Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre a economia açucareira

Com estes exercícios, você pode testar seus conhecimentos sobre a economia açucareira durante o período colonial.

Questão 1

(UFRJ) Para garantir a posse da terra, Portugal decidiu colonizar o Brasil. Mas, para isso, seria preciso desenvolver uma atividade econômica lucrativa. A solução encontrada foi implantar em certos trechos do litoral:

a) a produção açucareira.

b) a exploração do ouro.

c) a extração do pau-brasil.

d) a criação de gado.

e) o comércio de especiarias.

Questão 2

(Enem) O açúcar e suas técnicas de produção foram levados à Europa pelos árabes no século VIII, durante a Idade Média, mas foi principalmente a partir das Cruzadas (séculos XI e XIII) que a sua procura foi aumentando. Nessa época, passou a ser importado do Oriente Médio e produzido em pequena escala no sul da Itália, mas continuou a ser um produto de luxo, extremamente caro, chegando a figurar nos dotes de princesas casadoiras".

CAMPOS, R. Grandeza do Brasil no tempo de Antonil (1681-1716). São Paulo: Atual, 1996.

Considerando o conceito do Antigo Sistema Colonial, o açúcar foi o produto escolhido por Portugal para dar início à colonização brasileira, em virtude de:

a) O lucro obtido com o seu comércio ser muito vantajoso.

b) Os árabes serem aliados históricos dos portugueses.

c) A mão de obra necessária para o cultivo ser insuficiente.

d) As feitorias africanas facilitarem a comercialização desse produto.

e) Os nativos da América dominarem uma técnica de cultivo semelhante.

Questão 3

O país que atuava como parceiro econômico de Portugal na produção do açúcar por meio do financiamento dos engenhos, refinamento do açúcar e distribuição da mercadoria pela Europa foi:

a) Holanda.

b) Espanha.

c) França.

d) Índia.

e) Cabo Verde.

Questão 4

Qual era a estrutura básica da produção de açúcar implantada por Portugal no Brasil?

a) policultura, trabalho assalariado e grande propriedade.

b) monocultura, trabalho escravo e pequena propriedade familiar.

c) monocultura, trabalho assalariado e pequena propriedade familiar.

d) monocultura, trabalho escravo e grande propriedade.

e) policultura, trabalho escravo e grande propriedade.

Respostas

Resposta Questão 1

Letra A

A solução encontrada por Portugal foi implantar a produção açucareira no Brasil baseada nos moldes que havia implantado nas ilhas atlânticas (Madeira e Cabo Verde). A escolha pelo açúcar também se deve ao fato de ser uma mercadoria muito valorizada na Europa. A implantação dos engenhos ocorreu a partir da criação das capitanias hereditárias.

Resposta Questão 2

Letra A

A escolha pelo açúcar deveu-se muito à sua lucratividade na Europa. Além disso, o alto lucro do negócio fazia com que muitos portugueses dedicassem todas as suas terras para cultivar o máximo de cana-de-açúcar possível, mesmo com as recomendações da Coroa de que fossem produzidos itens de subsistência. O ganho era tão grande que foi a principal atividade econômica da colônia até o início do século XVIII.

Resposta Questão 3

Letra A

A participação da Holanda na produção de açúcar foi muito grande, pois os banqueiros holandeses financiaram a construção de inúmeros engenhos por meio de empréstimos. Além disso, a Holanda realizou o refinamento do açúcar produzido por Portugal e garantiu a distribuição da mercadoria pela Europa.

Resposta Questão 4

Letra D

A estrutura básica da produção de açúcar no Brasil era baseada na monocultura, ou seja, na produção exclusiva de um item agrícola. O trabalho na produção do açúcar foi, sobretudo, realizado por escravos de origem africana, que eram obtidos pelo tráfico negreiro. Além disso, a estrutura de produção baseava-se também na grande propriedade. Essa forma de produzir também é chamada pelos historiadores de plantation.


Leia o artigo