Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Literatura
  3. Exercícios sobre o Pré-Modernismo

Exercícios sobre o Pré-Modernismo

Estes exercícios sobre o Pré-Modernismo vão testar seus conhecimentos sobre esse período literário que problematizou a realidade social e cultural do início do século XX.

Questão 1

São todas características do Pré-Modernismo, exceto:

a) É considerada literatura pré-modernista tudo o que, nas primeiras décadas do século XX, problematiza a realidade social e cultural do Brasil.

b) A busca por uma linguagem mais simples e coloquial é uma das preocupações dos escritores pré-modernistas, especialmente do escritor Lima Barreto, um de seus principais representantes.

c) O período pré-modernista foi marcado pela convivência entre várias tendências artísticas, ocasionando uma espécie de sincretismo cultural.

d) O Pré-Modernismo sobrepôs-se ao Parnasianismo, escola literária vigente em meados do século XX, gozando de amplo prestígio entre as camadas mais cultas da sociedade.

ver resposta


Questão 2

Na prosa, um dos principais representantes do Pré-Modernismo foi ____________________, cujas principais características são a fina ironia e a preocupação com o quadro político e social de sua época. Na poesia, ____________________ destacou-se pela originalidade e pelo ____________________ de sua única obra publicada em vida, o livro Eu.

a) Machado de Assis/Manuel Bandeira/lirismo.

b) Lima Barreto/Augusto dos Anjos/antilirismo.

c) Augusto dos Anjos/Euclides da Cunha/simbolismo.

d) Monteiro Lobato/Oswald de Andrade/antilirismo.

ver resposta


Questão 3

(UEL)

Assinale a alternativa incorreta sobre o Pré-Modernismo:

a) Não se caracterizou como uma escola literária com princípios estéticos bem delimitados, mas como um período de prefiguração das inovações temáticas e linguísticas do Modernismo.

b) Algumas correntes de vanguarda do início do século XX, como o Futurismo e o Cubismo, exerceram grande influência sobre nossos escritores pré-modernistas, sobretudo na poesia.
c) Tanto Lima Barreto quanto Monteiro Lobato são nomes significativos da literatura pré-modernista produzida nos primeiros anos do século XX, pois problematizam a realidade cultural e social do Brasil.

d) Euclides da Cunha, com a obra "Os Sertões", ultrapassa o relato meramente documental da batalha de Canudos para fixar-se em problemas humanos e revelar a face trágica da nação brasileira.

e) Nos romances de Lima Barreto observa-se, além da crítica social, a crítica ao academicismo e à linguagem empolada e vazia dos parnasianos, traço que revela a postura moderna do escritor.

ver resposta


Questão 4

(PUC-SP) 

"Iria morrer, quem sabe naquela noite mesmo? E que tinha ele feito de sua vida? nada. Levara toda ela atrás da miragem de estudar a pátria, por amá-la e querê-la muito bem, no intuito de contribuir para a sua felicidade e prosperidade. Gastara a sua mocidade nisso, a sua virilidade também; e, agora que estava na velhice, como ela o recompensava, como ela o premiava, como ela o condenava? matando-o. E o que não deixara de ver, de gozar, de fruir, na sua vida? Tudo. Não brincara, não pandegara, não amara – todo esse lado da existência que parece fugir um pouco à sua tristeza necessária, ele não vira, ele não provara, ele não experimentara.

Desde dezoito anos que o tal patriotismo lhe absorvia e por ele fizera a tolice de estudar inutilidades. Que lhe importavam os rios? Eram grandes? Pois se fossem... Em que lhe contribuiria para a felicidade saber o nome dos heróis do Brasil? Em nada... O importante é que ele tivesse sido feliz. Foi? Não. Lembrou-se das suas causas de tupi, do folclore, das suas tentativas agrícolas... Restava disto tudo em sua alma uma sofisticação? Nenhuma! Nenhuma!"

(Lima Barreto)

As obras do autor desse trecho integram o período literário chamado Pré-Modernismo. Tal designação para este período se justifica, porque ele:

a) desenvolve temas do nacionalismo e se liga às vanguardas europeias.

b) engloba toda a produção literária que se fez antes do Modernismo.

c) antecipa temática e formalmente as manifestações modernistas.

d) se preocupa com o estudo das raças e das culturas formadoras do nordestino brasileiro.

e) prepara pela irreverência de sua linguagem as conquistas estilísticas do Modernismo.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “d”. Uma das principais características do período pré-modernista foi a convivência entre diferentes estéticas literárias, ocasionando aquilo que chamamos de sincretismo cultural. Portanto, não houve qualquer tipo de sobreposição a qualquer outra escola literária em vigência naquele período, como o Parnasianismo, mas sim uma convivência entre diferentes estilos.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “b”.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “b”. As vanguardas europeias influenciaram sobremaneira a primeira fase do Modernismo brasileiro, principalmente o Expressionismo, o Cubismo, o Futurismo, o Dadaísmo e o Surrealismo.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “c”. Por seu estilo coloquial, despojado e fluente, avesso aos maneirismos linguísticos e excessos próprios do parnasianismo, Lima Barreto antecipou elementos literários que posteriormente seriam encontrados no Modernismo.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas