Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Química
  3. Exercícios sobre a nomenclatura de sais orgânicos

Exercícios sobre a nomenclatura de sais orgânicos

Estes exercícios sobre a nomenclatura de sais orgânicos vão testar as suas habilidades sobre a forma correta de nomear esses compostos!

Questão 1

Dada a cadeia a seguir:

O nome do composto fornecido é:

a) Hex-2-enoato de potássio

b) Propenoato de potássio

c) But-2-enoato de potássio

d) Butanoato de potássio

e) Pent-2-enoato de potássio

ver resposta


Questão 2

A estrutura do sal de ácido carboxílico a seguir apresenta qual nomenclatura oficial?

a) Propanoato de crômio III

b) Butanoato de crômio III

c) Pentanoato de crômio III

d) Hexanoato de crômio III

e) Butanoato de crômio

ver resposta


Questão 3

(UNIUBE) Na indústria alimentícia, é comum designarem-se os aditivos de alimentos por meio de códigos, formados geralmente por letras e algarismos romanos. Quando aparece no rótulo de um produto alimentício a indicação “contém conservante P.I.”, isso significa que há benzoato de sódio, um sal orgânico. Os reagentes que representam corretamente a reação de obtenção desse sal são:

a)

b)

c)

d)

e)

ver resposta


Questão 4

(UFPR) O ácido acetilsalicílico é um composto orgânico sintético bastante utilizado como analgésico, antipirético e anti-inflamatório. Industrialmente, esse composto é obtido de acordo com o seguinte esquema de reações:

Com base nas estruturas químicas apresentadas no esquema acima, é correto afirmar:

a) O 2-hidroxibenzoato de sódio apresenta a função sal de ácido carboxílico.

b) O hidroxibenzeno é um sal de ácido carboxílico.

c) O fenóxido de sódio é um sal de ácido carboxílico.

d) O ácido salicílico é um sal de ácido carboxílico.

e) nda.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Letra e). A cadeia apresenta um total de cinco átomos de carbono (prefixo pent) e uma ligação dupla (infixo en). É também necessário numerar a cadeia, e essa numeração sempre parte do carbono que apresenta as ligações com oxigênios (por essa razão, considera-se a dupla do carbono 2 da cadeia). Após a escrita do infixo, utilizam-se os termos oato e a preposição “de”, bem como o nome do elemento que acompanha o oxigênio, que é o potássio.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Letra b). A cadeia apresenta um total de quatro átomos de carbono (prefixo but) e apenas ligações simples (infixo an). Após a escrita do infixo, utiliza,-se os termos oato e a preposição “de”, bem como o nome do elemento que acompanha o oxigênio, que é o Crômio. Como o crômio não pertence às famílias IA, IIA e IIIA e também não é a prata e nem o zinco, temos que indicar, após o nome dele, o algarismo romano que indica o nox (presente no lado de fora do colchete da fórmula).

voltar a questão


Resposta Questão 3

Letra c). Para formar o nome de um sal de ácido carboxílico, é necessário utilizar um prefixo (quantidade de carbonos) e um infixo (tipo de ligações) de um ácido carboxílico seguidos do nome do metal de uma base inorgânica (MeOH). Como o nome fornecido no texto foi Benzoato de sódio, o termo benzoato veio de um ácido carboxílico que apresenta o benzeno junto à carboxila (carbono realiza ligação dupla com o oxigênio e uma ligação simples com a hidroxila) e o termo sódio veio de uma base que apresenta o elemento Na (sódio).

voltar a questão


Resposta Questão 4

Letra a). A letra “b” está errada porque o nome hidroxibenzeno é nome de fenol. A letra “c” está errada porque o fenóxido de sódio não apresenta o grupo carboxila com um metal para ser considerado um sal de ácido carboxílico. A letra “d” está errada porque o ácido salicílico é uma substância que apresenta os grupos ácido carboxílico e fenol.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • Classificação de orações

    Aproveite a oportunidade para classificar as orações subordinadas adverbiais. Acesse!
  • Concordância Verbal

    Dúvidas em como fazer a concondância verbal em orações com sujeito simples? Treine agora!
  • Catacrese

    Coloque em dia os seus estudos sobre essa figura de linguagem bastante utilizada.