Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de História
  3. Exercícios sobre a Revolução Haitiana

Exercícios sobre a Revolução Haitiana

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos a respeito da Revolução Haitiana, movimento liderado por escravos que resultou na independência do Haiti.

Questão 1

A Revolução Haitiana inspirou-se nos ideais liberais que surgiram com o Iluminismo e na Revolução Francesa. No continente americano e ainda no século XVIII, já havia acontecido outra revolução inspirada por esses ideais liberais. Referimo-nos à:

a) Revolução Americana

b) Inconfidência Mineira

c) Inconfidência Baiana

d) Revolução Mexicana

e) Revolução Sandinista

ver resposta


Questão 2

A Revolução Haitiana foi realizada pelos escravos explorados pelos franceses na colônia de São Domingos. Um dos grandes nomes da Revolução Haitiana liderou tropas na luta contra os franceses, sendo capturado e enviado para a França, local onde morreu vítima de má nutrição e tuberculose. Estamos falando de:

a) Jean-Jacques Dessalines

b) Charles Leclerc

c) Maximilien de Robespierre

d) Toussaint Louverture

e) Dutty Boukman

ver resposta


Questão 3

A Revolução Haitiana aconteceu em uma das principais colônias francesas e teve como grande motivação a insatisfação da população local, composta em sua maioria por africanos escravizados, com a exploração e os maus-tratos do sistema colonial francês. Influenciados pelos acontecimentos da Revolução Francesa, iniciaram um movimento que resultou na independência do país. Em 1801, foi enviada para São Domingos uma expedição que tinha como objetivo reconquistar a ilha e reintroduzir a escravidão. Isso aconteceu por ordem de:

a) Maximilien de Robespierre

b) Toussaint Louverture

c) Charles Leclerc

d) Jean-Jacques Dessalines

e) Napoleão Bonaparte

ver resposta


Questão 4

Após o sucesso da Revolução Haitiana, o novo país surgido passou a ser governado por:

a) François Mackandal

b) Dutty Boukman

c) Toussaint Louverture

d) Jean-Jacques Dessalines

e) Charles Leclerc

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

LETRA A

A outra grande revolução que aconteceu no continente americano e foi influenciada por ideais liberais foi a Revolução Americana, movimento que levou à independência das Treze Colônias e ao surgimento dos Estados Unidos como nação independente. Ambos os movimentos – nos EUA e Haiti – tiveram grande influência nos movimentos de independência que aconteceram na América Espanhola, por exemplo.

voltar a questão


Resposta Questão 2

LETRA D

Um dos grandes nomes da Revolução Haitiana foi Toussaint Louverture, um ex-escravo que passou a liderar tropas a partir de 1791. Foi capturado pelos franceses em 1802 e enviado para uma prisão na França, local onde faleceu em 1803.

voltar a questão


Resposta Questão 3

LETRA E

A ordem de reintroduzir a escravidão e retomar o controle sobre a ilha veio de Napoleão Bonaparte – nesse momento primeiro cônsul da França (só se tornou imperador em 1804). Para isso, Napoleão enviou Charles Leclerc, o homem que foi responsável por capturar Toussaint Louverture.

voltar a questão


Resposta Questão 4

LETRA D

Após a morte de Toussaint Louverture, a liderança da Revolução Haitiana foi realizada por Jean-Jacques Dessalines. Até o início da Revolução, em 1791, Dessalines era um escravo. Durante o percurso da revolução, conquistou sua liberdade e ganhou importância entre os revolucionários ao longo da década de 1790. Foi o líder das tropas haitianas que lutaram contra os franceses na Batalha de Vertières, em 1803. No ano seguinte, declarou a independência do Haiti. Foi nomeado presidente do país, em 1804, mas logo se autoproclamou imperador do país. Em 1806, foi vítima de uma conspiração e assassinado.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas