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Exercícios sobre a estrutura do parágrafo

Com estes exercícios, é possível avaliar seus conhecimentos sobre a estrutura de um parágrafo.

  • Questão 1

    Leia o parágrafo a seguir e responda:

    “Política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam uma com a outra. Antes se negam, se excluem, se repulsam mutualmente. A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicalha é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Constitui a política uma função, ou o conjunto das funções do organismo nacional: é o exercício normal das forças de uma nação consciente e senhora de si mesma. A politicalha, pelo contrário, é o envenenamento crônico dos povos negligentes e viciosos pela contaminação de parasitas inexoráveis. A política é a higiene dos países moralmente sadios. A politicalha, a malária dos povos de moralidade estragada.” - Rui Barbosa.

    O tópico frasal deste parágrafo é:

    a) (  ) A política é a higiene dos países moralmente sadios.

    b) (  ) Constitui a política uma função.

    c) (  ) Política e politicalha não se confundem.

    d) (  ) A politicalha, pelo contrário, é o envenenamento crônico dos povos negligentes e viciosos pela conaminação de parasitas inexoráveis.

    e) (  ) Antes se negam, se excluem, se repulsam mutualmente.

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  • Questão 2

    Qual é a ideia que o tópico frasal transmite?

    a) (  ) uma definição de política e politicalha.

    b) (  ) uma declaração quanto à diferença entre política e politicalha e, por isso, não se confundem.

    c) (  ) uma retomada do processo histórico que levou à prática da politicalha no contexto político.

    d) (  ) uma enumeração dos malefícios da politicalha.

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  • Questão 3

    (IFCE – 2014 - Administrador) O texto apresenta como ideia central:

    COMO PROCESSAR QUEM NÃO NOS REPRESENTA?

    Não somos vândalos. E deveríamos ganhar flores. Cidadãos que respeitam as regras são diariamente maltratados por serviços públicos ineficientes. Como processar o prefeito e o governador se nossos impostos não se traduzem no respeito ao cidadão? Como processar um Congresso que se comporta de maneira vil, ao manter como deputado, em voto secreto, o presidiário Natan Donadon, condenado a 13 anos por roubo de dinheiro público?

    Se posso ser multada (e devo ser) caso jogue no chão um papel de bala, por que não posso multar o prefeito quando a cidade não funciona? E por que não posso multar o governador, se o serviço público me provoca sentimentos de fúria e impotência? Como punir o vandalismo moral do Estado? Ah, pelo voto. Não, não é suficiente. Deveríamos dispor de instrumentos legais para processar quem abusa do poder contra os eleitores – e esse abuso transcende partidos e ideologias. […] (Texto retiradodo artigo de Ruth Aquino. Revista Época, 02/09/2103.)

    a) (  ) Inúmeros questionamentos e dúvidas que demonstram a falta de informação da autora sobre o modo de punir o serviço público de má qualidade.

    b) (  ) Questionamentos retóricos que refletem a indignação da autora diante dos desmandos de políticos e de instituições públicas contra os cidadãos que não têm como punir os que deviam representá-los.

    c) (  ) A ideia de que o cidadão que não é vândalo tem que ser bem tratado pelos políticos e pelos servidores públicos.

    d) (  ) A discussão de que é pelo voto que podemos punir os políticos e seus partidos pelo desrespeito imposto aos cidadãos.

    e) (  ) A ideia de que abusos contra os cidadãos que não são eleitores ocorrem todos os dias e devem ser punidos.

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  • Questão 4

    Sobre a organização de parágrafo em um texto, é INCORRETO:

    a) (  ) Cada parágrafo deve apresentar uma ideia central, sendo que a ideia principal do texto é colocada no parágrafo introdutório.

    b) (  ) Os parágrafos devem ter obrigatoriamente até cinco linhas.

    c) (  ) Os parágrafos podem possuir uma introdução, desenvolvimento e conclusão. Se possuírem, são chamados de parágrafo-padrão.

    d) (  ) A mudança de parágrafo deve ocorrer quando não há mais desenvolvimento da ideia-núcleo, ou seja, quando houver um novo aspecto do texto a ser desenvolvido.

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Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra C, pois resume a ideia que será desenvolvida ao longo do parágrafo.

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  • Resposta Questão 2

    Letra B, pois o autor já declara afirmativamente que política e politicalha não podem ser confundidas e, por isso, são diferentes.

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  • Resposta Questão 3

    Letra B

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  • Resposta Questão 4

    Letra B – não há um limite de linhas obrigatório.

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