Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Química
  3. Exercícios sobre reações com óxidos

Exercícios sobre reações com óxidos

Com esta lista de exercícios sobre reações com óxidos, você pode testar seus conhecimentos acerca das propriedades dessas substâncias em contato com diversas outras.

Questão 1

As equações incompletas mostram algumas das propriedades dos óxidos:

I. BaO(s) + H2S(aq)

II. CuO(s) + HBr(aq)

III. CO2(g) + K2O(s)

IV. N2O5(g) + NaOH(aq)

Considerando as reações completas, os produtos principais das equações são, respectivamente:

a) BaS(aq), CuBr3(aq), K2C2O7(aq) e NaN2O5(aq).

b) BaS(aq), CuBr(aq), K2CO3(aq) e NaN2O5(aq).

c) BaS(aq), CuBr2(aq), K2CO4(aq) e NaNO2(aq).

d) BaS(aq), CuBr2(aq), K2CO3(aq) e NaNO3(aq).

ver resposta


Questão 2

Considere os seguintes óxidos (I, II, III, IV e V):

I- SrO

II- N2O5

III- Li2O

IV- SO3

V- CO2

Assinale a opção que apresenta os óxidos que, quando dissolvidos em água pura, tornam o meio ácido.

a) Apenas I e IV

b) Apenas II e III

c) Apenas III e V

d) Apenas I, III e V

e) Apenas II, IV e V

ver resposta


Questão 3

(PUC-SP) Três ensaios experimentais foram realizados e suas observações estão descritas a seguir.

I. Ao borbulhar ar expirado, com auxílio de um canudinho, em uma solução aquosa contendo azul de bromotimol, a coloração verde da solução passa para amarela, indicando que a solução neutra acidificou-se.

II. Ao borbulhar ar expirado, com auxílio de um canudinho, em uma solução aquosa de hidróxido de bário (água de barita), verifica-se a formação de um precipitado branco.

III. A adição do sólido óxido de cálcio (cal virgem) em uma solução aquosa de ácido clorídrico resulta em uma solução neutra.

A alternativa que apresenta apenas equações corretas que descrevem os processos I, II e III é:

a) I. CO2(g) + H2O(l) → H+(aq) + HCO3-(aq)
II. CO2(g) + Ba(OH)2(aq) → BaCO3(s) + H2O(l)
III. CaO(s) + 2 HCl(aq) → CaCl2(aq) + H2O(l)

b) I. CO2(g) + H2O(l) → CO2+(aq) + 2 OH(aq)
II. CO2(g) + 2 Ba(OH)(aq) → Ba2CO3(s) + H2O(l)
III. Ca(OH)2(s) + 2 HCl(aq) → CaCl2(aq) + 2 H2O(l)

c) I. CO2(g) + H2O(l) → H+(aq) + HCO3-(aq)
II. CO2(g) + Ba(OH)2(aq) → BaCO3(s) + H2O(l)
III. CaO(s) + HCl(aq) → CaCl(aq) + H2O(l)

d) I. O2(g) + H2O(l) → H+(aq) + HO3-(aq)
II CO2(g) + Ba(OH)2(aq) → H2CO3(aq) + BaO(s)
III. Ca(OH)2(s) + 2 HCl(aq) → CaCl2(aq) + 2 H2O(l)

e) I. CO2(g) + H2O(l) → H+(aq) + HCO3(aq)
II CO2(g) + 2 Ba(OH)2(aq) → Ba2CO3(s) + H2O(l)
III. CaO(s) + HCl(aq) → CaCl2(aq) + H2O(l)

ver resposta


Questão 4

(ENEM) Os oceanos absorvem aproximadamente um terço das emissões de CO2 procedentes de atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis e as queimadas. O CO2 combina-se com as águas dos oceanos, provocando uma alteração importante em suas propriedades. Pesquisas com vários organismos marinhos revelam que essa alteração nos oceanos afeta uma série de processos biológicos necessários para o desenvolvimento e a sobrevivência de várias espécies da vida marinha. A alteração a que se refere o texto diz respeito ao aumento de:

a) acidez das águas dos oceanos.

b) estoque de pescado nos oceanos.

c) temperatura média dos oceanos.

d) nível das águas dos oceanos.

e) salinização das águas dos oceanos.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Letra d). A resposta é a alternativa d porque:

I. É uma reação entre um óxido básico (por ter um metal da família IIA) e um ácido. Logo, o produto final será o sal com o metal do óxido (Ba+2) e o ânion do ácido (S-2), isto é, o sulfeto de bário (BaS).

II. É uma reação entre um óxido básico (por ter um metal da família IB) e um ácido. Logo, o produto final será o sal com o metal do óxido (Cu+2) e o ânion do ácido (Br-), isto é, o brometo de cobre II (CuBr2).

Obs.: A carga do cobre em CuO é +2 porque não existe nenhum índice numérico na fórmula, o que indica que os componentes apresentam cargas de mesmo número. Logo, como óxido (O) é sempre -2, o cobre deve ser +2.

III. É uma reação entre um óxido ácido (por apresentar ametal) e um óxido básico (por ter um metal da família IA). Logo, o produto final será o sal carbonato de potássio (K2CO3), resultante da junção entre os dois óxidos.

IV. É uma reação entre um óxido ácido (por ter um ametal acompanhando o oxigênio) e uma base (metal acompanhando o grupo OH). Logo, o produto final será dois sais e água, pelo fato de o óxido ácido fornecido ser um dos poucos anidridos ácidos existentes.

Obs.: O pentóxido de dinitrogênio é um anidrido ácido, ou seja, um óxido capaz de formar dois ácidos diferentes (HNO3 e HNO2), quando reage com água, ou dois sais diferentes (YNO3 e YNO2), quando reage com uma base (YOH).

voltar a questão


Resposta Questão 2

Letra e). Para que um óxido torne o meio ácido quando adicionado à água, ele deve ser classificado como óxido ácido, característica que não pertence a nenhum óxido com metal em sua composição (com exceção do óxido de crômio VI, CrO3). Como os elementos estrôncio e lítio, presentes nos óxidos dos itens I e II, são metais, logo, eles não são ácidos.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Letra a). A resposta é a letra a porque:

I- No ar expirado, existe o dióxido de carbono (CO2), que é um óxido ácido (por apresentar ametal acompanhando o oxigênio). Logo, quando esse óxido encontra-se com a água, reage e forma um ácido inorgânico, segundo a equação abaixo:

CO2(g) + H2O(l) → H2CO3(aq)

II- No ar expirado, existe o dióxido de carbono (CO2), o qual é um óxido ácido (por apresentar ametal acompanhando o oxigênio). Quando misturado a uma base, o hidróxido de bário, Ba(OH)2, ocorre uma neutralização que forma um sal (BaCO3) por meio do metal da base (Ba+2) e do ânion resultante do óxido ácido em água (CO3-2) e água, como na equação abaixo:

CO2(g) + Ba(OH)2(aq) → BaCO3(s) + H2O(l)

III- Como o óxido de cálcio é um óxido básico (por apresentar metal alcalino), quando misturado a um ácido inorgânico (no caso, o ácido clorídrico, HCl), ocorre uma reação de neutralização que forma um sal (CaCl2) por meio do metal do óxido (Ca+2) e dos ânions do ácido (Cl-) e água, como na equação abaixo:

CaO(s) + HCl(aq) → CaCl2(aq) + H2O(l)

voltar a questão


Resposta Questão 4

Letra a). O CO2 aumenta o nível de acidez dos oceanos por ser um óxido ácido (já que existe a presença do ametal carbono acompanhado do oxigênio). Quando um óxido ácido é colocado em presença de água, forma-se um óxido ácido, como na equação representada a seguir:

CO2 + H2O → H2CO3

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas