Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre Cecília Meireles

Estes exercícios sobre Cecília Meireles abordam as principais características da obra poética de uma das mais importantes escritoras do Brasil.

Questão 1

Sobre Cecília Meireles é INCORRETO afirmar:

a) Embora não tenha pertencido diretamente ao chamado “grupo católico carioca”, formado por Jorge de Lima, Murilo Mendes, Ismael Nery, Tristão de Ataíde, entre outros, Cecília Meireles também apresenta em sua obra traços espiritualistas.

b) A obra de Cecília Meireles caminha em direção à reflexão filosófica e existencial. O espiritualismo e o orientalismo fazem-se presentes na obra da poeta, grande admiradora da cultura oriental.

c) Ao lado da escritora Rachel de Queiroz, Cecília Meireles foi uma das primeiras mulheres a conquistar o reconhecimento do valor de sua obra na literatura brasileira.

d) Filiou-se ao Neossimbolismo e, em seus poemas, é possível notar um lirismo conciliado a uma perspectiva bem-humorada da vida.

e) Suas poesias denotam certa inclinação para a estética simbolista, embora a poeta não estivesse filiada a nenhum movimento literário.

Questão 2

Estão, entre as principais características da linguagem poética de Cecília Meireles:

a) Sua linguagem é marcada pelo experimentalismo e bastante influenciada pela linguagem popular. Buscou a recriação da linguagem a partir do contato com os falares regionais, defendendo os “erros” gramaticais como expressão maior de nossa brasilidade.

b) Sua escrita é direta e simples, quase prosaica, muito embora tenha tido grande conhecimento das formas clássicas de estruturação de poemas, elementos que também podem ser encontrados em sua obra.

c) O cuidado com a seleção vocabular e a inclinação para a musicalidade, para o verso curto e para os paralelismos estão entre as principais características da poesia de Cecília Meireles.

d) Por meio de uma linguagem debochada, irônica e crítica, Cecília Meireles satirizava os meios acadêmicos e também a burguesia, estabelecendo uma profunda ruptura em relação à cultura do passado.

Questão 3

(ENEM – 2012)

Ai, palavras, ai, palavras
que estranha potência a vossa!
Todo o sentido da vida
principia a vossa porta:
o mel do amor cristaliza
seu perfume em vossa rosa;
sois o sonho e sois a audácia,
calúnia, fúria, derrota...
A liberdade das almas,
ai! Com letras se elabora...
E dos venenos humanos
sois a mais fina retorta:
frágil, frágil, como o vidro
e mais que o aço poderosa!
Reis, impérios, povos, tempos,
pelo vosso impulso rodam...

MEIRELES, C. Obra poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1985 (fragmento).

O fragmento destacado foi transcrito do Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles. Centralizada no episódio histórico da Inconfidência Mineira, a obra, no entanto, elabora uma reflexão mais ampla sobre a seguinte relação entre o homem e a linguagem:

a) A força e a resistência humanas superam os danos provocados pelo poder corrosivo das palavras.

b) As relações humanas, em suas múltiplas esferas, têm seu equilíbrio vinculado ao significado das palavras.

c) O significado dos nomes não expressa de forma justa e completa a grandeza da luta do homem pela vida.

d) Renovando o significado das palavras, o tempo permite às gerações perpetuar seus valores e suas crenças.

e) Como produto da criatividade humana, a linguagem tem seu alcance limitado pelas intenções e gestos.

Questão 4

(UFSCAR)

Reinvenção

A vida só é possível
reinventada.

Anda o sol pelas campinas
e passeia a mão dourada
pelas águas, pelas folhas ...
Ah! tudo bolhas
que vêm de fundas piscinas
de ilusionismo ... - mais nada.

Mas a vida, a vida , a vida
a vida só é possível
reinventada. […]

Cecília Meireles

Podemos dizer que, nesse trecho de um poema de Cecília Meireles, encontramos traços de seu estilo

a) sempre marcado pelo momento histórico.

b) ligado ao vanguardismo da geração de 22.

c) inspirado em temas genuinamente brasileiros.

d) vinculado à estética simbolista.

e) de caráter épico, com inspiração camoniana.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “d”. Cecília Meireles nunca esteve filiada a um movimento literário, embora seja possível observar características do Neossimbolismo em sua obra.

Resposta Questão 2

Alternativa “c”. É comum encontrar na linguagem de Cecília Meireles elementos que remetem ao Neossimbolismo, como o vento, a água, o mar, o tempo, o espaço, a solidão e a música, características que conferem à sua poesia um caráter fluido e etéreo.

Resposta Questão 3

Alternativa “b”. Analisando o fragmento do Romanceiro da Inconfidência, é possível observar que Cecília Meireles realiza uma reflexão entre o homem e a linguagem ao apontar que as relações humanas, em suas múltiplas condições, têm seu equilíbrio vinculado ao significado das palavras, ideia que pode ser confirmada no verso “Todo o sentido da vida/principia a vossa porta” (leia-se porta das palavras).

Resposta Questão 4

Alternativa “d”. O estilo de Cecília Meireles está associado à estética simbolista, sobretudo porque a poeta faz uso de elementos como a musicalidade e apresenta uma postura que compreende a efemeridade da vida, traços predominantes do Simbolismo.

Assista às nossas videoaulas

Leia o artigo