Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre a Segunda Guerra Mundial na Ásia

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre os conflitos que aconteceram na Ásia durante a Segunda Guerra Mundial.

Questão 1

(ENEM cancelado-2009) O ataque japonês a Pearl Harbor e a consequente guerra entre americanos e japoneses no Pacífico foram resultado de um processo de desgaste das relações entre ambos. Depois de 1934, os japoneses passaram a falar mais desinibidamente da “Esfera de coprosperidade da Grande Ásia Oriental”, considerada como a “Doutrina Monroe Japonesa”.

A expansão japonesa havia começado em 1895, quando venceu a China, impôs-lhe o Tratado de Shimonoseki passando a exercer tutela sobre a Coreia. Definida sua área de projeção, o Japão passou a ter atritos constantes com a China e a Rússia. A área de atrito passou a incluir os Estados Unidos quando os japoneses ocuparam a Manchúria, em 1931, e a seguir, a China, em 1937.

REIS FILHO, D. A. (Org.). O século XX, o tempo das crises. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

Sobre a expansão japonesa, infere-se que:

a) o Japão tinha uma política expansionista na Ásia de natureza bélica diferente da doutrina Monroe.

b) o Japão buscou promover a prosperidade da Coreia, tutelando-a à semelhança do que os EUA faziam.

c) o povo japonês propôs cooperação aos Estados Unidos ao copiar a Doutrina Monroe e intentar o desenvolvimento da Ásia.

d) a China aliou-se à Rússia contra o Japão, sendo que a doutrina Monroe previa a parceria entre os dois.

e) a Manchúria era território norte-americano e foi ocupado pelo Japão, o que originou a guerra entre os dois países.

Questão 2

Após um início avassalador, o Império Japonês conseguiu estender seus domínios territoriais rapidamente sobre a Ásia. Depois de vitórias como as ocorridas na Birmânia, Malásia e Cingapura, o Japão sofreu sua primeira grande derrota em uma batalha naval e aérea de junho de 1942. Essa batalha foi responsável pelo enfraquecimento definitivo da capacidade de guerra do Japão e ficou conhecida como:

a) Batalha de Okinawa

b) Bombardeios incendiários sobre Tóquio

c) Batalha de Iwo Jiwa

d) Batalha do Golfo do Leyte

e) Batalha de Midway

Questão 3

Quase toda a força defensora em terra firme pereceu, juntamente a milhares de nativos de Okinawa, dos quais alguns foram incentivados pelo exército a cometer suicídio. Os japoneses conseguiram, em grande parte, alcançar seus objetivos: as perdas dos Estados Unidos convenceram os líderes do país de que uma invasão ao Japão seria imensamente onerosa. As consequências, entretanto, foram bem diferentes das que Tóquio imaginara.

HASTINGS, Max. O mundo em guerra 1939-1945. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012, p. 667.

O trecho acima faz menção às consequências da Batalha de Okinawa. O alto custo aos americanos em vidas humanas, aliado à recusa japonesa em render-se, teve como consequência:

a) o lançamento das bombas nucleares em Hiroshima e Nagasaki.

b) o ataque sobre as Filipinas.

c) os ataques incendiários sobre Tóquio.

d) a invasão da Manchúria pelas tropas britânicas.

e) destituição do imperador Hirohito.

Questão 4

A ideologia do Japão de não aceitar a influência estrangeira na Ásia e que pregava diretamente um conflito armado contra os Estados Unidos era chamada de:

a) Restauração Meiji.

b) Guerra Boshin.

c) Ofensiva Sul.

d) Pearl Harbor.

e) Shikata ga nai.

Respostas

Resposta Questão 1

Letra A

A partir do século XIX, o Japão assumiu posturas imperialistas e passou a atuar cada vez mais para garantir os seus interesses na Ásia, sobretudo na China. Ao longo daquele século, os japoneses defendiam que sua influência deveria ocorrer em todo o sudoeste asiático. Assim, o Japão passou a voltar-se contra as potências ocidentais que pudessem interpor-se a seus interesses. Esse belicismo levou o Japão a atacar os Estados Unidos em 1941.

Resposta Questão 2

Letra E

A primeira grande derrota japonesa aconteceu na Batalha de Midway, em junho de 1942, próximo às ilhas Midway, no Oceano Pacífico. Nessa batalha, o Japão teve perdas consideráveis, a ponto de a indústria japonesa nunca ter conseguido repor o que foi perdido. Os japoneses perderam quatro porta-aviões nessa batalha: Kaga, Soryu, Akagi e Hiryu.

Resposta Questão 3

Letra A

A consequência direta desses eventos foi o lançamento das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki. Após as batalhas de Iwo Jima e Okinawa, os Estados Unidos concluíram que a invasão territorial da principal ilha japonesa seria extremamente penosa e causaria enormes perdas humanas. A partir disso, os Estados Unidos ultimaram o Japão a render-se e, com a recusa japonesa, optaram por lançar as bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki.

Resposta Questão 4

Letra C

A Ofensiva Sul fazia parte da postura imperialista e militarista desenvolvida no Japão ao longo das décadas de 1920 e 1930. Ela defendia a expansão militar do Japão sobre os vizinhos asiáticos de forma a garantir a defesa dos interesses japoneses. Além disso, essa ideologia não aceitava qualquer tipo de interferência estrangeira na esfera de influência japonesa no sudeste asiático.


Leia o artigo