Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre Maio de 1968

Coloque os seus conhecimentos à prova a respeito de um dos acontecimentos mais marcantes de 1968: os protestos estudantis que aconteceram em Paris.

Questão 1

Selecione a alternativa que apresenta um evento que não aconteceu em 1968.

a) Ofensiva do Tet

b) Assassinato de Martin Luther King Jr

c) Crise dos Mísseis

d) Primavera de Praga

e) Decreto do AI-5

Questão 2

O Maio de 1968 foi encabeçado por estudantes que faziam parte do Movimento 22 de março, surgido durante protestos estudantis realizados em uma das unidades da Universidade de Paris – Nanterre. Esse movimento que encabeçou o Maio de 1968 tinha como grande nome:

a) Daniel Cohn-Bendit

b) Charles De Gaulle

c) Alexander Dubcek

d) Alain Poher

e) Georges Pompidou

Questão 3

Os eventos relacionados ao Maio de 1968 podem ser explicados a partir de qual alternativa?

a) Um choque de valores entre diferentes gerações, estando a nova geração – representante dos valores da contracultura – insatisfeita com o sistema educacional francês.

b) Insatisfação dos estudantes franceses com o domínio francês sobre a Indochina.

c) Insatisfação dos estudantes com a reforma da previdência que acontecia no país.

d) Resposta estudantil à participação francesa na Guerra de Suez.

e) Ação dos estudantes contra a proibição da realização de eventos na Universidade de Marseille.

Questão 4

No contexto interno da França na época do Maio de 1968, o país vivia um período de aparente tranquilidade política. Essa tranquilidade havia colocado fim ao período de turbulências relacionadas com:

a) julgamentos dos franceses que colaboraram com o Nazismo na guerra.

b) a crise do canal de Suez.

c) as guerras travadas contra as colônias francesas que lutavam pela independência.

d) a reforma do sistema de aposentadorias do país.

e) o aumento dos impostos cobrados na França.

Respostas

Resposta Questão 1

LETRA C

Dos acontecimentos citados, somente a Crise dos Mísseis não aconteceu no ano de 1968 e, portanto, não está inserida no contexto turbulento daquele ano. A Crise dos Mísseis foi a crise diplomática que aconteceu entre Estados Unidos e União Soviética em outubro de 1962 por causa da construção de uma base de mísseis soviéticos em Cuba.

Resposta Questão 2

LETRA A

Daniel Cohn-Bendit foi um dos grandes nomes do Moviment du 22 mars (Movimento 22 de março) e atuou com grande destaque durante os protestos realizados em Paris no Maio de 1968. Ele acabou sendo expulso da França pelo governo e foi reconstruir sua vida na Alemanha (seus pais eram alemães). Chegou a ser membro do Parlamento europeu entre 1994 e 2014.

Resposta Questão 3

LETRA A

O Maio de 1968 é entendido por muitos historiadores como um confronto geracional. Os jovens franceses demonstravam insatisfação com os valores conservadores cultivados por seus pais e estavam insatisfeitos com o sistema educacional francês. Havia também uma grande insatisfação com o mercado de trabalho, que não conseguia absorver a quantidade de pessoas disponíveis.

Resposta Questão 4

LETRA C

No contexto anterior ao Maio de 1968, isto é, na década de 1950, a sociedade francesa ainda colhia as consequências da Segunda Guerra Mundial. A situação interna do país agravou-se com as guerras coloniais que foram travadas contra os vietnamitas na Indochina Francesa (1946-1954) e contra os argelinos na Argélia (1954-1962).

Assista às nossas videoaulas

Leia o artigo