Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre o Período Pré-Homérico

Exercícios sobre o Período Pré-Homérico

Com estes exercícios, você pode avaliar o que sabe sobre a formação do povo grego, período constituído pela existência de grandes civilizações e conhecido como Pré-Homérico.

  • Questão 1

    Durante o Período Pré-Homérico da história da Grécia Antiga, ocorreu o que os historiadores consideram a formação do povo grego, composto da fusão cultural de diferentes povos que habitaram as regiões da Grécia Continental e Ásia Menor. Quais dos povos abaixo não teve participação na formação do povo grego:

    a) Jônios

    b) Cretenses

    c) Micênicos

    d) Dórios

    e) Hititas

    ver resposta


  • Questão 2

    A partir de 1200 a.C., os micênicos iniciaram um processo de decadência que levou ao desaparecimento dessa civilização. Além de estar relacionado a desastres naturais como terremotos, esse fato, muito provavelmente, teve ligação com a chegada de outro povo indo-europeu à Península Balcânica. Estamos falando dos:

    a) Eólios

    b) Dórios

    c) Jônios

    d) Persas

    e) Hititas

    ver resposta


  • Questão 3

    Os cretenses ficaram muito conhecidos como exímios navegantes e ótimos comerciantes. A importância da navegação marítima fez com que o poder político da ilha de Creta fosse sustentado por seu poderio marítimo. Esse tipo de governo é conhecido pelos historiadores como:

    a) Teocracia

    b) Democracia

    c) Talassocracia

    d) Autocracia

    e) Fisiocracia

    ver resposta


  • Questão 4

    Com base nas evidências arqueológicas, qual característica os historiadores afirmam ser importante a respeito das cidades micênicas:

    a) as cidades micênicas eram conhecidas pelas fortificações e muros muito altos, construídos com o objetivo de garantir sua defesa.

    b) as cidades micênicas não possuíam fortificações devido à posição insular que ocupavam na ilha de Creta e ao fato de não serem um povo militarista.

    c) as cidades micênicas mantinham intenso contato comercial com os persas, conforme a grande quantidade de itens persas localizados em Micenas.

    d) a cidade de Micenas possuía uma grande biblioteca com inúmeras inscrições em cuneiforme, que retratavam as origens dos deuses gregos e da Hélade.

    e) na cidade de Micenas, foi encontrado um importante manuscrito que comprovou a existência da Guerra de Troia no século XIII a.C.

    ver resposta



Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra E

    Jônios, cretenses, micênicos e dórios, em diferentes momentos, adentraram a região que correspondia à Grécia Antiga e, de alguma forma, contribuíram para a formação do povo grego. Os hititas eram um povo de origem indo-europeia que se fixou na região da Anatólia (atual Turquia), por volta de 2000 a.C. A partir de 1700 a.C., esse povo formou um grande império centralizado naquela região.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra B

    A decadência dos micênicos é assunto que gera intenso debate, mas, em geral, os historiadores apontam os desastres naturais como fator que levou ao enfraquecimento dessa civilização. Além disso, cogita-se também que a chegada dos dórios à Península Balcânica, por volta de 1200 a.C., tenha contribuído para a decadência micênica, principalmente porque os dórios possuíam capacidade militar superior.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra C

    A dependência do poder político cretense ao domínio do comércio e ao domínio marítimo no Mar Egeu caracteriza o sistema político da civilização minoica como uma talassocracia. Civilizações que basearam seu poder no contexto marítimo não formaram grandes impérios do ponto de vista territorial. Esse foi o caso das cidades fenícias, que exerciam um poder marítimo muito amplo, mas seus domínios eram territorialmente pequenos.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra A

    As evidências arqueológicas apontam a existência de uma cultura militarista na civilização micênica, diferentemente dos cretenses. Dessa forma, soube-se que as cidades micênicas eram verdadeiras fortalezas, com postos de observação instalados e muros construídos com mais de dez metros de altura e cinco metros de largura.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas