


Questão 2

(ENEM 2013)

A linguagem não verbal pode produzir efeitos interessantes, dispensando assim o uso da palavra. Cartum de Caulos, disponível em www.caulos.com
A linguagem não verbal pode produzir efeitos interessantes, dispensando assim o uso da palavra. Cartum de Caulos, disponível em www.caulos.com

O cartum faz uma crítica social. A figura destacada está em oposição às outras e representa a

a) opressão das minorias sociais.

b) carência de recursos tecnológicos.

c) falta de liberdade de expressão.

d) defesa da qualificação profissional.

e) reação ao controle do pensamento coletivo.

ver resposta


Questão 3

Ao aliar linguagem verbal e não verbal, o cartunista constrói um interessante texto com elementos da intertextualidade
Ao aliar linguagem verbal e não verbal, o cartunista constrói um interessante texto com elementos da intertextualidade

Sobre o cartum de Caulos, assinale a proposição correta:

I. A linguagem verbal é desnecessária para o entendimento do texto;

II. Linguagem verbal e não verbal são necessárias para a construção dos sentidos pretendidos pelo cartunista;

III. O cartunista estabelece uma relação de intertextualidade com o poema “No meio do caminho”, de Carlos Drummond de Andrade;

IV. O cartum é uma crítica ao poema de Carlos Drummond de Andrade, já que o cartunista considera o poeta pouco prático.

a) Apenas I está correta.

b) II e III estão corretas.

c) I e IV estão corretas.

d) II e IV estão corretas.

ver resposta


Questão 4

Sobre as linguagens verbal e não verbal, estão corretas, exceto:

a) a linguagem não verbal é composta por signos sonoros ou visuais, como placas, imagens, vídeos etc.

b) a linguagem verbal diz respeito aos signos que são formados por palavras. Eles podem ser sinais visuais e sonoros.

c) a linguagem verbal, por dispor de elementos linguísticos concretos, pode ser considerada superior à linguagem não verbal.

d) linguagem verbal e não verbal são importantes, e o sucesso na comunicação depende delas, ou seja, quando um interlocutor recebe e compreende uma mensagem adequadamente.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “c”. A imagem tem como objetivo, através do uso da linguagem não verbal, provocar uma reflexão sobre a realidade do trabalho infantil, que submete crianças pobres a uma dura rotina. Enquanto algumas crianças trabalham, outras, mais protegidas, brincam.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “e”. No cartum, os homens são representados por bonecos de corda que andam para uma mesma direção, uma metáfora que critica o comportamento subserviente adotado por muitas pessoas. Há apenas um boneco que representa o pensamento contrário, que não é movido por corda e que caminha rumo à outra direção: esse seria responsável pela escolha de seu próprio caminho, aquele que reage ao controle do pensamento coletivo.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “b”.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “c”. Ambas as linguagens, verbal e não verbal, são importantes para a construção de sentidos de uma mensagem.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas