Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de História
  3. Exercícios sobre os Guerreiros Vikings

Exercícios sobre os Guerreiros Vikings

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos a respeitos dos Guerreiros Vikings e sobre a forma como esse povo enxergava e preparava-se para a guerra.

Questão 1

A guerra era algo extremamente importante para os vikings em diversos sentidos. Na questão religiosa, os vikings acreditavam que os mortos em batalha haviam sido escolhidos pelas valquírias e eram conduzidos para:

a) Jotunheim

b) Midgard

c) Niflheim

d) Valhalla

e) Muspelheim

ver resposta


Questão 2

Segundo os estudos conduzidos pelos historiadores especialistas na área, os vikings utilizavam diferentes armas em batalha. Um armamento específico trazia grande status a quem o portava e também era extremamente caro, por isso, poucos tinham condição de adquiri-lo. Referimo-nos à qual arma?

a) Lança

b) Arco e Flecha

c) Machado

d) Espada

e) Faca

ver resposta


Questão 3

A respeito dos guerreiros vikings e a forma como enxergavam a guerra, selecione a alternativa INCORRETA:

a) Sabe-se que grande parte dos exércitos vikings era formada por mulheres, destaque para Lagertha, uma das mais famosas guerreiras vikings.

b) O elmo era uma proteção que os vikings utilizavam para o rosto e, diferentemente do que muitos pensam, não possuía chifres ou asas.

c) Existia um grupo de guerreiros vikings que lutavam de maneira ensandecida e sem nenhum tipo de proteção corporal, os chamados berserkir.

d) O escudo de madeira era fundamental para os vikings em sua principal formação de guerra, a parede de escudos.

e) Os nobres, por sua melhor condição financeira, tinham acesso a um treinamento militar mais intenso e especializado.

ver resposta


Questão 4

Das armas listadas abaixo, selecione aquela que NÃO ERA utilizada pelos vikings:

a) Faca

b) Lança

c) Besta

d) Machado

e) Arco e flecha

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

LETRA D

De acordo com os registros nórdicos, os vikings acreditavam que os guerreiros caídos em batalha eram escolhidos pelas valquírias (servas de Odin) e encaminhados para o Salão dos Mortos, localizado em Asgard. Nesse salão, conhecido no original como Valhalla, os soldados celebrariam e lutariam entre si até Heimdall (deus que protegia a ponte que ligava Midgard a Asgard) convocá-los para a luta final, conhecida como Ragnarök.

voltar a questão


Resposta Questão 2

LETRA D

A espada era a arma de maior prestígio que era utilizada pelos vikings. Aquele que portava uma espada gozava de respeito social, e os historiadores narram que havia até um apego sentimental do guerreiro com sua espada. Sabe-se que as espadas eram um artigo caríssimo e somente poucos tinham condição de adquiri-la.

voltar a questão


Resposta Questão 3

LETRA A

Diferentemente do anunciado na alternativa, os indícios obtidos por historiadores e arqueólogos mostram que existiram pouquíssimas mulheres que seguiram a vida como guerreiras. Já os registros acerca de Lagertha são considerados pelos historiadores como lendários e, por isso, não há comprovação histórica da existência dessa guerreira.

voltar a questão


Resposta Questão 4

LETRA C

Não existe indício histórico e arqueológico de que os vikings utilizavam bestas (também conhecidas como balestras). As balestras só foram introduzidas na Escandinávia a partir do século XIII, portanto, em um período posterior ao que ficou conhecido como Era Viking (que se encerrou no século XI). Todas as outras armas mencionadas eram utilizadas pelos vikings em batalha.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas