Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de História
  3. Exercícios sobre o plano nazista de extermínio dos judeus

Exercícios sobre o plano nazista de extermínio dos judeus

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre o plano nazista de extermínio dos judeus implantado durante a Segunda Guerra e conhecido como Solução Final.

Questão 1

O plano de extermínio dos judeus, conhecido como Solução Final, resultou na morte de seis milhões de judeus e de outras minorias, como os ciganos. Esse plano foi efetuado com ações violentas, realizadas pelos nazistas por meio dos grupos de extermínio e das câmaras de gás instaladas nos campos de concentração. A estrutura desse projeto, que resultou no Holocausto, foi arquitetada por:

a) Goebbels e Göring

b) Heydrich e Himmler

c) Ribbentrop e Rommel

d) Dönitz e Himmler

e) Göth e Göring

ver resposta


Questão 2

A partir da aprovação do plano de extermínio dos judeus, Heydrich e Himmler organizaram a ação de grupos de extermínio que ficaram conhecidos como Einsatzgruppen. Os três grupos de extermínio mais conhecidos foram os Einsatzgruppen A, B e C. A respeito desses grupos, localize a alternativa incorreta:

a) A atuação dos Einsatzgruppen acontecia a partir do fuzilamento em massa de judeus que eram depositados em valas comuns.

b) O Einsatzgruppen C ficou conhecido por ter realizado o massacre de Babi Yar, responsável pela morte de 33 mil judeus em 36 horas.

c) A atuação do Einsatzgruppen A deu-se somente nas áreas que hoje correspondem à Ucrânia.

d) A barreira psicológica foi um empecilho para a maior utilização do Einsatzgruppen no leste europeu. Isso acontecia pela dificuldade que muitos soldados encontravam em fuzilar sistematicamente um grande número de pessoas, principalmente crianças e mulheres.

e) O sistema de extermínio implantado pelos nazistas para substituir a ação dos Einsatzgruppen foi a utilização do Zyklon B nas câmaras de gás.

ver resposta


Questão 3

À medida que a atuação dos Einsatzgruppen diminuía, os nazistas implantaram o uso das câmaras de gás. Nesses locais construídos em campos de extermínio, utilizaram-se do monóxido de carbono e, depois, do pesticida Zyklon B. Selecione a alternativa que não corresponde a um campo de extermínio nazista.

a) Auschwitz-Birkenau

b) Treblinka

c) Sobibor

d) Belzec

e) Katyn

ver resposta


Questão 4

O discurso antissemita dos nazistas que levou à realização do Holocausto ganhou força na Alemanha com o crescimento do Partido Nazista na década 1920 (na década de 1930, os Nazistas ascenderam ao poder). Essa época corresponde a qual período da história alemã:

a) República de Weimar

b) Segundo Reich

c) Terceiro Reich

d) Império Prussiano

e) Dinastia Hohenzollern

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Letra B

A Solução Final foi arquitetada em conjunto por Reinhard Heydrich e por Heinrich Himmler e incorporava algumas ideias que haviam sido cogitadas pelo Partido Nazista para implementar contra os eslavos e outros povos minoritários. Heydrich e Himmler propuseram que todos os judeus da Europa fossem sistematicamente mortos ao longo da guerra. Essas propostas anteciparam as ideias de Hitler de exterminar os judeus e foram implantadas em etapas, que consistiam em aproveitar do trabalho dos que possuíssem condições e executar, a partir dos grupos de extermínio, as pessoas que não estivessem aptas ao trabalho.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Letra C

A Ucrânia foi uma área designada para a atuação do Einsatzgruppen C, e o Einsatzgruppen A foi designado para cuidar da área correspondente aos países bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia). A atuação do Einsatzgruppen A foi muito violenta nesses locais, com a execução de mais de 10 mil judeus na Lituânia e cerca de 70 mil na Letônia. A Estônia possuía uma população judaica muito pequena e, acredita-se, que todos tenham sido mortos (provavelmente menos de mil judeus).

voltar a questão


Resposta Questão 3

Letra E

Auschwitz-Birkenau, Treblinka, Sobibor e Belzec foram todos campos de concentração e extermínio construídos pelos nazistas na Polônia durante a guerra. Somente em Auschwitz-Birkenau, cerca de 1,2 milhão de pessoas morreram. Katyn é o nome de uma floresta localizada na Rússia, que foi palco de um massacre cometido pela polícia secreta soviética contra cidadãos que compunham a intelligentsia polonesa (elite intelectual da Polônia). Esse evento, em particular, ficou conhecido como Massacre de Katyn.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Letra A

O período da história alemã que viu o crescimento do discurso antissemita impulsionado pelo crescimento do Partido Nazista foi o período da República de Weimar. Essa época da história alemã iniciou-se em 1919, com a formação de uma república comandada por uma política social-democrata e encerrou-se em 1933, quando Hitler assumiu o poder geral da Alemanha. Esse período foi marcado pela grande agitação social, derivada da forte crise econômica em consequência da derrota na Primeira Guerra Mundial.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas