Você está aqui Exercícios Exercícios de História do Brasil Exercícios sobre a Revolta da Chibata

Exercícios sobre a Revolta da Chibata

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a Revolta da Chibata, que aconteceu na Baía de Guanabara, Rio de Janeiro, em 1910.

  • Questão 1

    A Revolta da Chibata manifestou a insatisfação dos marinheiros durante a Primeira República, período que foi caracterizado por uma série de outras revoltas. Marque a alternativa que traz um movimento que NÃO ACONTECEU durante a Primeira República:

    a) Revolta da Vacina

    b) Guerra do Contestado

    c) Intentona Comunista

    d) Revolta do Forte de Copacabana

    e) Greve de 1917

    ver resposta


  • Questão 2

    A Revolta da Chibata foi resultado da insatisfação dos marujos brasileiros com os castigos físicos e sofreu intensa repressão do governo. O presidente responsável por ordenar a repressão contra os marujos foi:

    a) Nilo Peçanha

    b) Afonso Pena

    c) Rodrigues Alves

    d) Artur Bernardes

    e) Hermes da Fonseca

    ver resposta


  • Questão 3

    Qual foi o estopim para o início da Revolta da Chibata em 1910?

    a) punição dada ao marujo Marcelino Rodrigues Menezes, que foi condenado a receber 250 chibatadas.

    b) prisão do marujo João Cândido após ato de insubordinação praticado em viagem nas proximidades da costa chilena.

    c) decreto presidencial ordenando a redução em 15% do soldo dos marujos.

    d) decreto presidencial realizado em outubro de 1910 que reinstituía a chibata como forma de punição.

    e) insatisfação dos marujos pela repressão que a população estava sofrendo durante a Revolta da Vacina no Rio de Janeiro.

    ver resposta


  • Questão 4

    A respeito da Revolta da Chibata ocorrida em 1910, selecione a alternativa FALSA:

    a) Um dos líderes do movimento, João Cândido, era conhecido como Almirante Negro.

    b) A Revolta da Chibata teve aprovação do alto escalão da Marinha, que viu a oportunidade para iniciar a tomada de poder no Brasil para restauração da monarquia.

    c) A revolta aconteceu quando os marujos tomaram quatro embarcações que estavam estacionadas na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

    d) A resposta do governo foi repressiva, e os envolvidos na revolta foram presos, sendo alguns torturados e expulsos da corporação.

    e) Além da insatisfação com as chibatadas, a revolta manifestou a insatisfação com o racismo presente na Marinha e as desigualdades da sociedade.

    ver resposta



Respostas

  • Resposta Questão 1

    LETRA C

    Entre os movimentos citados, o único que não aconteceu durante a Primeira República foi a Intentona Comunista, que ocorreu em 1935, durante a Era Vargas. A Intentona Comunista foi uma tentativa de tomada do poder organizada pelos comunistas da Aliança Nacional Libertadora em parceria com o Partido Comunista do Brasil. Foi liderada por Luís Carlos Prestes e foi um verdadeiro fracasso. Os outros movimentos citados aconteceram nas seguintes datas: Revolta da Vacina (1904), Contestado (1912-1914), Forte de Copacabana (1922), além da Greve de 1917.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    LETRA E

    O presidente brasileiro no período era o marechal Hermes da Fonseca, que havia acabado de assumir a presidência do Brasil. Coincidentemente no dia da revolta, o presidente realizava uma festa no Rio de Janeiro em comemoração a sua posse. Hermes da Fonseca atuou de maneira repressiva contra os marujos que se rebelaram, prendendo-os, torturando-os e expulsando-os da corporação.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    LETRA A

    O estopim que deu início à Revolta da Chibata foi a punição dada ao marujo Marcelino Rodrigues Menezes, condenado a receber 250 chibatadas sem direito a atendimento médico. A insatisfação com as chibatadas era antiga, e os historiadores relatam que em outros momentos houve manifestações contra o castigo. A Revolta da Chibata, no entanto, teve outros motivos, além da insatisfação com as chibatadas.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    LETRA B

    A Revolta da Chibata não contou com a adesão da alta oficialidade da Marinha brasileira e resumiu-se a um movimento feito pelos marujos, sobretudo por marujos negros insatisfeitos com o racismo presente na corporação. A Marinha, de fato, em determinado momento, tentou derrubar o governo republicano para restaurar a monarquia, mas isso havia acontecido entre 1893 e 1894 no que ficou conhecido como Revolta da Armada.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas