Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre a Primeira Guerra Mundial

Faça estes exercícios que tratam da Primeira Guerra Mundial, um dos maiores conflitos da história da humanidade e responsável por cerca de 10 milhões de mortes.

Questão 1

(Ibade) “Filas de rostos pálidos murmurando, máscaras de medo. Eles deixam as trincheiras, subindo pela borda. Enquanto o tempo bate vazio e apressado nos pulsos, e a esperança, de olhos furtivos e punhos cerrados, naufraga na lama. Ó Jesus, fazei com que isso acabe!”

(Siegfried Sassoon citado por HOBSBAWN, Eric. A Era dos Extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.)

O fragmento acima descreve os horrores causados pela luta de trincheiras travadas durante a Primeira Guerra Mundial. Sobre os desdobramentos econômicos, políticos ou sociais desse conflito global, assinale a alternativa correta.

a) Contribuiu para o nascimento da URSS e para o desmembramento do Império Austro-Húngaro.

b) Causou o imediato enfraquecimento da economia dos Estados Unidos da América.

c) Resultou na formação de uma coalizão internacional para combater as revoluções proletárias na Europa.

d) Fortalecimento da democracia e das práticas econômicas liberais nas nações que saíram derrotadas do conflito.

e) Fortalecimento do Império Otomano e do Império Austro-Húngaro.

Questão 2

(Cespe/Cebraspe) A Primeira Guerra Mundial foi um conflito de amplas proporções que envolveu os principais países europeus, além de países de outros continentes. A respeito da Primeira Guerra Mundial, assinale a opção correta.

a) Os Estados Unidos da América não participaram dessa guerra.

b) A Inglaterra foi um dos membros da Tríplice Aliança.

c) O Império Otomano foi um dos países vitoriosos nessa guerra.

d) A Alemanha foi responsabilizada por essa guerra.

e) A Áustria-Hungria foi um dos membros da Tríplice Entente.

Questão 3

(PS Concursos – adaptado) Num quadro de profunda crise econômica, social e política, emergiram ao fim da Primeira Guerra Mundial e da crise de 1929, dois regimes. Ambos, para se legitimarem junto à opinião pública, propunham-se a alterar, pela força se necessário, uma ordem mundial que consideravam injusta e prejudicial aos seus interesses nacionais. No plano interno, tratava-se de regimes autoritários, ferozmente anticomunistas, baseados na existência legal de apenas um partido, além do constante recurso à censura e à repressão política contra os críticos e opositores do regime.

O texto refere-se a quais regimes:

a) Czarismo e imperialismo

b) Fascismo e czarismo

c) Monarquia e fascismo

d) Fascismo e nazismo

e) Nazismo e czarismo

Questão 4

(Consulplan – adaptado) A Primeira Guerra Mundial foi um marco na história da humanidade. Foi a primeira guerra do século XX e o primeiro conflito em estado de guerra total, em que uma nação mobiliza todos os seus recursos para viabilizar o combate. São considerados os fatores determinantes da Primeira Guerra Mundial, EXCETO:

a) O ataque japonês a Pearl Harbor foi também palco de disputas territoriais e ataques inimigos.

b) A morte do herdeiro do trono austríaco Francisco Fernando e sua esposa, no dia 28 de junho de 1914.

c) O antigermanismo francês, em consequência da Guerra Franco-Prussiana, na qual a França foi derrotada e obrigada a entregar para os alemães as regiões de Alsácia e Lorena.

d) O imperialismo e o colonialismo gerados pelo extraordinário crescimento industrial que acirrava os choques de interesse econômico e político entre as potências industrializadas.

e) O pangermanismo e o desejo alemão em expandir suas fronteiras por meio da guerra.

Questão 5

A respeito do Tratado de Versalhes, selecione a alternativa FALSA:

a) contou com a presença de 25 delegações, das quais a do Brasil estava presente.

b) a Alemanha não teve o direito de participar das negociações.

c) o tratado foi assinado na Galeria dos Espelhos, o mesmo lugar onde a França havia assinado sua rendição na Guerra Franco-Prussiana.

d) a Alemanha teve de devolver a Alsácia-Lorena.

e) os alemães não tiveram nenhum tipo de restrição militar com o tratado.

Questão 6

A Primeira Guerra Mundial teve como estopim o assassinato do arquiduque austríaco Francisco Ferdinando. O responsável por esse ato foi:

a) Gavrilo Princip

b) Alfred von Schlieffen

c) Otto von Bismarck

d) Alfred Dreyfus

e) Émile Zola

Questão 7

A Primeira Guerra Mundial ficou marcada pelas trincheiras, o que fazia da luta muito mais violenta e mortal. O espaço que ficava entre duas trincheiras era conhecido como:

a) Zona da morte

b) Zona vermelha

c) Terra de ninguém

d) Terra cruel

e) Zona fria

Questão 8

Dos acontecimentos listados abaixo, qual deles não se passou durante a Primeira Guerra Mundial:

a) Batalha de Verdun

b) Batalha de Somme

c) Genocídio armênio

d) Batalha de Tannenberg

e) Batalha de Guadalcanal

Questão 9

Logo após a Revolução Bolchevique, os russos negociaram sua saída da guerra por meio do tratado conhecido como:

a) Tratado de Versalhes

b) Tratado Molotov-Ribbentrop

c) Tratado Brest-Litovsk

d) Tratado de Madrid

e) Tratado de Moscou

Questão 10

Durante a Primeira Guerra Mundial, uma série de impérios chegaram ao fim como consequência do conflito. Das opções abaixo, selecione a que traz um império ou reino que não deixou de existir durante essa guerra:

a) Império Austro-Húngaro

b) Império Alemão

c) Reino de Piemonte-Sardenha

d) Império Otomano

e) Império Russo

Questão 11

Com a derrota na guerra, a Alemanha converteu-se em uma república que ficou conhecida como:

a) República de Weimar

b) República da Prússia

c) Terceiro Reich

d) República Democrática Alemã

e) República Federal Alemã

Questão 12

Jovem que participou da guerra como mensageiro, tendo alcançado a patente de cabo e recebido honrarias por seus serviços. Estamos falando de:

a) Joseph Goebbels

b) Josef Stalin

c) Benito Mussolini

d) Adolf Hitler

e) Nenhuma das alternativas acima

Respostas

Resposta Questão 1

LETRA A

A Primeira Guerra Mundial contribuiu para piorar a vida na Rússia, o que incentivou a realização de uma revolução socialista em 1917, que resultou no surgimento da União Soviética. Além disso, com o fim dessa guerra, o Império Austro-Húngaro, derrotado, foi desmembrado em diferentes novos países, como a Áustria, a Hungria, a Checoslováquia, entre outros.

Resposta Questão 2

LETRA D

Por meio do artigo 231 do Tratado de Versalhes, os países vencedores da Primeira Guerra Mundial fizeram da Alemanha a única responsável pelo conflito. Como tal, ela foi obrigada a reparar todos os prejuízos que havia causado. Esses duros termos contribuíram para difundir um ressentimento na sociedade alemã que resultou no surgimento do nazismo.

Resposta Questão 3

LETRA D

Fascismo e nazismo foram os dois regimes conservadores e autoritários que surgiram na Europa após a Primeira Guerra Mundial. Esses dois movimentos conservadores foram resultado da crise econômica que se estabeleceu em muitos países no pós-guerra e receberam o apoio de milhares, que temiam o domínio do socialismo no continente europeu.

Resposta Questão 4

LETRA A

O ataque a Pearl Harbor foi um acontecimento que se passou em dezembro de 1941 e foi fundamental para a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Portanto, o assunto não tem relação direta com a Primeira Guerra Mundial.

Resposta Questão 5

LETRA E

Por meio do Tratado de Versalhes, os alemães receberam uma série de punições no âmbito militar. O objetivo delas era neutralizar a força militar alemã para impedir que o país pudesse se vingar. Entre elas, destaca-se a restrição da Alemanha a ter um exército formado por, no máximo, 100 mil soldados.

Resposta Questão 6

LETRA A

Gavrilo Princip era um estudante sérvio da Bósnia que foi o responsável pelo assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa, Sofia. Gavrilo Princip era um defensor da união dos povos eslavos dos Bálcãs em apenas um país e do fim do domínio austríaco na região.

Resposta Questão 7

LETRA C

O espaço entre duas trincheiras era conhecido como “terra de ninguém”. Ele era formado por sacos de areia, arames farpados e outros objetos que eram usados para dificultar a locomoção das tropas adversárias. Além disso, esses objetos protegiam as trincheiras da aproximação de inimigos.

Resposta Questão 8

LETRA E

A Batalha de Guadalcanal aconteceu no cenário do Pacífico, durante a Segunda Guerra Mundial. Foi uma batalha travada entre agosto de 1942 e fevereiro de 1943, em Guadalcanal, uma das ilhas que formam as ilhas Salomão. Essa batalha foi travada entre os Aliados e o Japão.

Resposta Questão 9

LETRA C

O Tratado de Brest-Litovsk foi assinado entre a Rússia e as Potências Centrais (Alemanha, Áustria-Hungria, Império Otomano e Bulgária), em 3 de março de 1918. Esse tratado ratificou a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial e a forçou a abrir mão de um vasto território.

Resposta Questão 10

LETRA C

O Reino de Piemonte-Sardenha ou somente Reino da Sardenha deixou de existir em 1861 como parte da Unificação Italiana. Com o fim desse reino, surgiu o Reino da Itália, que existiu até 1946, quando a Itália se transformou em uma república.

Resposta Questão 11

LETRA A

A derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial coincidiu com o surgimento da República de Weimar, que existiu entre 1919 e 1933 e ficou conhecida como uma democracia dominada pelos social-democratas. A ascensão dos nazistas ao poder da Alemanha colocou fim nesse período da história alemã.

Resposta Questão 12

LETRA D

Adolf Hitler lutou na Primeira Guerra Mundial pelo Império Alemão, apesar de ser austríaco. Ele atuou como mensageiro, levando as ordens do quartel general para as trincheiras, e alcançou a patente de cabo, apenas. Foi condecorado duas vezes com a Ordem da Cruz de Ferro, maior honraria do exército alemão.

Assista às nossas videoaulas

Leia o artigo