Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de História
  3. Exercícios sobre a guerra civil em Ruanda

Exercícios sobre a guerra civil em Ruanda

Coloque os seus conhecimentos à prova sobre a guerra civil em Ruanda, acontecimento que dividiu esse país africano e ficou marcado pelo genocídio nele perpetrado.

Questão 1

A guerra civil em Ruanda, que ocorreu entre 1990 e 1994, ficou marcada sobretudo pelo genocídio de cerca de 800 mil:

a) judeus

b) hutus

c) haussás

d) tutsis

e) suaílis

ver resposta


Questão 2

(Unesp) De abril a julho de 1994, em Ruanda, país do centro da África, o agravamento do conflito entre as etnias tutsi e hutu culminou na morte de mais de 800 mil pessoas, muitas vitimadas por golpes de facão. O genocídio cometido por grupos fanatizados, como bem mostrou o filme Hotel Ruanda (rodado em 2004), não foi impedido por nenhuma das potências contemporâneas, Estados Unidos ou países da Comunidade Europeia, porque

a) as nações economicamente desenvolvidas manifestam, tradicionalmente, desinteresse pela história e pelas riquezas da África negra.

b) a precariedade dos meios de comunicação e de informação impediu que fosse conhecido o que se passava em Kigali, a capital de Ruanda.

c) o princípio internacional e democrático de não-intervenção na política interna dos países livres pautou o seu comportamento.

d) havia dificuldade de uma ação militar eficaz, dada a lentidão do deslocamento de tropas no terreno irregular da África.

e) a história de Ruanda é pouco determinante para o equilíbrio político interno e para as relações internacionais das nações desenvolvidas.

ver resposta


Questão 3

A respeito da guerra civil em Ruanda e do genocídio ruandês, selecione a alternativa INCORRETA:

a) A rivalidade étnica existente entre tutsis e hutus nasceu durante o período da colonização belga.

b) Houve ataques contra tutsis realizados por hutus já durante a Revolução Ruandesa de 1959.

c) O discurso de ódio contra os tutsis foi promovido pelo grupo Akazu, que, depois, transformou-se no “Poder Hutu”.

d) A ordem para o genocídio partiu diretamente do presidente Juvénal Habyarimana em 1994.

e) O massacre de tutsis só foi contido porque as milícias tutsis que formavam a resistência conseguiram tomar o controle das principais cidades ruandesas.

ver resposta


Questão 4

É comum lembrar-se de que, no genocídio ruandês, 800 mil tutsis foram mortos por meio da ação das milícias de hutus. No entanto, durante essa matança, uma terceira etnia também sofreu nas mãos dos hutus e teve seus mortos praticamente esquecidos. Estamos referindo-nos aos:

a) suaílis

b) twa

c) haussás

d) mongos

e) baluba

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

LETRA D

A guerra civil em Ruanda foi iniciada em 1990, quando tropas da Frente Patriótica em Ruanda (FPR) formaram milícias de tutsis para lutar contra o governo ditatorial de Habyarimana, no poder do país desde a década de 1970. Em 1994, depois da morte do presidente, as milícias hutus organizaram-se e promoveram um grande genocídio que resultou na morte de 800 mil tutsis.

voltar a questão


Resposta Questão 2

LETRA E

Uma grande marca do genocídio ruandês foi a falta de ações da ONU para impedir a morte de milhares de tutsis. As tropas da ONU estacionadas no país não interviram na situação e muitas foram retiradas quando essa ficou muito ruim. Isso se deve pelo fato de que Ruanda é um país sem muita representatividade internacional e demonstra a pouca importância dada pela comunidade internacional aos problemas de um pequeno país africano.

voltar a questão


Resposta Questão 3

LETRA D

A ordem para o genocídio dos tutsis em 1994 não partiu do presidente. O estopim que levou a isso foi a própria morte do presidente Juvénal Habyarimana, a qual aconteceu quando o avião em que ele estava foi atacado em Kigali. O ataque foi utilizado como pretexto para perseguir os tutsis e nunca foi esclarecido.

voltar a questão


Resposta Questão 4

LETRA B

Ao longo do genocídio ruandês, uma outra etnia existente em Ruanda também foi perseguida pelas milícias hutus. Essa era uma etnia minoritária, os twa. Ao longo do conflito, esse grupo étnico foi reduzido em mais de 1/3 de sua população. As mortes dos twa durante essa passagem histórica de Ruanda, porém, nunca foram devidamente reconhecidas.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • Classificação de Orações

    Aproveite a oportunidade para classificar as orações subordinadas adverbiais. Acesse!
  • Concordância Verbal

    Dúvidas em como fazer a concondância verbal em orações com sujeito simples? Treine agora!
  • Catacrese

    Coloque em dia os seus estudos sobre essa figura de linguagem bastante utilizada.