Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre a História de São Petersburgo

Exercícios sobre a História de São Petersburgo

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a trajetória histórica de São Petersburgo, cidade que foi capital da Rússia durante mais de 200 anos.

  • Questão 1

    A cidade de São Petersburgo foi fundada em 1703 e, poucos anos depois, em 1712, tornou-se a capital do Império Russo (status mantido até 1918). A fundação da cidade foi realizada por um dos mais famosos czares russos. Estamos falando de:

    a) Ivan, o Terrível

    b) Alexandre II

    c) Pedro, o Grande

    d) Nicolau II

    e) Mikhail IV

    ver resposta


  • Questão 2

    Ao longo de sua trajetória histórica, a cidade de São Petersburgo foi nomeada de diferentes formas. Selecione a alternativa que apresenta os dois outros nomes pelos quais essa cidade ficou conhecida:

    a) Stalingrado e Kursk

    b) Kazan e Novgorod

    c) Stalingrado e Petrogrado

    d) Petrogrado e Leningrado

    e) Stalingrado e Novgorod

    ver resposta


  • Questão 3

    Em 1941, os nazistas iniciaram um cerco sobre a cidade de São Petersburgo (então chamada de Leningrado) que se estendeu por 900 dias. O cerco de Leningrado pelos alemães fazia parte de um plano dos nazistas conhecido como:

    a) Judenfrage

    b) Lebensraum

    c) Schwerpunkt

    d) Hungerplan

    e) Madagaskarplan

    ver resposta


  • Questão 4

    A partir de 1918, a capital da Rússia foi transferida para Moscou, e a cidade moscovita recuperava o status que havia sido perdido 206 anos atrás. A transferência da capital está relacionada com:

    a) Final da Primeira Guerra Mundial

    b) Guerra Civil Russa

    c) Morte de Lenin

    d) Fuga de Trotsky

    e) Fundação da Internacional Comunista

    ver resposta



Respostas

  • Resposta Questão 1

    LETRA C

    A fundação de São Petersburgo foi realizada durante o reinado do czar Pedro, o Grande, que governou a Rússia de 1682 até 1725. A construção da cidade foi ordenada por Pedro como forma de obter um acesso e uma posição privilegiada no Mar Báltico e como forma de ampliar os contatos da Rússia com as grandes nações da Europa Ocidental. Estima-se que, durante a construção da cidade, cerca de 30 mil russos tenham morrido.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    LETRA D

    Os dois nomes pelos quais a cidade de São Petersburgo ficou conhecida em outros momentos foram Petrogrado (1914-1924) e Leningrado (1924-1991). O primeiro foi adotado no início da Primeira Guerra Mundial com o objetivo de excluir os termos germânicos (Sankt e Burg) do nome da cidade para adotar um nome propriamente eslavo (Petrograd). No caso de Leningrado, o nome foi imposto à cidade como homenagem a Lenin após sua morte em 1924.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    LETRA D

    Durante o cerco sobre Leningrado, os nazistas colocaram em prática um teste do Hungerplan, ou Plano de Fome. A ideia dos nazistas para a União Soviética era conquistá-la, colonizá-la com cidadãos alemães e realizar o genocídio dos cidadãos eslavos (mas não sem antes escravizá-los). Uma das etapas do genocídio dos eslavos era fazer que 30 milhões de pessoas morressem de fome. A cidade de Leningrado foi então utilizada como laboratório de testes para verificar a viabilidade desse plano.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    LETRA B

    A transferência da capital russa para Moscou está diretamente relacionada com os desdobramentos da Guerra Civil Russa travada entre 1918 e 1921. Durante essa guerra, a Rússia foi invadida por forças internacionais que defendiam a derrubada dos bolcheviques, que haviam assumido o poder durante a Revolução de Outubro. Como São Petersburgo ficava muito próxima das fronteiras, o risco sobre a cidade era elevado e, assim, optou-se por transferir a capital para Moscou, localizada bem mais no interior da Rússia.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas