Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Química
  3. Exercícios sobre reações de neutralização total

Exercícios sobre reações de neutralização total

Estes exercícios sobre reações de neutralização total abordam a montagem das equações, as fórmulas dos sais e a quantidade de água formada.

Questão 1

(Mackenzie) Na reação entre ácido hipofosforoso e hidróxido de potássio, formam-se:

a) K3PO2 ou K2HPO2 ou KH2PO2, dependendo da proporção entre os reagentes;

b) K2HPO2 ou KH2PO2, dependendo da proporção entre os reagentes;

c) KH2PO2, independentemente da proporção entre os reagentes, mas nunca se formará K2HPO2 nem K3PO2;

d) K3PO4 ou K3PO3 ou K3PO2, dependendo da proporção entre os reagentes;

e) nada se pode afirmar.

ver resposta


Questão 2

Quando realizamos a neutralização total entre o hidróxido de titânio II [Ti(OH)2] e o ácido fosfórico (H3PO4), qual é o número de mols de água originado?

a) 1 mols

b) 2 mols

c) 3 mols

d) 5 mols

e) 6 mols

ver resposta


Questão 3

(Mackenzie) Para combater a azia, podem ser usados medicamentos à base de hidróxido de magnésio — Mg(OH)2. O alívio do sintoma resulta da neutralização do ácido clorídrico (HCl) do estômago pelo hidróxido de magnésio. A reação, corretamente equacionada e balanceada, que ocorre entre as substâncias citadas é:

a) Mg(OH)2 + HClO2 → MgClO2 + H2O

b) Mg(OH)2 + HCl → MgCl2 + 3 H2O

c) Mg(OH)2 + 2 HClO3 → Mg(ClO3)2 + 2 H2O

d) Mg(OH)2 + 2 HCl → MgCl2 + 2 H2O

e) Mg(OH)2 + HCl → MgCl + 2 H2O

ver resposta


Questão 4

Sabendo que uma reação de neutralização total é aquela em que todas as hidroxilas de uma base interagem com os hidrogênios ionizáveis de um ácido para formar moléculas de água, qual será a fórmula do sal formado em uma reação de neutralização total entre o hidróxido de antimônio V [Sb(OH)5] e o ácido pirofosfórico (H4P2O7)?

a) Sb4(P2O7)2

b) Sb5(P2O7)4

c) Sb4(P2O7)5

d) Sb3(P2O7)5

e) Sb4(P2O7)3

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Letra c). O ácido hipofosforoso apresenta fórmula H3PO2, e o hidróxido de potássio, KOH. A base possui apenas uma hidroxila (OH), e o ácido, um único hidrogênio ionizável (hidrogênio ligado a oxigênio), como podemos observar na fórmula estrutural do ácido abaixo:

Nessas condições, haverá a formação de uma molécula de água e um sal com dois átomos de hidrogênio em sua estrutura. A equação a seguir demonstra a neutralização total:

H3PO2 + 1 KOH → KH2PO3 + H2O

voltar a questão


Resposta Questão 2

Letra e). A base apresenta duas hidroxilas, e o ácido apresenta três hidrogênios ionizáveis. Como se trata de uma neutralização total, devemos igualar a quantidade de hidroxilas e hidrogênios ionizáveis. Para isso, basta utilizar a quantidade de hidroxilas como coeficiente do ácido e a quantidade de hidrogênios ionizáveis como coeficiente da base:

2 H3PO4 + 3 Ti(OH)2

Como temos agora seis hidrogênios ionizáveis e seis hidroxilas, haverá seis mols de água.

2 H3PO4 + 3 Ti(OH)2 → Ti3(PO4)2 + 6 H2O

voltar a questão


Resposta Questão 3

Letra d).

A base [Mg(OH)2] possui duas hidroxilas (OH), e o ácido (HCl) possui um hidrogênio ionizável. Para haver uma neutralização total (balanceada), é necessário utilizar o coeficiente 2 no ácido para igualar a quantidade de hidrogênios ionizáveis, o que resultará em 2 mols de água. O sal formado nessa neutralização total possui o cátion proveniente da base (Ca+2) e o ânion proveniente do ácido (Cl-1), o que resulta na fórmula MgCl2.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Letra c). O ácido possui ânion P2O7-4, que apresenta carga -4; a base apresenta cátion Sb+5, que apresenta carga +5. Para formar o sal, basta unir o cátion da base com o ânion do ácido, cruzando suas cargas. Assim, o 4 da carga do ânion irá para o cátion e o cinco da carga do cátion irá para o ânion.

Sb4(P2O7)5

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas