Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Química
  3. Exercícios sobre vetor momento dipolar resultante

Exercícios sobre vetor momento dipolar resultante

Estes exercícios sobre vetor momento dipolar resultante abordam diversas situações em que esse critério pode ser utilizado para classificar uma molécula em polar ou apolar.

Questão 1

Vetor momento dipolar resultante é a medida quantitativa da polaridade de uma ligação. Para moléculas polares, ele apresenta valor diferente de zero; nas moléculas apolares, ele apresenta valor igual a 0. Veja as substâncias covalentes a seguir:

I. CH3Cl

II. SO2

III. HI

IV. H2

Quais apresentam a resultante do momento dipolar diferente de zero?

a) Apenas I e II.

b) Apenas II e III.

c) Apenas I, II e III.

d) Apenas I, II e IV.

e) Todas.

ver resposta


Questão 2

Um aspecto muito utilizado para determinar a polaridade de uma molécula é o vetor momento dipolar resultante, o qual está relacionado com a somatória de todos os vetores presentes na estrutura. Esse vetor indica a diferença de eletronegatividade entre os átomos. Baseando-se nesse fato, em qual das moléculas a seguir o vetor momento dipolar resultante é diferente de zero?

a) Cl2

b) SiH4

c) SO3

d) NH3

ver resposta


Questão 3

(UFF) Com base nas estruturas dos compostos e nos valores de eletronegatividade apresentados na Tabela Periódica, assinale a opção que apresenta o composto cujo momento dipolar é zero.

a) H2O

b) C2H5OH

c) BeH2

d) C2H5Cl

ver resposta


Questão 4

(UFRS) O momento dipolar é a medida quantitativa da polaridade de uma ligação. Em moléculas apolares, a resultante dos momentos dipolares referentes a todas as ligações apresenta valor igual a zero. Entre as substâncias covalentes a seguir, quais apresentam a resultante do momento dipolar igual a zero?

I – CH4

II – CS2

III – HBr

IV – N2

a) Apenas I e II

b) Apenas II e III

c) Apenas I, II e III

d) Apenas I, II e IV

e) I, II, III e IV

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Letra c).

I. O vetor momento dipolar é diferente de zero porque há um vetor na vertical para baixo, que anula um vetor na vertical para cima. Além disso, existem dois vetores na horizontal, que se somam, um do hidrogênio para o carbono e outro do carbono para o bromo.

II. O vetor momento dipolar é diferente de zero porque, na molécula, há dois vetores do enxofre para o oxigênio, que é o mais eletronegativo. Como esses vetores estão na diagonal, devemos aplicar a regra do paralelogramo, na qual os dois vetores são decompostos, formando um único vetor.

III. O vetor momento dipolar é diferente de zero porque essa é uma molécula diatômica com átomos diferentes, ou seja, com eletronegatividades diferentes. Assim, temos um único vetor (do hidrogênio para o iodo, por ser este o mais eletronegativo).

IV. O vetor momento dipolar é igual a zero porque essa é uma molécula diatômica que apresenta átomos iguais, ou seja, com mesma eletronegatividade. Logo, não temos a presença de um vetor.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Letra d).

a) O vetor momento dipolar é igual a zero porque essa é uma molécula diatômica que apresenta átomos iguais, ou seja, com mesma eletronegatividade. Logo, não temos a presença de um vetor.

b) O vetor momento dipolar é igual a zero porque há um vetor na vertical para baixo, que anula um vetor na vertical para cima. Além disso, existem dois vetores na horizontal, que também se anulam, pois estão na direção do silício para o hidrogênio.

c) O vetor momento dipolar é igual a zero porque, na molécula, existem três vetores, do enxofre para os oxigênios, elemento mais eletronegativo. Dois desses vetores estão na diagonal, por isso, devemos aplicar a regra do paralelogramo, na qual os dois vetores são decompostos, formando um único vetor, para baixo, o qual é anulado pelo vetor na vertical para cima.

d) O vetor momento dipolar é diferente de zero porque, na molécula, existem três vetores, dos hidrogênios para o nitrogênio, que é o elemento mais eletronegativo. Dois desses vetores estão na diagonal, por isso, devemos aplicar a regra do paralelogramo, na qual os dois vetores são decompostos, formando um único vetor (azul), para cima, o qual é somado ao vetor (vermelho) na vertical para cima.

 

voltar a questão


Resposta Questão 3

Letra c). A resposta é a alternativa c porque:

a) O vetor momento dipolar é diferente de zero porque, na molécula da água, temos dois vetores, do hidrogênio para o oxigênio, que é o mais eletronegativo. Como esses vetores estão na diagonal, devemos aplicar a regra do paralelogramo, na qual os dois vetores são decompostos, formando um único vetor.

b) O vetor momento dipolar é diferente de zero porque temos dois vetores na vertical para baixo, que anulam dois vetores na vertical para cima. Além disso, existem três vetores na horizontal: dois no mesmo sentido, um do hidrogênio para o carbono e outro do carbono para o oxigênio, e outro vetor do hidrogênio para o oxigênio em sentido contrário.

c) O vetor momento dipolar é igual a zero porque há dois vetores do berílio para os hidrogênios. Como os vetores estão em sentidos opostos, eles se anulam.

d) O vetor momento dipolar é diferente de zero porque há dois vetores na vertical para baixo, que anulam dois vetores na vertical para cima. Além disso, existem dois vetores na horizontal, que se somam, um do hidrogênio para o carbono e outro do carbono para o cloro.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Letra d). A resposta é a alternativa porque:

I. O vetor momento dipolar é igual a zero porque há um vetor na vertical para baixo, que anula um vetor na vertical para cima. Além disso, existem dois vetores na horizontal, que também se anulam, pois estão na direção do hidrogênio para o carbono.

II. O vetor momento dipolar é igual a zero porque há dois vetores do carbono para os átomos de enxofre. Como os vetores estão em sentidos opostos, eles se anulam.

III- O vetor momento dipolar é diferente de zero porque essa é uma molécula diatômica que apresenta átomos diferentes, ou seja, com eletronegatividades diferentes. Assim sendo, há um único vetor (do hidrogênio para o bromo, por ser este mais eletronegativo).

IV- O vetor momento dipolar é igual a zero porque essa é uma molécula diatômica que apresenta átomos iguais, ou seja, com mesma eletronegatividade. Assim, não temos a presença de um vetor.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas