Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de História
  3. Exercícios sobre a Operação Barbarossa

Exercícios sobre a Operação Barbarossa

Coloque os seus conhecimentos à prova a respeito de uma das operações mais importantes de toda a Segunda Guerra Mundial: a Operação Barbarossa.

Questão 1

A Operação Barbarossa foi um dos momentos mais marcantes de toda a Segunda Guerra Mundial. Nela, os alemães mobilizaram mais de três milhões de soldados e conduziram a invasão:

a) da França.

b) da Iugoslávia.

c) da União Soviética.

d) da Grécia.

e) do Norte da África.

ver resposta


Questão 2

Nos primeiros meses da invasão da União Soviética, o resultado no campo de batalha refletiu o total despreparo dos exércitos soviéticos frente ao exército alemão. Após acumularem diversas vitórias e conquistarem inúmeras cidades (com exceção de Moscou), os alemães depararam-se com uma grande derrota em uma cidade à beira do rio Volga. Estamos falando de:

a) Leningrado.

b) Kursk.

c) Stalingrado.

d) Sebastopol.

e) Kiev.

ver resposta


Questão 3

Qual ou quais motivos, além da rivalidade ideológica, explica(m) a invasão da União Soviética pelos alemães em junho de 1941?

a) Desejo de expansão territorial e a necessidade de se apropriar dos recursos soviéticos.

b) Necessidade de cortar uma rota comercial que levava petróleo do Mar Negro para os ingleses.

c) Desejo de Hitler de eliminar os focos de partisans que alimentavam a resistência na Polônia até 1940.

d) Quebra do acordo assinado pelos dois países em 1939, quando Stalin recusou-se a receber judeus poloneses como solicitou Hitler.

e) Invasão do leste da Polônia pelos soviéticos entre 1939 e 1940.

ver resposta


Questão 4

Durante a Operação Barbarossa, destacou-se a atuação de grupos de extermínio nazistas, que fuzilaram milhões de judeus no Leste Europeu, especialmente nos Países Bálticos, Bielorrússia e Ucrânia. De quem estamos falando?

a) Aktion T4

b) Einsatzgruppen

c) Gestapo

d) Sturmabteilung

e) Heer

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

LETRA C

A Operação Barbarossa, nomeada assim em homenagem a um imperador do Sacro Império Romano-Germânico, foi a campanha de invasão da União Soviética encabeçada pela Alemanha Nazista no verão de 1941. O objetivo era conquistar a URSS em poucas semanas e concluir os objetivos nazistas de “espaço vital” e de destruição do comunismo soviético.

voltar a questão


Resposta Questão 2

LETRA C

A grande derrota dos nazistas durante a invasão da União Soviética ocorreu em Stalingrado, apesar da derrota em Moscou também ter sido significativa. O ataque dos alemães em Stalingrado fez parte da Operação Azul, continuação da Operação Barbarossa, e aconteceu entre 1942 e 1943, resultando na morte de milhares de pessoas.

voltar a questão


Resposta Questão 3

LETRA A

Além das questões ideológicas, a invasão da União Soviética aconteceu porque os nazistas tinham a intenção de se apropriar do território soviético para formar o “espaço vital” de seu Reich. Por último e mais importante, estavam as intenções alemãs de obter os recursos soviéticos, como alimentos, petróleo, carvão etc.

voltar a questão


Resposta Questão 4

LETRA B

O Einsatzgruppen era o nome pelo qual ficaram conhecidos os grupos de extermínio que atuaram no Leste Europeu. Esses grupos foram responsáveis pela morte direta de cerca de um milhão de pessoas.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas