Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de História
  3. Exercícios sobre a conquista dos astecas

Exercícios sobre a conquista dos astecas

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a conquista dos astecas, realizada pelos espanhóis liderados por Cortés durante o século XVI.

Questão 1

A partir de 1519, os espanhóis iniciaram a conquista dos astecas no Vale do México, em um processo que se concluiu em 1521 com a conquista da cidade de Tenochtitlán (atual Cidade do México). Qual motivo listado abaixo ajuda-nos a compreender como essa conquista foi possível?

a) Guerra civil travada entre Huáscar e Atahualpa pela sucessão do trono do Império Asteca.

b) Crise na produção agrícola, que resultou em fome e esvaziamento de alguns locais, como a cidade de Tikal.

c) Desastres naturais como enchentes que aconteceram no Lago Texcoco e causaram grande destruição em Tenochtitlán.

d) Surto de varíola que matou milhares de indígenas e contribuiu para o enfraquecimento do Império Asteca.

e) Enfraquecimento dos astecas após anos de guerra travados contra os maias pelo controle de Chichén Itzá.

ver resposta


Questão 2

Antes da entrada dos espanhóis na cidade de Tenochtitlán, um grande desentendimento entre espanhóis e astecas havia acontecido em 1519 e resultou em um grande massacre de astecas em uma importante cidade comercial asteca. Estamos falando de:

a) La Noche Triste

b) Massacre de Cholula

c) Destruição do Vale do México

d) Massacre do Templo Maior

e) Encontro com Montezuma

ver resposta


Questão 3

A conquista dos astecas pelos espanhóis foi um empreendimento que só foi possível graças às alianças dos espanhóis com povos indígenas inimigos dos astecas. Um povo que teve papel vital nesse auxílio aos espanhóis foram os:

a) incas

b) maias

c) tlaxcaltecas

d) olmecas

e) navajos

ver resposta


Questão 4

A conquista do Império Asteca foi possível graças à inteligência estratégica de um fidalgo espanhol. Estamos falando de:

a) Francisco Pizarro

b) Cristóvão Colombo

c) Diego Velázquez

d) Cabeza de Vaca

e) Hernán Cortés

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Letra D

Uma das causas que consolidaram a vitória dos espanhóis sobre os povos pré-colombianos foi a atuação de doenças como a varíola, que se tornou epidêmica e matou milhares de indígenas nesse período do século XVI. O sistema imunológico desses povos não possuía proteção contra essas doenças, assim, a ação delas era fulminante. A cidade de Tenochtitlán sofria um surto de varíola quando foi conquistada pelos espanhóis em 1521.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Letra B

O Massacre de Cholula aconteceu na cidade asteca de Cholula e foi realizado pelos espanhóis durante seu trajeto em direção à cidade de Tenochtitlán. Os relatos contam que um desentendimento entre espanhóis e astecas levou ao início do massacre, principalmente porque os espanhóis temiam que fossem emboscados nas cidades astecas. Milhares de astecas foram assassinados no templo religioso de Cholula pelas mãos espanholas.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Letra C

Os tlaxcaltecas foram importantes aliados dos espanhóis para derrotar os astecas em 1521. O exército liderado por Cortés, no cerco final contra Tenochtitlán, possuía milhares de guerreiros tlaxcaltecas. Essa aliança ocorreu após os espanhóis derrotarem os tlaxcaltecas em sucessivas batalhas. A partir dessas vitórias, Cortés convenceu-os a lutar contra os astecas – também inimigos dos tlaxcaltecas.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Letra E

A conquista dos astecas foi um feito atribuído ao fidalgo espanhol Hernán Cortés. O grande mérito de Cortés foi organizar uma estratégia que enfraqueceu os astecas e, principalmente, realizar alianças com povos locais inimigos dos astecas. Isso engrossou as fileiras de soldados de Cortés e permitiu-lhe ter acesso a informações privilegiadas sobre as condições do terreno.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas