Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de História
  3. Exercícios sobre salazarismo

Exercícios sobre salazarismo

Coloque os seus conhecimentos à prova a respeito de um assunto relativo à história de Portugal: o salazarismo — a ditadura conservadora que governou o país por quatro décadas.

Questão 1

O salazarismo foi uma ditadura conservadora que governou Portugal de 1933 até 1974, quando uma revolução restaurou a democracia no país. Na mesma década de surgimento do salazarismo, uma outra ditadura conservadora assumiu o poder na Península Ibérica. Estamos falando do:

a) Macartismo.

b) Fascismo.

c) Nazismo.

d) Franquismo.

e) Governo da Unidade Nacional.

ver resposta


Questão 2

O conservadorismo governava Portugal de maneira autoritária desde 1926, e desde 1933 esse governo autoritário era chamado de Estado Novo e conhecido comumente como salazarismo. Essa ditadura conservadora teve fim quando ocorreu a:

a) Primavera dos Povos.

b) Revolução Cultural.

c) Revolução dos Cravos.

d) Revolução Laranja.

e) Revolução de Saur.

ver resposta


Questão 3

(Fuvest) Entre os fatores que permitem associar o contexto histórico de Portugal, na década de 1970, às independências de suas colônias na África, encontram-se:

a) o Salazarismo, que dominou Portugal desde a década de 1930, e a intensificação dos laços coloniais com Cabo Verde e Guiné-Bissau, 40 anos depois.

b) a influência política e militar do Pacto de Varsóvia, no norte do continente, contra o apartheid nas colônias portuguesas.

c) o não cumprimento, por Portugal, da exigência internacional de que libertasse suas colônias africanas e sua exclusão da Comunidade Europeia, no princípio da década de 1970.

d) a Revolução dos Cravos, de 1974, que encerrou o longo período ditatorial português, e a ampliação dos movimentos de libertação nacional, como os de Angola e Moçambique.

e) o imediato cessar-fogo estabelecido pelo regime democrático português, implantado em 1974, e o fim dos conflitos internos nas colônias portuguesas da África.

ver resposta


Questão 4

O lema do salazarismo era “Deus, pátria e família”. Esse lema também era utilizado por um movimento político conservador que teve atuação destacada em nosso país durante a década de 1930. Estamos falando do:

a) Tenentismo.

b) Integralismo.

c) Ludismo.

d) Franquismo.

e) Varguismo.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

LETRA D

O franquismo é o nome que se dá para a ditadura conservadora que assumiu o poder na Espanha, na década de 1930. O franquismo ascendeu ao poder após derrotar os republicanos espanhóis durante a Guerra Civil Espanhola, travada entre 1936 e 1939. O franquismo teve fim quando seu ditador — Francisco Franco — faleceu em 1975.

voltar a questão


Resposta Questão 2

LETRA C

A Revolução dos Cravos aconteceu em 25 de abril de 1974 e foi um movimento cívico-militar que colocou fim na ditadura conservadora que governava Portugal havia mais de 40 anos. A Revolução dos Cravos foi uma resposta da insatisfação que existia em Portugal com o Estado Novo, fosse entre os militares, fosse entre os populares. O Movimento das Forças Armadas tinha como objetivo democratizar, descolonizar e desenvolver Portugal com a restauração da democracia.

voltar a questão


Resposta Questão 3

LETRA D

Na década de 1970, Portugal demonstrava-se irredutível na questão colonialista. Os movimentos de independência pipocavam nas colônias portuguesas na África, mas a ditadura portuguesa não aceitava abrir mão delas. Politicamente falando, o país estava insatisfeito com a ditadura do Estado Novo, e dessa insatisfação nasceu a Revolução dos Cravos. Após essa revolução, Portugal democratizou-se e concedeu a independência às antigas colônias portuguesas.

voltar a questão


Resposta Questão 4

LETRA B

O lema “Deus, pátria e família” era utilizado pela Ação Integralista Brasileira, grupo político de extrema-direita que é entendido pelos historiadores como a manifestação do fascismo em nosso país. O integralismo brasileiro surgiu na década de 1930 e inspirou-se em um movimento homônimo que surgiu na década de 1910 em Portugal.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas