Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre a Crise de 1929

Por meio destes exercícios sobre a Crise de 1929, você poderá averiguar seus conhecimentos a respeito das causas e dos impactos da grande crise econômica do pós-guerra.

Questão 1

A chamada Crise de 1929 caracterizou-se por um colapso no sistema financeiro mundial no período do entreguerras, isto é, no intervalo entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Tal crise também é identificada com:

a) a Guerra Franco-Prussiana.

b) a quebra da Bolsa de Valores de São Paulo.

c) a Guerra Civil Americana.

d) a quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

e) a Independência dos Estados Unidos.

Questão 2

(Vunesp) No fim da década de 20, anos de prosperidade, uma grave crise econômica, conhecida como a Grande Depressão, começou nos EUA e atingiu todos os países capitalistas. J. K. Galbraith, economista norte-americano, afirma que “à medida que o tempo passava tornava-se evidente que aquela prosperidade não duraria. Dentro dela estavam contidas as sementes de sua própria destruição.” (Dias de boom e de desastre in J.M. Roberts (org), História do Século XX.).

A aparente prosperidade pode ser percebida nas seguintes características:

a) o aumento da produção automobilística, a expansão do mercado de trabalho e a falta de investimentos em tecnologia.

b) a destruição dos grandes estoques de mercadorias, o aumento dos preços agrícolas e o aumento dos salários.

c) a cultura de massa com a venda de milhões de discos, as dívidas de guerra dos EUA e o aumento do número de empregos.

d) a crise de superprodução, a especulação desenfreada nas bolsas de valores e a queda da renda dos trabalhadores.

e) o aumento do mercado externo, o mito do American way of life e a intervenção do Estado na economia.

Questão 3

Para conter os efeitos da depressão que ocorreu após a Crise de 1929, o governo dos Estados Unidos lançou o programa intitulado:

a) Pacto de Varsóvia

b) New Deal

c) Acordo de 1931

d) Projeto Manhattan

e) Plano Marshall

Questão 4

(UFES) O colapso deflagrado no mundo pela crise financeira dos anos 20 teve como principal ato o craque da Bolsa de Valores de Nova York, em outubro de 1929. Como consequência dessa crise, podemos destacar:

a) os preços e salários subiram, aumentando a oferta de empregos na área industrial europeia.

b) a Europa recuperou sua prosperidade com altos investimentos dos fundos particulares norte-americanos.

c) o Brasil manteve-se fora da crise com contínuos aumentos das exportações do café.

d) o mundo todo foi afetado drasticamente, quando a Inglaterra abandonou o padrão-ouro, permitindo a desvalorização da libra.

e) nos primeiros anos da década de 30, a indústria alemã duplicou a sua produção, acarretando o crescimento do comércio mundial.

Respostas

Resposta Questão 1

Letra D

A Crise de 1929, também conhecida como Grande Depressão Americana, ocorreu em decorrência da grande oferta monetária (oferta de crédito), na década de 1920, gerada pelo Estado americano. A desproporção entre essa oferta de crédito e lastro real de poupança (isto é, o correspondente em trabalho real do dinheiro em circulação) provocou a quebra da Bolsa de Nova York, em 1929, desencadeando a depressão.

Resposta Questão 2

Letra D

A crise de superprodução das indústrias, aliada à expensão de crédito exponencial e à especulação financeira, acabou por produzir efeitos colaterais desastrosos na economia americana, como a falência de várias empresas e o desemprego em massa.

Resposta Questão 3

Letra B

O “New Deal”, ou “Novo Acordo”, foi aplicado à economia americana no início dos anos 1930 pelo então presidente Herbert Hoover e, na sequência, ampliado por seu sucessor, Franklin D. Roosevelt. Esse plano consistia em ampliar a oferta de crédito para empresas a fim de estimular novamente a economia.

Resposta Questão 4

Letra D

A depressão americana de 1929 afetou todo o mundo, haja vista que o mercado internacional nessa época já era plenamente integrado em virtude da junção entre capital financeiro e capital industrial. A Inglaterra era o principal país que usava padrão-ouro de reservas monetárias nessa época. Sua moeda, a libra, era identificada com o preço do ouro no mercado. Com o abandono do padrão-ouro, as referências monetárias internacionais passaram a ficar em um nível artificial, tornando a crise global.

Assista às nossas videoaulas

Leia o artigo