Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de História
  3. Exercícios sobre o Dia D

Exercícios sobre o Dia D

Com estes exercícios sobre o Dia D, você pode avaliar seus conhecimentos a respeito dos desembarques das tropas Aliadas na Normandia em 1944.

Questão 1

 (UEG/2015-adaptado) “Os olhos do mundo estão sobre vocês” (Dwight Eisenhower).

A frase acima foi dita pelo comandante das tropas aliadas durante o chamado “Dia D”. No dia 6 de junho de 2014, comemoraram-se os 70 anos do Desembarque da Normandia, um dos episódios mais conhecidos da II Guerra Mundial. A importância desse acontecimento deve-se ao fato de que ele:

a) possibilitou que os exércitos britânico e americano apressadamente evitassem a conquista da Europa Ocidental pelo exército soviético.

b) permitiu a abertura de uma nova frente de batalha pelo exército Aliado e iniciou a libertação da Europa do jugo nazista.

c) demonstrou a superioridade técnica do exército nazista, que, liderado por Rommel, antecipou o local do desembarque e infligiu pesadas baixas aos aliados.

d) viabilizou a libertação de Paris pelo exército da resistência francesa, liderado pelo experiente herói de guerra, Charles de Gaulle.

e) resultou na conquista de uma base científica nazista que possibilitou a construção das bombas atômicas a partir do Projeto Manhattan.

ver resposta


Questão 2

 (UFGRS-2001) Em dezembro de 1943, foi realizada por Roosevelt, Churchill e Stálin, a Conferência de Teerã, que decidiu a abertura de um novo front da Segunda Guerra com a invasão da Normandia. Essa reunião assinala a mudança na situação estratégica da Alemanha, que passa a atuar na defensiva.

A inversão no quadro da guerra deveu-se à:

a) ruptura do Pacto germano-soviético pela URSS, que libertou a França.

b) unificação da Coreia e ao controle do petróleo romeno pelos norte-americanos.

c) aliança da URSS com o Japão, o que obrigou o Eixo a recuar na Ásia.

d) ofensiva soviética iniciada na Batalha de Stalingrado e à capitulação italiana frente aos Aliados.

e) proclamação da República Social Italiana por Mussolini, que rompeu o pacto com a Alemanha e arrastou a Iugoslávia.

ver resposta


Questão 3

 O Dia D aconteceu em 6 de junho de 1944 e iniciou a reconquista do norte da França. O plano de invasão da Normandia ficou conhecido como:

a) Operação Overlord.

b) Operação Barbarossa.

c) Operação Paris.

d) Operação Himmler.

e) Operação Caen.

 

ver resposta


Questão 4

 Os desembarques Aliados ocorridos nas praias da Normandia durante o Dia D aconteceram nas proximidades de qual cidade francesa?

a) Bordeaux.

b) Pas-de-Calais.

c) Marseille.

d) Toulouse.

e) Caen.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Letra B

Os desembarques dos Aliados na Normandia realizados durante o Dia D permitiram que uma nova frente de batalha despontasse no oeste da Europa e aumentasse o desgaste dos alemães na guerra. Nessa altura da guerra, em 1944, a derrota alemã era uma questão de tempo por causa dos avanços contínuos das tropas do Exército Vermelho e das tropas americanas e britânicas na Itália.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Letra D

Os fatores determinantes para que a Alemanha passasse a uma postura defensiva na guerra foram a ofensiva soviética, iniciada a partir da vitória conquistada na Batalha de Stalingrado, e a rendição dos italianos às tropas americanas e britânicas. O vitória Aliada na Itália enfraqueceu as posições alemãs no front oriental e levou os países Aliados a organizarem um novo ataque contra os alemães em um novo front.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Letra A

A Operação Overlord planejou a criação de um novo front de guerra na Europa Ocidental com o objetivo de libertar a França do domínio nazista e de acirrar o cerco aos nazistas na guerra. Como consequência dessa operação, houve os desembarques Aliados nas praias da Normandia, onde cerca de 150 mil soldados americanos e britânicos iniciaram a reconquista da região.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Letra E

Os desembarques dos Aliados na Normandia aconteceram nas proximidades da cidade francesa de Caen. Essa cidade era um dos alvos prioritários dos Aliados durante a Operação, no entanto, os nazistas só foram expulsos de Caen no dia 21 de julho, cerca de seis semanas depois do desembarque das tropas Aliadas.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas