Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de História do Brasil
  3. Exercícios sobre o Brasil na Segunda Guerra Mundial

Exercícios sobre o Brasil na Segunda Guerra Mundial

Com estes exercícios sobre o Brasil na Segunda Guerra Mundial, você poderá testar os seus conhecimentos sobre a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) nesse grande conflito.

Questão 1

É correto dizer que o emblema que a FEB (Força Expedicionária Brasileira) utilizou em seu uniforme continha a imagem:

a) de general Osório.

b) de Duque de Caxias.

c) de Deodoro da Fonseca.

d) de uma cobra fumando.

e) do avião 14 Bis.

ver resposta


Questão 2

(PUC-Rio) Nos anos de 1941 e 1942, houve mudanças na configuração das alianças políticas e militares que então caracterizavam a Segunda Grande Guerra (1939- 1945). Frente a tais alterações, o governo do Presidente Getúlio Vargas imprimiu novos rumos à política externa brasileira. Sobre esses acontecimentos, podemos afirmar que:

I - o ataque japonês a Pearl Harbor, em 1941, deflagrou a participação militar ostensiva dos EUA na guerra.

II - a invasão alemã, na União Soviética, em 1941, interferiu, entre outros aspectos, na aproximação diplomática e militar entre EUA, URSS e Inglaterra.

III - a crescente aproximação diplomática com os EUA condicionou a declaração de guerra ao Eixo, por parte do governo Vargas, em 1942.

IV - a participação militar brasileira na guerra, associada ao envio da FEB, conjugou-se à ofensiva das tropas aliadas, no front europeu, em meados de 1944.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

c) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

d) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

e) Todas as afirmativas estão corretas.

ver resposta


Questão 3

Um dos fatos importantes que contribuíram efetivamente para o ingresso do Brasil na Segunda Guerra Mundial foi:

a) o ataque de aviões japoneses ao Forte de Copacabana.

b) o torpedeamento de navios brasileiros por submarinos alemães.

c) a invasão do estado do Amazonas por tropas nazistas.

d) a tomada do arquipélago de Fernando de Noronha pela marinha fascista italiana.

e) o bombardeamento da cidade de São Paulo por aviões da Força Aérea Alemã.

ver resposta


Questão 4

(UFSC – com modificações) Joel Silveira, correspondente dos Diários Associados, assim se refere ao cotidiano dos pracinhas brasileiros na Itália: "Sofremos bastante lá nos Apeninos. Medo, frio-muito frio-, desconforto e aquele constante odor de sangue velho e óleo diesel, que é o cheiro da guerra". (SILVEIRA, Joel. "O Inverno da Guerra". Apud AUGUSTO, Sérgio. No front, só com máquina de escrever. "O Estado de São Paulo". São Paulo: 14 maio 2005, Caderno 2, página D7.) Assinale a alternativa que contém a soma das proposições corretas apresentadas abaixo:

(01) O Brasil participou da Segunda Guerra Mundial, ao lado das potências Aliadas, em guerra contra o Eixo.

(02) O governo brasileiro entrou na luta antifascista em meados de 1939, quando a Alemanha invadiu a Polônia.

(04) A decisão do governo Vargas de declarar guerra ao Eixo foi influenciada por uma grande pressão popular, devido ao afundamento de navios brasileiros.

(08) No Brasil, Getúlio Vargas, fortalecido com o sucesso da FEB na Itália, dissolveu o Congresso e instaurou o Estado Novo.

(16) Apesar das dificuldades que encontrou, a FEB teve uma importante participação na luta pela conquista dos Apeninos. A tomada de Monte Castelo foi uma de suas grandes vitórias.

a) 03

b) 21

c) 28

d) 06

e) 18

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Letra D

A imagem da cobra fumando passou a ser o emblema da Força Expedicionária Brasileira em virtude da forte resistência que havia à possibilidade de o Brasil ir à Segunda Guerra ao lado dos aliados, isto é, Inglaterra, França e EUA, fundamentalmente. Os céticos diziam: “é mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil ir à Guerra”. Aproveitando-se da expressão, a FEB satiricamente fez dela o seu símbolo.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Letra E

Os dois primeiros itens dizem respeito ao desencadeamento da segunda fase da Segunda Guerra Mundial, que se caracterizou pela entrada dos EUA na guerra e pelo rompimento do Pacto Germano-Soviético de não agressão. Os dois últimos dizem respeito à entrada do Brasil na guerra – o primeiro evidenciando a pressão diplomática dos EUA sobre o governo Vargas, e o segundo mostrando a sigla da coalizão brasileira mandada para o front europeu, a FEB.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Letra B

Os alemães passaram a torpedear os navios brasileiros na costa americana e no Caribe no ano de 1942 após o Brasil ter cedidos aos Estados Unidos as bases militares da região Nordeste para treinamento de soldados. Os ataques alemães contribuíram para a tomada de decisão de Vargas de abandonar suas relações diplomáticas com as potências do Eixo e entrar na guerra ao lado dos aliados.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Letra B

As opções corretas são apenas 01 (O Brasil participou da Segunda Guerra Mundial, ao lado das potências Aliadas, em guerra contra o Eixo), 04 (A decisão do governo Vargas de declarar guerra ao Eixo foi influenciada por uma grande pressão popular, devido ao afundamento de navios brasileiros) e 16 (Apesar das dificuldades que encontrou, a FEB teve uma importante participação na luta pela conquista dos Apeninos. A tomada de Monte Castelo foi uma de suas grandes vitórias).

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas