Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de História
  3. Exercícios sobre a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial

Exercícios sobre a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

Questão 1

(UEMT) A Segunda Grande Guerra (1939 – 1945) adquiriu caráter mundial a partir de 7 de dezembro de 1941, quando:

a) os alemães invadiram o litoral mediterrâneo da África

b) os russos tomaram a iniciativa de anexar os Estados Bálticos

c) os franceses, por determinação do marechal Pétain, ocuparam o Sudeste da Ásia

d) os chineses cederam a maior parte de seu território às tropas do Eixo

e) os japoneses atacaram a base norte-americana de Pearl Harbor

ver resposta


Questão 2

(PUC-SP) Às 6 da manhã, do dia 7 de dezembro de 1941, aviões japoneses bombardearam a base norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí. A ofensiva iniciava o avanço japonês, que, oito meses depois, controlava parte significativa do Oceano Pacífico. Sobre os conflitos no Pacífico, durante a Segunda Guerra Mundial, pode-se dizer que:

a) demonstram a instabilidade política do Pacífico e do sudeste asiático, antes dominados principalmente pela França e pela Inglaterra, e alvo, durante a Guerra, de interesses norte-americanos e japoneses.

b) ilustram o combate de japoneses e norte-americanos contra chineses e soviéticos, que tentavam estabelecer na região a hegemonia de Estados guiados pela ideologia socialista.

c) desembocam na explosão das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, responsáveis pela vitória final dos países Aliados sobre os países do Eixo e pela rendição incondicional de Alemanha e Japão.

d) iniciam uma sequência de combates aéreos e navais, dos quais participaram ativamente todos os países envolvidos na Guerra, especialmente Alemanha e Itália, empenhadas em defender as posições japonesas.

e) abrem espaço para a proliferação do islamismo, que acabou por conquistar, por meio de revoluções populares, o controle de Estados como o Paquistão, a Índia ou as Filipinas.

ver resposta


Questão 3

O bombardeiro de picada Dauntless era a única aeronave naval americana eficaz em 1942; o que aconteceu em seguida mudou o rumo da guerra no Pacífico em questão de minutos. Os Dauntless caíram sobre os porta-aviões de Nagumo, semeando a destruição. “Vi aquele brilho ao sol”, disse Jimmy Thach, “e simplesmente parecia uma linha queda-d’agua prateada, aqueles bombardeiros de picada descendo. Tive a impressão de que quase todas as bombas atingiram o alvo”. Na realidade, as três primeiras destinadas ao Kaga erraram, mas a quarta atingiu-o diretamente, deflagrando detonações das cargas de munição espalhadas pelos conveses e hangares do porta-aviões.

HASTINGS, Max. O mundo em guerra 1939-1945. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012, p. 267.

O relato acima retratou eventos que aconteceram em 1942 em uma batalha que marcou a primeira vitória americana no confronto contra os japoneses. Estamos falando:

a) da batalha de Midway

b) da batalha de Guadalcanal

c) da batalha de El Alamein

d) do Dia D

e) do ataque a Pearl Harbor

ver resposta


Questão 4

Os desembarques de soldados aliados na Normandia, em junho de 1944, foram vitais para a derrota dos nazistas na França. Esse evento ficou conhecido como:

a) batalha de Dunquerque

b) batalha de Midway

c) batalha de El Alamein

d) Dia D

e) batalha das Ardenas

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Letra E

O ataque surpresa do Japão à base naval de Pearl Harbor marcou a entrada dos Estados Unidos e a transformação do conflito para a escala global, com os combates espalhando-se pela Ásia e Oceania. As forças do Eixo enfrentaram os Aliados na Europa, África, Ásia e Oceania. O único continente onde não houve combates foi o continente americano. Entretanto, houve participação de países da América, sendo o próprio Estados Unidos o mais importante.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Letra A

De fato, antes da guerra, parte considerável dos países asiáticos estava sob o controle francês e inglês a partir de uma relação de colonização. Quando a guerra começou, esses locais tornaram-se alvos dos japoneses, que buscavam expulsar a presença europeia da região. A guerra entre Japão e Estados Unidos foi resultado de atritos causados por diferentes interesses dos dois países na região ao longo da década de 1910, 1920 e 1930.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Letra A

A Batalha de Midway é considerada pelos americanos o momento da virada, no qual o ciclo de vitórias japonesas foi revertido. A batalha aconteceu nas proximidades das Ilhas Midway, localizadas no meio do Oceano Pacífico, em junho de 1942. A batalha foi travada entre a marinha e aviação de guerra dos Estados Unidos e Japão. As perdas japonesas em Midway nunca foram repostas durante a guerra, o que marca Midway como o ponto da decadência japonesa no conflito.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Letra D

O Dia D foi uma ação conjunta de Estados Unidos e Reino Unido responsável por desembarcar cerca de 150 mil soldados para conquistar as praias da Normandia. O objetivo do Dia D era criar as bases para retomar a França do domínio nazista. Para que a invasão fosse realizada com sucesso, foram determinados cinco pontos de desembarque espalhados pela costa da Normandia. Esses pontos de desembarque receberam o nome de Utah, Omaha, Gold, Juno e Sword.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas