Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre a Batalha de Khalkhin Gol

Exercícios sobre a Batalha de Khalkhin Gol

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a Batalha de Khalkhin Gol, travada entre soviéticos e japoneses meses antes do início oficial da Segunda Guerra.

  • Questão 1

    A Batalha de Khalkhin Gol, ocorrida nessa região da Ásia, foi resultado das tensões existentes entre União Soviética, Mongólia e China contra o Japão. Essa tensão foi, em grande parte, amplificada por um conflito travado na região durante a década de 1930. Estamos falando sobre qual conflito?

    a) Primeira Guerra Sino-Japonesa

    b) Guerra Russo-Japonesa

    c) Segunda Guerra Sino-Japonesa

    d) Revolução Mongol

    e) Revolução Xinhai

    ver resposta


  • Questão 2

    A Batalha de Khalkhin Gol, apesar de pouco conhecida, teve um grande impacto nos rumos tomados na Segunda Guerra Mundial. Selecione a alternativa que traz a grande consequência dessa batalha para os rumos da Segunda Guerra Mundial:

    a) Forçou o Japão a alterar sua estratégia de guerra, priorizando um ataque contra os EUA e contra o sul da Ásia.

    b) Tornou a União Soviética complacente, o que permitiu que os alemães a atacassem de surpresa poucos anos depois.

    c) Garantiu a aliança da União Soviética com a Inglaterra a partir do Tratado Anglo-Soviético.

    d) Fez com que os soviéticos adotassem o uso da maskirovka como sua principal tática de guerra.

    e) Garantiu a anexação da Mongólia ao território soviético.

    ver resposta


  • Questão 3

    Durante a Batalha de Khalkhin Gol, os soviéticos nomearam Georgy Zukov como comandante das tropas do Exército Vermelho. A atuação de Zukov foi destacada, e as estratégias que ele adotou foram cruciais para a vitória dos soviéticos sobre os japoneses. Zukov ficou conhecido por ter atuado em diversas batalhas determinantes ao longo dos anos da Segunda Guerra Mundial. Selecione a alternativa que traz uma batalha na qual Zukov NÃO TEVE PARTICIPAÇÃO:

    a) Batalha de Kursk

    b) Batalha de Berlim

    c) Batalha de Leningrado

    d) Batalha de Stalingrado

    e) Cerco de Budapeste

    ver resposta


  • Questão 4

    Os japoneses que atacaram a região de Khalkhin Gol na Mongólia estavam lotados em qual região dominada pelos japoneses?

    a) Coreia

    b) Vladivostok

    c) Manchúria

    d) Tibet

    e) Indochina

    ver resposta



Respostas

  • Resposta Questão 1

    LETRA C

    A relação entre russos e japoneses durante a década de 1930 estava muito tensa, por conta da Segunda Guerra Sino-Japonesa, que estava em andamento desde meados de 1937. Nessa guerra, os soviéticos não tomaram parte (militarmente falando), mas apoiaram os chineses comunistas, fornecendo-lhes recursos para travar a luta contra os japoneses. Esse apoio soviético aos chineses, naturalmente, desagradou o Japão e, de certa forma, motivou as tropas japonesas a atacar as tropas soviéticas.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    LETRA A

    Antes da Batalha de Khalkhin Gol, existiam dois grupos muito fortes no Exército Japonês: um que defendia a luta contra os EUA e outro que defendia a luta contra a URSS. Com a derrota em Khalkhin Gol, o grupo que defendia o confronto contra os soviéticos saiu enfraquecido, o que moldou a estratégia de guerra dos japoneses para priorização do ataque contra os americanos.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    LETRA E

    Georgy Zukov foi um dos grandes nomes do Exército Vermelho ao longo da Segunda Guerra Mundial. Zukov atuou na defesa de Leningrado e Stalingrado dos ataques alemães, na elaboração do plano de ataque em Kursk e comandou tropas no ataque final contra Berlim. Assim sendo, a única batalha citada que Zukov não teve participação foi a do Cerco de Budapeste, que aconteceu na virada de 1944 para 1945.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    LETRA C

    As tropas japonesas que atacaram as tropas soviéticas e mongóis durante a Batalha de Khalkhin Gol pertenciam ao Exército Kwantung, portanto estavam lotadas na região que ficava o Estado de Manchukuo, Estado fantoche criado pelos japoneses na região da Manchúria a partir de 1931, quando a região foi invadida como consequência do Incidente Mukden.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas