Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Química
  3. Exercícios sobre força intermolecular dipolo induzido

Exercícios sobre força intermolecular dipolo induzido

Estes exercícios sobre força intermolecular dipolo induzido abordam os critérios envolvidos na caracterização das moléculas com esse tipo de força.

Questão 1

(ITA-SP) Em qual dos pares de substâncias puras abaixo, ambas no estado sólido, são encontradas em cada um delas, simultaneamente, ligações covalentes e ligações de Van der Waals?

a) Iodo e dióxido de carbono.

b) Dióxido de silício e naftaleno.

c) Iodo e óxido de magnésio.

d) Magnésio e dióxido de carbono.

e) Cloreto de amônio e sulfato de chumbo.

ver resposta


Questão 2

(UFAC) Dentre os gases dissolvidos na água, o oxigênio é um dos mais importantes indicadores da qualidade de água. O oxigênio é fundamental à sobrevivência dos organismos aquáticos. Além dos peixes, as bactérias aeróbicas consomem o oxigênio dissolvido para oxidar matéria orgânica (biodegradável). A disponibilidade do oxigênio, em meio aquático, é baixa em virtude da sua limitada solubilidade em água devido às fracas interações intermoleculares entre as moléculas do gás (apolares) e as moléculas de água (polares). O lançamento de esgotos domésticos e efluentes industriais, ricos em matéria orgânica, nos corpos d’água, ocasiona uma maior taxa de respiração de micro-organismos, causando uma substancial redução do oxigênio dissolvido. As interações intermoleculares, existentes entre a água e o gás oxigênio nela dissolvido, são do tipo:

a) ligações de hidrogênio.

b) dipolo induzido.

c) covalentes.

d) dipolo dipolo.

e) iônica.

ver resposta


Questão 3

Uma lagartixa consegue andar sobre uma superfície lisa como o vidro ou o teto de uma casa sem cair porque entre suas patas e a superfície ocorrem interações intermoleculares do tipo:

a) dipolo dipolo.

b) ligações de hidrogênio.

c) forças de London.

d) iônica.

e) covalente.

ver resposta


Questão 4

Dadas as fórmulas das substâncias abaixo e os números atômicos dos elementos químicos que as compõem, marque a alternativa que apresenta a única ou o par de moléculas que apresenta forças intermoleculares do tipo dipolo induzido ou forças de Van der Waals.

O3, CO2 e H3CCl

Dados: números atômicos dos elementos: C = 6, O = 8 e Cl = 17

a) CO2.

b) O3.

c) H3CCl.

d) O3 e CO2.

e) O3 e H3CCl.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Letra b). O dióxido de silício (SiO2) apresenta ligações covalente porque é formado exclusivamente por elementos ametais. O naftaleno (C10H8), por ser um hidrocarboneto, é um composto apolar e, por isso, suas moléculas interagem por ligações de Van der Waals.

Letra a): Está incorreta porque traz apenas o nome do elemento iodo, ou seja, como aparece de forma isolada, não há como ele estabelecer uma ligação covalente.

Letra c): Está incorreta porque o óxido de magnésio é um composto iônico, logo, apresenta ligações dipolo permanente.

Letra d): Está incorreta porque o magnésio, por ser um metal, apresenta entre seus átomos ligações metálicas.

Letra e): Está incorreta porque o sulfato de chumbo é um composto iônico, logo, apresenta ligações dipolo permanente.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Letra b). A molécula de água (H2O) é polar (por apresentar vetor momento dipolar diferente de zero, já que apresenta quatro nuvens eletrônicas e dois ligantes iguais), e a molécula do gás oxigênio (O2) é apolar (apresenta átomos de mesma eletronegatividade ligados entre si). A força intermolecular que une moléculas com essa característica é dipolo induzido.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Letra c). A lagartixa apresenta nas pontas de suas patas cerdas cujas moléculas são apolares e que interagem com os componentes apolares do vidro e da parede.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Letra a). A força intermolecular dipolo induzido é característica de substâncias de caráter apolar, como o CO2.

O3 (Ozônio): é polar porque possui três nuvens eletrônicas (ligação dupla, ligação dativa e um par de elétrons não ligantes) no átomo central (oxigênio) e apenas dois ligantes iguais ligados a ele.

CO2 (dióxido de carbono): é apolar porque a molécula apresenta duas nuvens (duas ligações duplas) no átomo central (carbono) e dois ligantes (átomos de oxigênio) iguais ligados a ele, como podemos observar nas fórmulas eletrônica e estrutural abaixo:

H3CCl (Clorometano): é polar porque possui quatro nuvens (ligações simples) no átomo central e apenas três ligantes iguais (átomos de hidrogênio) ligados a ele.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas
  • Classificação de Orações

    Aproveite a oportunidade para classificar as orações subordinadas adverbiais. Acesse!
  • Concordância Verbal

    Dúvidas em como fazer a concondância verbal em orações com sujeito simples? Treine agora!
  • Catacrese

    Coloque em dia os seus estudos sobre essa figura de linguagem bastante utilizada.