Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de História
  3. Exercícios sobre a História de Moscou

Exercícios sobre a História de Moscou

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a trajetória histórica da cidade de Moscou, a capital da Rússia.

Questão 1

Os historiadores consideram que a cidade de Moscou foi fundada em 1147 porque nessa data a cidade foi mencionada pela primeira vez em documentos escritos. Nesse momento, a cidade de Moscou estava vinculada a um pequeno império (considerado o embrião da Rússia), que é conhecido atualmente como:

a) Canato da Horda Dourada

b) Grão-Principado de Moscou

c) Império Varangiano

d) Rus Kievana

e) Grão-Principado de Vladimir-Suzdal

ver resposta


Questão 2

Em 1712, Moscou deixou de ser a capital da Rússia e permaneceu sem esse status até 1918, quando o governo bolchevique ordenou que a capital da Rússia voltasse a ser a cidade de Moscou. Durante esse período de mais de 200 anos, a capital da Rússia foi:

a) Kiev

b) São Petersburgo

c) Novgorod

d) Vladimir

e) Kazan

ver resposta


Questão 3

Em 1156, foi construído por ordem de Yury Dolgoruky o Kremlin. Essa estrutura ao longo dos anos foi ampliada e atualmente é um dos principais centros turísticos de Moscou. O Kremlin, durante sua fundação, tratava-se de:

a) Centro religioso de Moscou e abrigava a principal igreja da cidade

b) Local de moradia do patriarca religioso

c) Centro fortificado que garantiria a defesa da cidade em caso de ataques estrangeiros

d) Silos, que abrigavam a produção de grãos

e) Cofres que garantiam a proteção dos bens do rei moscovita

ver resposta


Questão 4

Durante o século XIX, a Rússia foi invadida pelos franceses porque os russos haviam furado o bloqueio continental, estabelecido pelos franceses. A tática de guerra utilizada pelos russos contra os franceses ficou conhecida como:

a) Tática da terra arrasada

b) Blitzkrieg

c) Guerrilha

d) Tática da terra compartilhada

e) Tática da guerra de desgaste

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

LETRA D

Nesse período do século XII, a cidade de Moscou fazia parte da Rus Kievana, também conhecida como Principado Kievano. A história da Rus Kievana remonta ao início da dinastia Rurik, no final do século IX, quando um príncipe sueco estabeleceu-se como rei de Novgorod. Posteriormente, com o crescimento do poder da dinastia Rurik, a capital desse reino foi transferida para Kiev. O poder kievano sobre Moscou estendeu-se até a chegada dos mongóis no século XIII.

voltar a questão


Resposta Questão 2

LETRA B

A transferência da capital da Rússia foi estabelecida pelo czar Pedro, o Grande, que ordenou a construção de São Petersburgo e transformou-a na capital da Rússia. Isso aconteceu porque Pedro, o Grande, tinha um projeto de abertura da Rússia para a cultura da Europa Ocidental. Além disso, o desenvolvimento de São Petersburgo garantia o controle estratégico do Mar Báltico. Durante mais de 200 anos, São Petersburgo foi a casa dos czares russos.

voltar a questão


Resposta Questão 3

LETRA C

O Kremlin foi designado a mando de Yury Dolgoruky no século XII e era basicamente um centro fortificado que existia no interior de Moscou com o objetivo de garantir a defesa da cidade, caso ela fosse atacada por povos estrangeiros. Ao longo da história moscovita, o Kremlin passou por diversas transformações e teve sua ampliação realizada por diversos imperadores russos. Atualmente, além de sede do governo russo, parte do Kremlin é aberta para visitação de turistas.

voltar a questão


Resposta Questão 4

LETRA A

A tática utilizada pelos russos após a invasão dos franceses foi a “tática da terra arrasada”. Essa tática consiste em realizar recuos propositais para impedir que haja confronto com os invasores e destruir tudo que possa ser utilizado pelos invasores, como abrigos e alimentos. Assim, os franceses avançaram pelo território russo sem conseguir garantir recursos. Quando entraram em Moscou, a cidade estava praticamente vazia, e a falta de alimentos e a chegada do inverno russo forçaram os franceses a recuar e abandonar Moscou.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas