Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de História do Brasil
  3. Exercícios sobre Brasil República

Exercícios sobre Brasil República

A partir destes exercícios sobre Brasil República, você pode ter seus conhecimentos sobre esse período da história brasileira testados e ampliados.

Questão 1

(VUNESP) Na Primeira República (1889-1930) houve a reprodução de muitos aspectos da estrutura econômica e social constituída nos séculos anteriores. Noutros termos, no final do século XIX e início do XX conviveram, simultaneamente, transformações e permanências históricas. (Francisco de Oliveira. Herança econômica do Segundo Império, 1985.)

O texto sustenta que a Primeira República brasileira foi caracterizada por permanências e mudanças históricas. De maneira geral, o período republicano, iniciado em 1889 e que se estendeu até 1930, foi caracterizado:

a) pela predominância dos interesses dos industriais, com a exportação de bens duráveis e de capital.

b) por conflitos no campo, com o avanço do movimento de reforma agrária liderado pelos antigos monarquistas.

c) pelo poder político da oligarquia rural e pela economia de exportação de produtos primários.

d) pela instituição de uma democracia socialista graças à pressão exercida pelos operários anarquistas.

e) pelo planejamento econômico feito pelo Estado, que protegia os preços dos produtos manufaturados.

ver resposta


Questão 2

O primeiro presidente eleito da chamada “Nova República”, por meio das eleições diretas de 1989, foi Fernando Collor de Melo. Sobre o governo Collor, é incorreto dizer que:

a) foi interrompido por um processo de impeachment, em 1992.

b) teve como vice-presidente da República Itamar Franco.

c) deu início ao Plano Real, que criou a moeda de mesmo nome.

d) ficou marcado, no plano econômico, pelo confisco das poupanças dos brasileiros.

e) o movimento popular que contribuiu para o seu fim chamava-se “Caras pintadas”.

ver resposta


Questão 3

(FUVEST) Na história da República brasileira, a expressão "Estado Novo" identifica:

a) o período de 1930 a 1945, em que Getúlio Vargas governou o país de forma ditatorial, só com o apoio dos militares, sem a interferência de outros poderes.

b) O período de 1950 a 1954, em que Getúlio Vargas governou com poderes ditatoriais, sem garantia dos direitos constitucionais.

c) o período de 1937 a 1945, em que Getúlio Vargas fechou o Poder Legislativo, suspendeu as liberdades civis e governou por meio de decretos-leis.

d) o período de 1945 a 1964, conhecido como o da redemocratização, quando foi restabelecida a plenitude dos poderes da República e das liberdades civis.

e) o período de 1930 a 1934, quando se afirmou o respeito aos princípios democráticos, graças à Revolução Constitucionalista de São Paulo.

ver resposta


Questão 4

É possível dizer que a Lei da Anistia, promulgada em 1979, durante o governo do presidente General João Batista Figueiredo:

a) foi aplicada apenas nos casos dos militares que cometeram crimes durante o Regime.

b) pode ser incluída no processo de abertura democrática pós-período militar.

c) foi aplicada apenas nos casos dos guerrilheiros, acusados de crimes de terrorismo pelo Regime.

d) foi revogada durante o primeiro governo Lula, em 2003.

e) impediu que ex-guerrilheiros exilados voltassem para o Brasil.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Letra C

Na Primeira República, também chamada de República Velha, a principal atividade econômica era a produção de produtos primários, principalmente agrícolas, como o café. Apesar de a industria, nessa época, ter tido um espaço considerável, a economia ainda era eminentemente agrária. Do ponto de vista político, o poder estava concentrado nas mãos de uma elite oligárquica rural, que se alternava no poder por meio de métodos eleitorais escusos, como o voto aberto.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Letra C

O Plano Real foi iniciado pelo sucessor de Collor, o presidente Itamar Franco, que, sendo vice do primeiro, assumiu o posto quando Collor sofreu o processo de impeachment. O plano foi elaborado por um grupo de economistas, entre eles Gustavo Franco, e pelo então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Letra C

O “Estado Novo” é o período ditatorial de Getúlio Vargas. Nessa época, além da privação dos direitos civis, também havia a ação cerrada do serviço secreto e a promoção da figura de Vargas como o grande “salvador da pátria” por meio do DIP (Departamento de Impressa e Propaganda).

voltar a questão


Resposta Questão 4

Letra B

A Lei da Anistia fez parte do processo de abertura política ou, melhor dizendo, da transição do Regime Militar para a “Nova República”. Por meio dessa lei, os crimes cometidos tanto pelos militares quanto pelos guerrilheiros revolucionários foram perdoados pelo Estado.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas