Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de História
  3. Exercícios sobre a Revolução de Avis

Exercícios sobre a Revolução de Avis

Coloque seus conhecimentos à prova sobre um dos acontecimentos mais marcantes da história de Portugal: a Revolução de Avis.

Questão 1

A Revolução de Avis aconteceu em 1383 e 1835 e é considerada um dos acontecimentos mais importantes da história de Portugal. Esse evento marcou o fim da dinastia:

a) Avis.

b) Bragança.

c) Afonsina.

d) Bourbon.

e) Lorena.

ver resposta


Questão 2

A Revolução de Avis concluiu o processo de formação territorial de Portugal ao colocar fim às ambições de Castela pelas terras portuguesas. Na história de Portugal, outro acontecimento é muito marcante no que toca à formação territorial do país. Que acontecimento é esse?

a) Guerras de Reconquista

b) União Ibérica

c) Assinatura do Tratado de Tordesilhas

d) Descobrimento do Brasil

e) Independência do Brasil

ver resposta


Questão 3

Um acontecimento fundamental para o desfecho da Revolução de Avis foi uma batalha em que os portugueses, liderados por Nuno Álvares Pereira, derrotaram os castelhanos e forçaram-nos a retornar para Castela. Estamos falando da Batalha:

a) de Lisboa.

b) de Aljubarrota.

c) do Porto.

d) do Tejo.

e) de Algarve.

ver resposta


Questão 4

A Revolução de Avis permitiu que João, Mestre de Avis, fosse coroado rei de Portugal. Isso trouxe estabilidade política e garantiu a formação do território português. A estabilidade política trouxe paz e permitiu que o reino investisse no desenvolvimento do comércio. A longo prazo, essas condições permitiram:

a) as Grandes Navegações.

b) a Revolução Industrial.

c) a expulsão dos mouros.

d) o desenvolvimento do absolutismo.

e) o surgimento do mercantilismo.

 

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

LETRA C

A Revolução de Avis foi o evento que colocou fim à dinastia Afonsina, iniciada no século XII quando D. Afonso Henriques, filho de Henrique da Borgonha, declarou a Independência de Portugal e intitulou-se rei de Portugal. Também conhecida como dinastia de Borgonha, essa governou Portugal de 1139 a 1383, chegando ao seu fim quando D. Fernando I faleceu sem deixar herdeiros diretos ao trono.

voltar a questão


Resposta Questão 2

LETRA A

As Guerras de Reconquista são um acontecimento histórico que se mistura na história tanto de Portugal quanto da Espanha. Iniciou-se no século VIII, logo após a região ter sido invadida pelos mouros (muçulmanos do norte da África). Aos poucos, os reinos cristãos foram recuperando os territórios que haviam sido invadidos pelos muçulmanos. No caso de Portugal, a formação territorial do país deu-se quando os mouros foram expulsos de Algarve no século XIII.

voltar a questão


Resposta Questão 3

LETRA B

A Batalha de Aljubarrota aconteceu em 14 de agosto de 1385 e foi a mais importante delas, pois selou o destino de João, Mestre de Avis, e de João I, rei de Castela. Os portugueses foram liderados por D. Nuno Álvares Pereira, e os historiadores apontam a estratégia adotada por ele como a responsável pela vitória dos portugueses, uma vez que as forças castelhanas eram numericamente superiores.

voltar a questão


Resposta Questão 4

LETRA A

A estabilidade que a Revolução de Avis trouxe a Portugal permitiu que, décadas depois, o país fosse pioneiro nas Grandes Navegações — processo de expansão marítima que os europeus realizaram a partir do século XV. Nesse processo, os portugueses “descobriram” uma série de localidades, tais como Madeira e Açores, e esse processo teve como auge a chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas