Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre a Batalha de Stalingrado

Exercícios sobre a Batalha de Stalingrado

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre uma das mais importantes batalhas da Segunda Guerra: a batalha de Stalingrado.

  • Questão 1

    Durante a Batalha de Stalingrado, foi frequente o uso de franco-atiradores por parte do exército soviético. A respeito disso, selecione a alternativa correta:

    a) o uso de franco-atiradores mostrou-se vital quando o comandante das tropas alemãs, Friedrich Paulus, foi morto após ser atingindo por um franco-atirador em fevereiro de 1943.

    b) a atuação dos franco-atiradores foi essencial, principalmente porque se estabeleceram nos bosques atrás das linhas alemãs e, assim, atacavam constantemente os mensageiros alemães.

    c) os franco-atiradores visavam a acertar primordialmente oficiais, e sua atuação afetava diretamente o moral dos alemães, disseminando medo.

    d) o grande franco-atirador dos soviéticos foi Simo Hayha, responsável por mais de 500 mortes e, por isso, conhecido pelos alemães como “morte branca”.

    e) durante a Batalha de Stalingrado, a atuação de Lyudmila Pavlichenko ficou famosa por ter se tornado a mulher com maior número de mortes, totalizando 309 mortes.

    ver resposta


  • Questão 2

    Os nazistas estiveram muito próximos de conquistar a cidade de Stalingrado, no entanto, no final de 1942, uma ofensiva soviética foi responsável por quebrar o cerco sobre Stalingrado e cercar as tropas alemãs lideradas por Paulus. Estamos falando da:

    a) Operação Urano

    b) Operação Marte

    c) Operação Saturno

    d) Operação Citadela

    e) Operação Barbarossa

    ver resposta


  • Questão 3

    Hitler, em sua estratégia, estipulou que a cidade de Stalingrado deveria ser conquistada a todo custo. A ambição de Hitler para conquistar Stalingrado era motivada:

    a) pela esperança de que a conquista da cidade fizesse com que os soviéticos transferissem tropas do centro para o sul e, assim, enfraquecesse as defesas de Moscou.

    b) pelo simbolismo de conquistar a cidade que levava o nome de Stalin sem necessariamente considerar nenhuma importância estratégica para a cidade.

    c) pela importância da cidade, que tinha um parque industrial desenvolvido e era a porta de entrada para o Cáucaso, fonte de petróleo e minérios.

    d) por ser parte de uma estratégia distrativa que tirava as atenções dos soviéticos de Leningrado e concentrava-as em Stalingrado enquanto uma grande ofensiva era organizada para tomar a antiga capital da Rússia.

    e) pelo desejo de Hitler de se vingar de Vasily Chuikov, comandante soviético responsável por impor uma dolorosa derrota para os nazistas em Moscou poucos meses antes.

    ver resposta


  • Questão 4

    A derrota dos alemães em Stalingrado foi fruto do desgaste da máquina de guerra alemã, incapaz de superar a velocidade da capacidade industrial dos soviéticos e de repor as perdas da forma como os soviéticos faziam. Além disso, o frio e alguns erros estratégicos foram cruciais para a derrota dos alemães. Selecione a alternativa que menciona um erro estratégico cometido pelos alemães em Stalingrado.

    a) os alemães diminuíram a intensidade dos ataques aéreos sobre Stalingrado para permitir o avanço das divisões panzer, e isso possibilitou a recuperação das defesas soviéticas.

    b) os alemães diminuíram a carga do ataque à espera do inverno com a intenção de utilizar suas tropas mais bem preparadas contra o frio.

    c) não realizaram nenhum tipo de ataque nas embarcações que traziam suprimentos e soldados cruzando o Volga.

    d) após a Operação Urano, o marechal de campo Friedrich Paulus recusou-se a desobedecer às ordens de Hitler e não recuou suas tropas, levando a Alemanha a perder mais de 200 mil soldados.

    e) os alemães enviaram suas divisões panzer para dentro da cidade, deixando seus flancos desprotegidos,o que possibilitou a vitória dos soviéticos a partir do envio de reforços que flanquearam Stalingrado.

    ver resposta



Respostas

  • Resposta Questão 1

    LETRA C

    A atuação dos franco-atiradores durante a batalha de Stalingrado, assim como em outras batalhas da guerra, foi crucial pelo seu efeito desmoralizante, pois espalhava medo entre os soldados, o que indiretamente poderia afetar seu desempenho em batalha. Os soviéticos davam prioridade para disparar contra os oficiais de maior graduação das forças nazistas. Um franco-atirador de destaque que atuou em Stalingrado foi Vassili Zaitsev, que foi responsável pela morte de 242 alemães.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    LETRA A

    A Operação Urano foi uma ofensiva organizada pelas forças soviéticas contra as forças do Eixo que cercavam a cidade de Stalingrado. Foi realizada entre 19 e 23 de novembro de 1942 e foi responsável por quebrar o cerco sobre a cidade, localizada no sul da União Soviética. A Operação Urano foi planejada durante o segundo semestre de 1942 e executada junto de outras ofensivas. Atribui-se à Operação Urano o feito de ter cercado as tropas do Eixo lideradas por Friedrich Paulus.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    LETRA C

    Havia sim da parte de Hitler uma ambição de conquistar Stalingrado pela simbologia de conquistar a cidade que levava o nome do governante da União Soviética, no entanto, os objetivos da conquista dessa cidade iam além disso e envolviam interesses estratégicos relacionados à própria guerra. Primeiramente, Stalingrado era um grande parque industrial importante da União Soviética e porta de entrada para o Cáucaso. A conquista dessa região era vital, pois asseguraria recursos importantes para os alemães.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    LETRA D

    Após o cerco sobre Stalingrado ter sido rompido, as tropas lideradas por Paulus tinham a chance de sobreviver caso se retirassem para evitar que fossem flanqueadas e cercadas. No entanto, Paulus havia se negado a desobedecer às ordens dadas por Hitler (as ordens eram de não recuar em hipótese alguma). Caso tivesse recuado, Paulus poderia tentar recompor suas forças para uma nova ofensiva, no entanto, como não recuou, foi cercado e rendeu-se em fevereiro de 1943, fazendo com que a Alemanha perdesse mais de 200 mil soldados.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas