Você está aqui Exercícios Exercícios de Química Exercícios sobre eletronegatividade

Exercícios sobre eletronegatividade

Estes exercícios sobre eletronegatividade abordam as características dessa importante propriedade periódica dos elementos químicos.

Questão 1

Dadas as distribuições eletrônicas a seguir:

I-1s2 2s2 2p3

II- 1s2 2s2 2p6 3s2

III- 1s2 2s2 2p63s2 3p5

IV- 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2

V- 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d9

Qual dos átomos apresenta a maior eletronegatividade?

a) I

b) II

c) III

d) IV

e) V

ver resposta


Questão 2

Os elementos químicos A, B, C, D e E apresentam os números atômicos 26, 11, 9, 3 e 7, respectivamente. Qual alternativa apresenta a sequência decrescente de eletronegatividade?

a) 7, 11, 3, 26, 9

b) 7, 26, 11, 3, 9

c) 9, 3, 11, 26, 7

d) 9, 7, 26, 3, 11

e) 7, 9, 11, 26, 3

ver resposta


Questão 3

O elemento químico mais eletronegativo do 3o período da tabela periódica é o :

a) Na

b) Ar

c) Cl

d) B

e) Tl

ver resposta


Questão 4

(INTEGRADO-RJ) O mercúrio e o chumbo são ameaça constante para o homem. A inalação de vapores de mercúrio, que atinge os garimpeiros que empregam o mercúrio para extrair ouro, provoca vertigens, tremores e danos aos pulmões e ao sistema nervoso. No caso do chumbo, que sob forma metálica não é venenoso, seus compostos, usados durante muito tempo como pigmentos de tintas, podem ocasionar infertilidade e envenenamento (plumbismo), causa provável da morte de alguns pintores renascentistas. Pela posição desses dois elementos na tabela periódica, podemos afirmar que:

a) o chumbo é mais eletronegativo do que o mercúrio.

b) chumbo e mercúrio pertencem ao mesmo grupo da tabela periódica.

c) chumbo e mercúrio não possuem o mesmo número de camadas ocupadas.

d) chumbo e mercúrio possuem o mesmo raio atômico

e) cloreto de mercúrio II, HgCl2, possui massa molar maior do que cloreto de chumbo II, PbCl2.

ver resposta


Questão 5

(UFOP) Eletronegatividade é uma propriedade periódica importante. Em relação a essa propriedade, assinale a afirmativa CORRETA:

a) O frâncio (Fr) é o mais eletronegativo de todos os elementos.

b) O flúor (F) é o menos eletronegativo de todos os elementos.

c) O sódio (Na) é o mais eletronegativo de todos os elementos.

d) O carbono (C) é mais eletronegativo que o silício (Si).

e) O potássio (K) é mais eletronegativo que o cálcio (Ca).

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Letra a). Os elementos II, IV e V são metais, e os elementos I e III são ametais, logo eles (II, IV e V) apresentam menor eletronegatividade. Para definir quem é mais eletronegativo (I ou III), vamos levar em consideração o fato de o I (dois níveis) apresentar menor raio que o III (três níveis).

voltar a questão


Resposta Questão 2

Letra d). 9 e 7 são ametais, logo, têm as maiores eletronegatividades, sendo o 9 o de maior eletronegatividade por ter maior número atômico e estar no mesmo período que o 7. Isso já seria suficiente para responder à questão, pois essa avaliação anula de imediato as alternativas a, b, c e e. Vale ressaltar que 26, 3 e 11 são metais, logo têm as menores eletronegatividades.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Letra c). Analisando a Tabela Periódica, a ordem dos elementos no terceiro período é: Na, Cl e Ar (Os elementos B e Tl não estão no terceiro período, por isso são desconsiderados). Como a eletronegatividade cresce da esquerda para a direita e os gases nobres não entram na avaliação, o elemento mais eletronegativo é o cloro.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Letra a). Analisando a tabela periódica, percebe-se que chumbo e mercúrio estão no mesmo período da tabela, mas em grupos diferentes, e o chumbo tem maior número atômico, o que caracteriza maior eletronegatividade.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Letra d). A letra “a” está errada porque o Fr é o menos eletronegativo por ter maior raio. A letra “b” está errada porque o F é o mais eletronegativo por ter menor raio (essa justicativa já anula a letra “c”). A letra “e” está errada porque o K tem menor número atômico que o Ca, estando eles no mesmo período, por isso é menos eletronegativo.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas