Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de História do Brasil
  3. Exercícios sobre Marquês de Pombal

Exercícios sobre Marquês de Pombal

Teste os seus conhecimentos acerca de uma das personalidades mais importantes da história de Portugal e responsável pelas reformas pombalinas: Marquês de Pombal.

Questão 1

Uma das medidas mais polêmicas tomadas por Marquês de Pombal, enquanto secretário de Estado em Portugal, foi o de aumentar alguns impostos que eram cobrados na maior colônia portuguesa – o Brasil. Esses impostos foram utilizados para realizar a reconstrução de Lisboa, destruída pelo terremoto de 1755. Uma das consequências dos aumentos de impostos tomados por Pombal foi a

a) Inconfidência Mineira.

b) Inconfidência Baiana.

c) Revolução Praieira.

d) Confederação do Equador.

e) Revolução Pernambucana.

ver resposta


Questão 2

Marquês de Pombal foi o secretário de Estado de Portugal, entre 1750 e 1777, e acumulou inúmeros inimigos por conta das suas decisões polêmicas. Entre as alternativas abaixo, qual delas não se passou durante a gestão de Pombal?

a) Processo e execução dos Távora.

b) Reconstrução de Lisboa.

c) Expulsão dos Jesuítas.

d) Proibição da escravização de indígenas.

e) Processo e condenação dos envolvidos na Inconfidência Mineira.

ver resposta


Questão 3

O Marquês de Pombal realizou uma série de reformas em Portugal as quais afetaram o Brasil. As medidas tomadas por Pombal foram incluídas pelos historiadores em um movimento político conhecido como

a) absolutismo.

b) anarquismo.

c) despotismo esclarecido.

d) liberalismo.

e) feudalismo.

ver resposta


Questão 4

(SEDU/ES e FCC) As reformas pombalinas, no período colonial, foram um conjunto de medidas decretadas pelo governo português, que, entre outras mudanças, acarretaram a

a) fundação das companhias de comércio, como a Companhia das Índias Ocidentais, para incrementar a exploração colonial e as trocas comerciais.

b) proibição da instalação de manufaturas, a fim de revitalizar o Pacto Colonial e reforçar o poder português sobre a colônia, em plena atividade mineradora.

c) expulsão da Companhia de Jesus do território colonial brasileiro, sob acusações de conspiração, e o confisco de seus bens pelo Estado.

d) centralização do poder sobre a colônia pela Coroa portuguesa mediante a extinção de órgãos administrativos e de cargos importantes, como o de vice-rei.

e) flexibilização da cobrança de impostos em troca de maior apoio político da elite colonial, a fim de evitar o contrabando e a sonegação fiscal.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

LETRA A

A Inconfidência Mineira foi um dos resultados diretos das medidas tomadas por Marquês de Pombal. O secretário de Estado português decretou, na década de 1750, o aumento dos impostos na região mineradora, impondo o Quinto (imposto cobrado pela Coroa Portuguesa sobre a retirada de ouro) e uma meta anual de arrecadação de ouro. Isso deixou a elite local insatisfeita e, décadas depois, resultou em uma conspiração naquela região.

voltar a questão


Resposta Questão 2

LETRA E

O processo de julgamento e condenação dos envolvidos na Inconfidência Mineira aconteceu durante o reinado de d. Maria I, a rainha de Portugal na época. Esse processo e julgamento dos envolvidos na Inconfidência Mineira ocorreu entre 1789 e 1792 e, nesse período, o antigo secretário de Estado português já havia falecido.

voltar a questão


Resposta Questão 3

LETRA C

As medidas e reformas realizadas pelo Marquês de Pombal foram parte do despotismo esclarecido, também conhecido como reformismo ilustrado. Esse movimento foi, basicamente, uma série de reformas políticas, econômicas e administrativas tomadas na Península Ibérica, sobretudo no século XVIII. O objetivo era fortalecer o reino baseando-se em princípios do iluminismo.

voltar a questão


Resposta Questão 4

LETRA C

A Companhia de Jesus era uma ordem religiosa que tinha um importante papel na colônia e que era conhecida por possuir inúmeras posses. O poder dos jesuítas era tão grande que começou a ser encarado pelo Estado português como uma ameaça pelo Marquês de Pombal. Acusados de conspiração foram expulsos de Portugal e suas colônias e tiveram seus bens confiscados.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • Classificação de orações

    Aproveite a oportunidade para classificar as orações subordinadas adverbiais. Acesse!
  • Concordância Verbal

    Dúvidas em como fazer a concondância verbal em orações com sujeito simples? Treine agora!
  • Catacrese

    Coloque em dia os seus estudos sobre essa figura de linguagem bastante utilizada.