Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Química
  3. Exercícios sobre óxidos básicos

Exercícios sobre óxidos básicos

Estes exercícios sobre óxidos básicos abordam as características estruturais desses óxidos e o seu comportamento químico em reações inorgânicas.

Questão 1

A partir da análise das fórmulas dos seguintes óxidos,

I. CO2

II. CaO

III. Na2O

IV. SO2

V. SrO

Marque a alternativa que indica corretamente a quantidade de óxidos básicos acima:

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.

ver resposta


Questão 2

(CESGRANRIO)

As indústrias de produção de vidro utilizam a areia como principal fonte de sílica (SiO2) para conferir o estado vítreo. Utilizam, ainda, com a finalidade de reduzir a temperatura de fusão da sílica, os fundentes Na2O, K2O e Li2O. A escolha dos óxidos de sódio, potássio e lítio para reagir com a sílica e dar origem a um produto vítreo de menor ponto de fusão deve-se ao fato de esses óxidos manifestarem caráter:

a) básico

b) neutro

c) ácido

d) misto

e) anfótero

ver resposta


Questão 3

(UERJ) Alguns solos apresentam um certo grau de acidez, o que os torna pouco adequados para o plantio. Para reduzir essa acidez, qual das substâncias abaixo poderia ser misturada a esse solo?

a) CaO

b) CrO3

c) CO2

d) SO2

e) nda.

ver resposta


Questão 4

O exemplo a seguir demonstra que, quando um óxido básico reage com água, há a formação de uma base inorgânica:

M2O + H2O → 2 MOH,

O M, nesse exemplo, é um metal alcalino. Assim, se reagirmos o óxido de potássio com a água, teremos a formação de 2 mols de qual base inorgânica?

a) K2OH;

b) KOH;

c) K2O;

d) K2O2;

e) K(OH)2.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Letra c). Para ser um óxido básico, o oxigênio deve estar acompanhado de um metal cujo NOX é +1, +2 +3, o que ocorre nos óxidos dos itens II (Ca, da família IIA, e, por isso, NOX +2), III (Na, da família IA, e, por isso, NOX +1) e V (Sr, da família IIA, e, por isso, NOX +2). Nos óxidos dos itens I e IV, temos a presença dos elementos carbono (C) e enxofre (S), que são ametais.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Letra a). Os três óxidos presentes no texto apresentam metais da família IA e, por isso, possuem NOX +1. Para ser um óxido básico, o oxigênio deve estar ligado a metais com NOX +1, +2 ou +3.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Letra a). Como o solo é ácido e deseja-se reduzir a sua acidez, é necessário que seja adicionada a ele uma substância com característica básica para que ocorra a chamada neutralização (ácido reage com base e forma sal e água), tendo como consequência a diminuição da acidez em razão da transformação do ácido em sal. Entre as opções dadas, temos apenas óxidos. Assim, para haver a neutralização do ácido no solo, é necessária a utilização de um óxido básico, já que a reação química entre um óxido básico e um ácido forma sal e água. Das substâncias fornecidas, a única que apresenta característica básica é o CaO, pois apresenta metal com NOX +2, o que caracteriza um óxido básico (família IIA).

voltar a questão


Resposta Questão 4

Letra b). A principal característica de uma base inorgânica é a presença do grupo hidroxila (OH). Por isso, as alternativas “c” e “d” são excluídas automaticamente. Como o exercício está trabalhando com metais alcalinos e eles são da família IA, logo apresentam NOX +1. Como a hidroxila apresenta NOX -1 e o metal alcalino apresenta NOX +1, logo a base formada só poderá apresentar um átomo do metal e um grupo hidroxila (1:1).

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas
  • Classificação de Orações

    Aproveite a oportunidade para classificar as orações subordinadas adverbiais. Acesse!
  • Concordância Verbal

    Dúvidas em como fazer a concondância verbal em orações com sujeito simples? Treine agora!
  • Catacrese

    Coloque em dia os seus estudos sobre essa figura de linguagem bastante utilizada.