Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de História
  3. Exercícios sobre a Civilização Asteca

Exercícios sobre a Civilização Asteca

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre uma das mais importantes civilizações pré-colombianas: os astecas.

Questão 1

A capital do Império Asteca foi a grandiosa cidade de Tenochtitlán, construída em uma ilha localizada no Lago Texcoco. Atualmente, no local onde fica a capital asteca, está a capital mexicana, Cidade do México, além do lago ter sido drenado. A construção da capital asteca nesse local, segundo as lendas dos astecas, ocorreu a partir de um presságio (sinal dos deuses). Selecione a alternativa que relata corretamente que presságio foi esse:

a) a visão de um bando de quetzais voando;

b) a visão de uma águia pousada em um cacto com uma cobra capturada;

c) a visão do arco-íris em uma tromba d'água sobre o lago Texcoco;

d) a visão de um jaguar que era uma encarnação de Huitzilopochtli;

e) não houve lenda sobre os presságios, pois isso foi apenas um boato espalhado pelos espanhóis para criar uma imagem negativa sobre a religião dos astecas.

ver resposta


Questão 2

A cidade de Tenochtitlán localizava-se em uma ilha no meio do lago Texcoco e, assim, havia um problema crônico na cidade de falta de terras cultiváveis. Esse problema foi resolvido pelos astecas a partir das chinampas. O que eram as chinampas?

a) imposto obrigatório cobrado das cidades vizinhas, que mensalmente tinham como obrigação enviar alimentos para abastecer Tenochtitlán;

b) sistema de uso do solo que garantia uma fertilidade e uma produção três vezes melhor em comparação com povos vizinhos;

c) sistema de cultivo a partir de ilhas artificiais construídas com matéria orgânica que flutuavam sobre o lago Texcoco;

d) sistema de produção no qual era realizada a agricultura de curvas de nível, assim como no caso dos incas;

e) adubo orgânico feito pelos astecas que garantia a boa fertilidade do solo.

ver resposta


Questão 3

A conquista dos astecas ocorreu a partir da chegada dos espanhóis na região em 1519. Após meses de conflitos, os espanhóis invadiram a cidade de Tenochtitlán em 1521, pondo fim ao Império Asteca. Os espanhóis foram liderados por:

a) Francisco Pizarro

b) Hernán Cortés

c) Américo Vespúcio

d) Diego de Almagro

e) Cristóvão Colombo

ver resposta


Questão 4

Leia as frases a seguir e selecione a alternativa FALSA:

a) os astecas mantinham controle sobre diversos povos vizinhos e obrigavam-nos a pagar pesados impostos;

b) os astecas falavam um idioma conhecido como nahuatl e chamavam seu imperador de Huey Tlatoani;

c) o império controlado pelos astecas tinha uma população estipulada pelos historiadores de aproximadamente 11 milhões de pessoas;

d) possuíam uma religião politeísta e tinham Quetzalcoatl e Tezcatlipoca como importantes deuses;

e) a religião dos astecas não realizava nenhum tipo de sacrifício, pois, a morte de humanos, segundo a crença asteca, somente era permitida em caso de guerras.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

LETRA B

As lendas astecas afirmavam que o presságio dado pelos deuses ocorreu a partir da visualização de uma águia pousada sobre um cacto com uma cobra capturada. Isso foi considerado pelos mexicas um sinal dado por Huitzilopochtli e até hoje é um símbolo nacional do México, estando estampado na bandeira nacional do país.

voltar a questão


Resposta Questão 2

LETRA C

As chinampas foram o revolucionário método de produção agrícola utilizado pelos astecas. Consistiam, a partir de material orgânico, na construção de ilhas artificiais colocadas para flutuar sobre as águas do lago Texcoco. A técnica fez com que Tenochtitlán, com pouco solo cultivável e repleta de pântanos na época, pudesse produzir grande parte dos alimentos necessários para a sobrevivência.

voltar a questão


Resposta Questão 3

LETRA B

O conquistador espanhol que liderou a expedição de conquista do Império Asteca foi Hernán Cortés. O espanhol chegou à região em 1519 e conseguiu mobilizar uma série de inimigos dos astecas a seu favor – como os tlaxcaltecas – e utilizá-los em batalha durante o cerco a Tenochtitlán, que conquistou a cidade em 1521.

voltar a questão


Resposta Questão 4

LETRA E

A religião dos astecas demandava com alta frequência a realização de sacrifícios, sobretudo humanos. Os sacrificados, geralmente, eram prisioneiros capturados pelos astecas durante suas guerras. O sacrifício era consumado a partir da retirada do coração humano. Os astecas acreditavam que esta era uma forma de manter os deuses satisfeitos.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas