Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre a Conferência de Munique

Exercícios sobre a Conferência de Munique

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a Conferência de Munique, organizada em setembro de 1938 com objetivo de tratar a questão dos Sudetos.

  • Questão 1

    A Conferência de Munique foi organizada em setembro de 1938 na cidade de Munique, na Alemanha. Nela, reuniram-se representantes de quatro países com o objetivo de debater:

    a) as pretensões territoriais da Alemanha sobre uma região da Checoslováquia (Sudetos).

    b) a remilitarização da Renânia.

    c) as pretensões territoriais da Itália sobre a Etiópia.

    d) uma questão fronteiriça de um território disputado por alemães e italianos.

    e) a renegociação da dívida alemã estipulada no Tratado de Versalhes.

    ver resposta


  • Questão 2

    Pouco tempo antes da anexação dos Sudetos, questão debatida na Conferência de Munique, os alemães haviam invadido e anexado outra nação europeia ao seu território, em 1938. Estamos falando sobre qual nação?

    a) Holanda

    b) Dinamarca

    c) Suíça

    d) Áustria

    e) Polônia

    ver resposta


  • Questão 3

    Ao final da Conferência de Munique, ficou decidido que os Sudetos seriam anexados ao território alemão. Outras decisões foram tomadas pelos representantes das quatro nações participantes. Selecione a alternativa que traz outra imposição que a Checoslováquia teve de aceitar após essa conferência:

    a) Adotar o alemão como idioma oficial do país.

    b) Pagar indenização em marcos alemães, por conta de atritos relacionados à Primeira Guerra Mundial.

    c) Destituir seu primeiro-ministro e nomear outro de origem étnica alemã.

    d) Entregar parte de sua produção de carvão, ferro e energia elétrica para a Alemanha.

    e) Romper um acordo de cooperação que tinha com a Inglaterra.

    ver resposta


  • Questão 4

    Durante a Conferência de Munique, foi colocada em prática, pelos representantes do Reino Unido e da França, a política de apaziguamento que procurava realizar concessões para a Alemanha como forma de se evitar o início de um conflito armado na Europa. O grande defensor dessa política de apaziguamento foi:

    a) Neville Chamberlain

    b) Winston Churchill

    c) Theodore Roosevelt

    d) Philippe Pétain

    e) Paul Reynaud

    ver resposta



Respostas

  • Resposta Questão 1

    LETRA A

    O objetivo da Conferência de Munique foi solucionar o impasse existente em decorrência do interesse alemão em anexar a região dos Sudetos ao seu território, sob o argumento de que se tratava de uma região povoada por população etnicamente de origem germânica. Para esse debate, foram convocados representantes de quatro países: Reino Unido, França, Alemanha e Itália.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    LETRA D

    Antes de anexar os Sudetos ao seu território, os alemães já haviam anexado a Áustria, por meio de um processo conhecido como Anschluss. A anexação da Áustria aconteceu após grande pressão da Alemanha sob o governo austríaco e a consequente realização de um referendo. A anexação da Áustria e da Checoslováquia fazia parte da ideologia nazista de formação de um “espaço vital” (lebensraum) para os alemães.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    LETRA D

    Além de ceder os Sudetos para a Alemanha, a Checoslováquia foi obrigada a ceder parte de sua produção de carvão, ferro e energia elétrica para os alemães, evidenciando que os alemães tinham maior interesse nas riquezas dos recursos checoslovacos do que, necessariamente, nas questões territoriais.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    LETRA A

    Durante as negociações da Conferência de Munique, o primeiro-ministro do Reino Unido, Neville Chamberlain, foi o grande defensor da política de apaziguamento e da imposição de concessões que agradassem a Alemanha e evitassem o início de um conflito na Europa. Chamberlain considerou o resultado final da Conferência de Munique um sinal de sucesso de sua postura. A história nos mostra, no entanto, que a política de apaziguamento de Chamberlain foi um fracasso, pois, um ano depois, eclodiu a Segunda Guerra Mundial.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas