Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre Estado Novo

Com estes exercícios sobre Estado Novo, você pode avaliar seus conhecimentos sobre o período ditatorial conduzido por Getúlio Vargas entre 1937 e 1945, no Brasil.

Questão 1

(Coseac) Getúlio Vargas foi um político e líder brasileiro que governou o país por duas vezes. Durante sua história, coordenou e articulou forças políticas que permitiram uma série de medidas e projetos que tiveram impacto significativo na história do Brasil, sendo considerado por muitos como o fundador do Brasil Moderno, pois construiu instituições e um legado político que até hoje se confundem com a própria ideia de soberania nacional.

Das seguintes realizações, aquela NÃO implementada por Getúlio Vargas foi:

a) criação do Ministério do Trabalho.

b) criação do BNDES.

c) criação do Ministério da Educação e do CNPq.

d) criação do Banco do Brasil.

e) criação da Petrobras.

Questão 2

(Fundep – adaptado) Analise a imagem a seguir.

Cartaz com rosto de Getúlio Vargas em exercícios sobre Estado Novo.
Disponível em: https://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2008/04/estado-novo1.jpg. Acesso em: 27 out. 2022.

A propaganda produzida durante o Estado Novo (1937-1945) demonstra uma estratégia do governo varguista, responsável por reproduzir uma memória ou uma versão oficial sobre a criação da legislação trabalhista.

Esse tipo de propaganda pode ser trabalhado nas aulas de História, demonstrando que a versão expressa na imagem é hoje questionada pelos historiadores pelo fato de:

a) valorizar a conquista operária, pautada na luta dos trabalhadores e do pai dos pobres.

b) enfatizar a importância do trabalhador, que se tornou sustentáculo do governo varguista.

c) exaltar a figura do presidente, transmitindo uma ideia de concessão das leis trabalhistas.

d) ressaltar que as conquistas sociais se efetivaram por meio de um acordo com o líder populista.

e) nenhuma das alternativas acima.

Questão 3

(Prefeitura de Fortaleza – adaptado) Sobre os usos do rádio no governo ditatorial de Getúlio Vargas (1937-1945), é correto afirmar que:

a) ao fundo dos discursos proferidos por Getúlio Vargas no rádio era aceitável o som dos “sambas da malandragem” como forma de diálogo com os trabalhadores.

b) o governo de Getúlio Vargas passou a regular o funcionamento do rádio e, por isso, permitia músicas estrangeiras e os discursos populares da classe trabalhadora.

c) o trabalhador era rechaçado pelos radialistas em seus programas, porque Getúlio Vargas não possuía a confiança e o voto dessa classe social.

d) a partir de 1934, o programa Hora do Brasil passou a ser transmitido pelas emissoras de rádio do país, servindo de veículo para as mensagens radiofônicas de Getúlio Vargas.

e) nenhuma das alternativas acima.

Questão 4

(Fundatec) Considerando a estratégia para manter-se no poder, qual justificativa Getúlio Vargas utilizou para ficar no poder de 1937 a 1945?

a) Decretar estado de guerra, alegando que era para combater um levante comunista descoberto pelo governo em 1935, colocando assim os partidos políticos na ilegalidade.

b) Que a polarização partidária do período trazia a necessidade afirmativa de um governo compartilhado e democrático.

c) Em função da crise econômica do Brasil, causada pelo governo anterior, era preciso permanecer no poder para trazer mais benefícios aos trabalhadores, fato confirmado com a criação da CLT.

d) Os cafeicultores do país estavam precisando de um governo que os ajudasse a colocar o café no cenário nacional.

e) Que a crise de 1929 e o mundo pré-guerra precisava de um governo democrático, sem princípios liberais e, para isso, o decreto de permanência no poder era necessário.

Questão 5

Qual evento foi utilizado como argumento por Getúlio Vargas para estabelecer uma ditadura no Brasil em 1937?

a) Revolução Russa

b) Guerra Civil Espanhola

c) Revolução Constitucionalista

d) Intentona Integralista

e) Intentona Comunista

Questão 6

Qual foi o documento emitido em 1943 que continha críticas contra a ditadura e a censura impostas por Getúlio Vargas no Brasil?

a) Manifesto dos Mineiros

b) Carta ao Brasil

c) Carta-Testamento

d) Manifesto dos Coronéis

e) Manifesto dos Pioneiros

Questão 7

Departamento de governo responsável pela censura na ditadura varguista:

a) SPHAN

b) DIP

c) DOPS

d) MEC

e) DASP

Questão 8

Qual o nome da força brasileira enviada pelo Estado Novo para lutar contra o Eixo na Europa durante a Segunda Guerra Mundial?

a) Força Expedicionária Brasileira

b) Força de Guerra do Brasil

c) Grupamento Aliado Brasileiro

d) Comando de batalha do Brasil

e) Força Especial do Brasil

Questão 9

O encerramento do Estado Novo se deu de que maneira:

a) com a deposição forçada de Vargas pelos militares.

b) com uma transição democrática pela via eleitoral.

c) com a morte de Getúlio Vargas.

d) com um golpe militar que usou de grande violência.

e) com um levante revolucionário.

Questão 10

Um dos fenômenos que marcou o Estado Novo foi o queremismo. Selecione a alternativa que explica o que foi esse fenômeno.

a) Movimento de oposição a Getúlio Vargas.

b) Partido político que surgiu com base nos ideais integralistas.

c) Protesto que exigia o fim da censura no Brasil.

d) Movimento popular que exigia a manutenção de Vargas no poder.

e) Partido Político que queria o retorno do pluripartidarismo no Brasil.

Questão 11

Quem foi o presidente que sucedeu a Getúlio Vargas no poder do Brasil no fim do Estado Novo?

a) Juscelino Kubitschek

b) Café Filho

c) Eurico Gaspar Dutra

d) João Goulart

e) Plínio Salgado

Questão 12

No contexto do golpe do Estado Novo, o que foi o Plano Cohen:

a) um documento forjado sobre um golpe comunista no Brasil.

b) uma minuta que trazia dados sobre investimentos econômicos no Brasil.

c) um plano para a recuperação da economia brasileira.

d) uma lei que proibia as greves no Brasil.

e) um projeto de lei que criava o salário mínimo.

Respostas

Resposta Questão 1

LETRA D

De todas as alternativas mencionadas, somente o Banco do Brasil não foi uma criação de Getúlio Vargas, uma vez que ele foi fundado, em 1808, por d. João, nessa altura, príncipe regente de Portugal e do Brasil.

Resposta Questão 2

LETRA C

O objetivo dessa propaganda e de muitas outras do governo estadonovista era exaltar a figura do presidente e consolidar a ideia de que as leis trabalhistas eram fruto da boa vontade dele para com os trabalhadores brasileiros.

Resposta Questão 3

LETRA D

O Hora do Brasil foi um programa criado pelo governo de Getúlio Vargas para ser transmitido obrigatoriamente pelas rádios do Brasil, com o objetivo de transmitir a comunicação oficial do governo, ressaltando seus feitos, além de ser uma oportunidade para Vargas se comunicar diretamente com os seus ouvintes por meio dos seus discursos.

Resposta Questão 4

LETRA A

A centralização do poder e o uso de estados de exceção foram o caminho que Vargas encontrou para se sustentar no poder e implantar a sua ditadura. A justificativa usada foi a ameaça comunista representada pela ANL e pelo PCB.

Resposta Questão 5

LETRA E

O evento explorado por Getúlio Vargas para implantar sua ditadura no Brasil foi a Intentona Comunista de 1935, levante armado liderado pela ANL que visava derrubar Vargas do poder.

Resposta Questão 6

LETRA A

O Manifesto dos Mineiros foi uma carta publicada em 1943 e assinada por advogados e juristas de Minas Gerais. Nesse documento, exigia-se a redemocratização do Brasil e o fim da censura estabelecida pelo Estado Novo.

Resposta Questão 7

LETRA B

O Departamento de Imprensa e Propaganda foi um órgão criado pelo Estado Novo em 1939. Esse órgão era responsável pela propaganda oficial do governo, transmitindo a ideologia trabalhista, e também pela censura no Brasil. Deixou de existir em 1945. Para saber mais sobre o DIP, clique aqui.

Resposta Questão 8

LETRA A

A Força Expedicionária Brasileira foi a força militar criada pelo Estado Novo para que o Brasil pudesse participar da Segunda Guerra Mundial. Foi criada em 1943 e composta por mais de 25 mil soldados que foram enviados para lutar contra o Eixo na Itália. Estima-se a morte de 454 soldados dessa missão.

Resposta Questão 9

LETRA A

A historiografia entende que o Estado Novo se encerrou com a deposição de Getúlio Vargas, em outubro de 1945. O afastamento se deu por meio de um ultimato dado pelos militares. O poder foi entregue aos civis, com a eleição de um novo presidente.

Resposta Questão 10

LETRA D

O queremismo foi um movimento popular que surgiu em 1945. Os historiadores entendem que esse foi um movimento espontâneo que surgiu entre a classe de trabalhadores que exigiam a manutenção de Getúlio Vargas no poder. O movimento é entendido como uma resposta dos trabalhadores ao movimento de deposição do presidente que estava em curso. Saiba mais sobre o queremismo clicando aqui.

Resposta Questão 11

LETRA C

Com a deposição de Getúlio Vargas, foi organizada uma eleição presidencial, ainda em 1945, que elegeu Eurico Gaspar Dutra como presidente do Brasil. O militar governou o Brasil entre os anos de 1946 e 1951.

Resposta Questão 12

LETRA A

O Plano Cohen foi um documento forjado pelos integralistas que simulava um golpe comunista no Brasil. O documento foi apresentado por Vargas ao país como verdadeiro e explorado como justificativa para estabelecer a ditadura do Estado Novo. Para saber mais sobre o Plano Cohen, clique aqui.

Assista às nossas videoaulas

Leia o artigo