Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre a Revolução Chinesa

Exercícios sobre a Revolução Chinesa

Com estes exercícios você pode avaliar seus conhecimentos sobre a Revolução Chinesa, evento responsável por levar o Partido Comunista da China a assumir o poder em 1949.

  • Questão 1

    No decorrer do século XX, a China passou por transformações e turbulências que resultaram da interferência estrangeira, do fim da monarquia e da tentativa de se organizar o republicanismo no país. Nas décadas seguintes, a partir de 1911, dois grandes partidos consolidaram-se no país, sendo um deles liderado inicialmente por Sun Yat-sen e depois por Chiang Kai-shek. Esse partido era conhecido como:

    a) Khmer Vermelho

    b) Viet Minh

    c) Kuomintang

    d) Manchukuo

    e) Qing

    ver resposta


  • Questão 2

    Durante o percurso da guerra civil travada entre nacionalistas e comunistas na China, um inimigo em comum surgiu no país: o Japão. Os japoneses haviam invadido parte do país em 1931 e, a partir de 1937, iniciaram um conflito aberto contra os chineses que ficou conhecido como:

    a) Primeira Guerra Sino-japonesa

    b) Segunda Guerra Sino-japonesa

    c) Guerra Xinhai

    d) Guerra de Manchukuo

    e) Guerra Kuomintang

    ver resposta


  • Questão 3

    Após a vitória dos comunistas na guerra civil chinesa, Mao Tsé-Tung, líder do PCC, proclamou a nova República chinesa, que ficou conhecida como:

    a) República Democrática da China

    b) República Democrática Comunista do Povo Chinês

    c) República Comunista da China

    d) República Popular da China

    e) República Maoísta da China

    ver resposta


  • Questão 4

    Após serem derrotados durante a Guerra Civil, Chiang Kai-shek, os membros do Partido Nacionalista e a alta burguesia chinesa refugiaram-se fora do país. Selecione a alternativa abaixo que mostra o local correto para onde migraram:

    a) Formosa

    b) Macau

    c) Hong Kong

    d) Singapura

    e) Manchukuo

    ver resposta



Respostas

  • Resposta Questão 1

    LETRA C

    O Kuomintang surgiu oficialmente em 1894 com o nome de Sociedade para a Regeneração Chinesa, um movimento nacionalista que visava expulsar os estrangeiros da China. Após a Revolução de 1911, ele alterou o nome para Partido Nacionalista ou Kuomintang e foi liderado até 1925 por Sun Yat-sen. Após a sua morte, a liderança do partido passou para Chiang Kai-shek.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    LETRA B

    A guerra travada entre chineses e japoneses no período de 1937 a 1945 ficou conhecida como Segunda Guerra Sino-japonesa. Ela foi resultado do expansionismo japonês sobre os territórios da China, que já se manifestava desde 1931, com a invasão da Manchúria. No decorrer dessa guerra (que se misturou com os eventos da Segunda Guerra Mundial), cerca de 20 milhões de chineses morreram e inúmeras atrocidades foram cometidas pelos japoneses.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    LETRA D

    Após os comunistas conquistarem Pequim no começo de 1949, as lideranças do Kuomintang abandonaram a China e o poder foi tomado pelo Partido Comunista da China (PCC), liderado por Mao Tsé-Tung. Em 1º de outubro de 1949, o líder do PCC proclamou a fundação de uma república comunista na China sob o seguinte nome: República Popular da China (denominação que permanece até hoje).

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    LETRA A

    Após serem derrotados, os líderes do Kuomintang e a alta burguesia chinesa abrigaram-se na ilha de Formosa e fundaram a República da China, também conhecida como Taiwan. Nesse local, o Kuomintang continua ativo na política até os dias atuais e as relações da República Popular da China com Taiwan são tensas, principalmente porque a República da China não reconhece a autonomia de Taiwan.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas