Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre a Guerra da Indochina

Exercícios sobre a Guerra da Indochina

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a Guerra da Indochina, travada de 1946 a 1954 e que resultou no fim da colonização francesa na região.

  • Questão 1

    A Guerra da Indochina iniciou-se oficialmente em novembro de 1946, quando os franceses promoveram um ataque contra posições dominadas pelos comunistas no Norte do Vietnã. O início da guerra recebeu o nome de:

    a) Incidente Ho Chi Minh

    b) Incidente Viet Minh

    c) Incidente Haphong

    d) Incidente Dien Bien Phu

    e) Incidente Hanói

    ver resposta


  • Questão 2

    A oficialização da independência do Vietnã, Laos e Camboja e a divisão do Vietnã em duas entidades distintas (Vietnã do Norte e Vietnã do Sul) aconteceram durante:

    a) Conferência de Genebra

    b) Conferência de Paris

    c) Conferência de Hanói

    d) Conferência de Washington

    e) Conferência de Londres

    ver resposta


  • Questão 3

    A partir de 1949, as forças do Vietminh receberam um aliado importante na luta contra os franceses. O novo aliado dos guerrilheiros vietnamitas possibilitou a virada no quadro do conflito, levando o Vietminh à vitória. Esse novo aliado dos vietnamitas surgiu a partir da:

    a) Revolução Chinesa

    b) Guerra Civil Cambojana

    c) Revolução Cubana

    d) Guerra da Coreia

    e) Guerra da Argélia

    ver resposta


  • Questão 4

    Após anos de conflito e da derrota sofrida em Dien Bien Phu, os franceses oficialmente colocaram fim ao conflito e ratificaram a independência da região da Indochina a partir da Conferência de Genebra, realizada em 1954. A vitória da resistência vietnamita foi resultado dos méritos de:

    a) Vo Nguyen Giap

    b) Ho Chi Minh

    c) Mao Tsé-tung

    d) Pol Pot

    d) Chiang Kai-shek

    ver resposta



Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra C

    O Incidente Haphong consistiu basicamente no ataque realizado pelos franceses contra a cidade portuária de Haphong em 1946. Esse evento marcou o início da Guerra da Indochina, que se estendeu durante oito anos, portanto, até 1954. A luta foi travada entre as tropas enviadas pela França contra os guerrilheiros vietnamitas do Vietminh.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra A

    A Conferência de Genebra foi realizada em 1954, logo após a humilhante derrota dos franceses na batalha de Dien Bien Phu. As negociações realizadas em Genebra ratificaram o fim do controle colonial dos franceses nessa região asiática e garantiu a independência de Vietnã, Laos e Camboja. A independência do Vietnã resultou na permanência da divisão entre Vietnã do Norte e Vietnã do Sul, sob a condição de que eleições acontecessem em 1955 para novamente unificar o país.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra A

    O equilíbrio das forças durante a Guerra da Indochina alterou-se a partir da Revolução Chinesa de 1949. A transformação da China em uma nação comunista fez com que esse país apoiasse os guerrilheiros vietnamitas contra as forças francesas. O apoio dado por chineses e soviéticos aos vietnamitas fez também com que os Estados Unidos apoiassem os franceses nessa guerra.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra A

    O grande nome que liderou os vietnamitas na luta contra os franceses foi Vo Nguyen Giap. Foi a partir das ordens de Vo Nguyen Giap que os vietnamitas assumiram a estratégia de guerrilha de maneira extremamente hábil. Atribui-se também a esse líder a famosa vitória na Batalha de Dien Bien Phu.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas