Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de História
  3. Exercícios sobre o Genocídio Cambojano

Exercícios sobre o Genocídio Cambojano

Coloque os seus conhecimentos à prova a respeito de um dos acontecimentos mais marcantes do século XX: o genocídio cambojano, cometido pelo Khmer Vermelho entre 1975 e 1979.

Questão 1

Entre 1975 e 1979, o governo que estava no poder do Camboja, uma nação do sudeste asiático, foi responsável por um regime ditatorial que causou a morte de milhões de pessoas no que ficou conhecido como Genocídio Cambojano. Esse evento foi responsabilidade:

a) do Kuomintang.

b) de Manchukuo.

c) de Khmer Vermelho.

d) de Rodongdang.

e) de Viet Minh.

ver resposta


Questão 2

A ascensão de Pol Pot ao poder do Camboja foi resultado da Guerra Civil Cambojana, travada entre 1968 e 1975. Naquele período, outra guerra estava em curso e tinha impactos diretos nos rumos do Camboja. Estamos falando da:

a) Guerra da Coreia.

b) Guerra do Vietnã.

c) Guerra da Indochina.

d) Guerra Civil Chinesa.

e) Guerra do Afeganistão.

ver resposta


Questão 3

Quando o Khmer Vermelho e Pol Pot assumiram o poder do Camboja, foi imposto no país uma nova ideologia, definida pelos historiadores como uma utopia agrária. Essa utopia resultou no esvaziamento das cidades e na criação de fazendas de trabalho coletivo. Esse ideal aplicado pelo Khmer Vermelho inspirava-se mais diretamente no:

a) maoismo.

b) titoísmo.

c) stalinismo.

d) trotskismo.

e) leninismo.

ver resposta


Questão 4

Marque a alternativa com a informação correta a respeito do genocídio cambojano e do período em que Pol Pot e o Khmer Vermelho estiveram no poder do Camboja.

a) Durante os anos do genocídio cambojano, a minoria étnica mais duramente perseguida no país foram os uzbeques.

b) O saldo de mortos, segundo os historiadores, é de, no máximo, 450 mil pessoas.

c) Os cambojanos assumiram o poder com o auxílio dos Estados Unidos.

d) Pol Pot e o Khmer Vermelho foram derrubados do poder do Camboja por meio da invasão do país por tropas vietnamitas.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

LETRA C

O Khmer Vermelho é o nome pelo qual ficou conhecido o Partido Comunista do Kampuchea, partido que surgiu no Camboja em 1951 durante a Guerra da Indochina. O partido passou a ser liderado por Pol Pot na década de 1960 e tomou o poder do Camboja ao sair vitorioso da Guerra Civil Cambojana.

voltar a questão


Resposta Questão 2

LETRA B

Naquele contexto histórico, além da Guerra Civil Cambojana, acontecia a Guerra do Vietnã, conflito iniciado em 1959 como desdobramento da divisão do Vietnã. Ao longo do conflito, os Estados Unidos intervieram com o envio de tropas, o que se refletiu diretamente no conflito do Camboja. Houve inclusive bombardeio norte-americano no território cambojano.

voltar a questão


Resposta Questão 3

LETRA A

O Khmer Vermelho inspirava-se mais consistentemente no maoismo, vertente surgida na China e que era inspirada na doutrina de Mao Tsé-tung.

voltar a questão


Resposta Questão 4

LETRA D

A derrubada do Khmer Vermelho aconteceu em 1979, quando as tropas vietnamitas forçaram Pol Pot e os membros do Khmer Vermelho a fugirem. A guerra entre Camboja e Vietnã foi resultado das constantes invasões que as tropas do Khmer Vermelho realizavam no território vietnamita. Com a derrota do Khmer Vermelho, o Camboja foi ocupado pelas tropas vietnamitas.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas