Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de História da América
  3. Exercícios sobre os Estados Unidos no século XIX

Exercícios sobre os Estados Unidos no século XIX

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre os principais eventos da história norte-americana ao longo do século XIX.

Questão 1

Em 1783, após a Guerra de Independência dos Estados Unidos contra a Inglaterra, foi assinado o Tratado de Paris. Esse acordo estipulava que:

a) As terras a oeste do trecho a partir dos Montes Apalaches até a borda do Rio Mississipi seriam consideradas território americano e, portanto, cedidas pela Inglaterra.

b) Garantia um acordo em que os americanos comprometiam-se a não atacar as nações indígenas que viviam na região entre os Montes Apalaches até a borda do Rio Mississipi.

c) Garantia um acordo entre os dois países em que a Inglaterra manteria um tratado econômico com os EUA com impostos alfandegários estipulados em 15%.

d) Os EUA seriam obrigados a pagar uma indenização aos ingleses de 19 milhões de dólares em compensação pelo reconhecimento de sua independência.

e) Garantia o apoio da Inglaterra aos EUA contra futuros conflitos que fossem travados contra as nações indígenas.

ver resposta


Questão 2

A expansão territorial dos EUA ao longo do século XIX também foi realizada a partir de negociação e compra. Ao longo desse século, três territórios distintos foram comprados pelos americanos. Associe o território abaixo com a nação que vendeu o território aos americanos:

(a) Luisiana

( ) Russos

(b) Flórida

( ) Franceses

(c) Alasca

( ) Espanhóis

ver resposta


Questão 3

Durante a expansão territorial, a forma encontrada pelo governo americano para incentivar a ocupação de todo esse “vazio territorial” foi a partir da Homestead Act, que determinava:

a) A distribuição gratuita de territórios para todo cidadão americano, desde que ele não fosse pertencente à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

b) A venda da terra a um preço muito baixo desde que a pessoa tivesse ao menos 21 anos e que habitasse e cultivasse a terra por, pelo menos, cinco anos.

c) A distribuição de terra gratuita para todos aqueles que tivessem informações que levassem à prisão de criminosos.

d) A distribuição de terras para os veteranos da Guerra Mexicano-Americana.

e) A venda da terra por preços normais com condições de pagamento facilitadas para todos que lutassem contra as nações indígenas hostis.

ver resposta


Questão 4

A Guerra de Secessão aconteceu nos EUA de 1861 a 1865 e foi resultado da disputa entre Norte e Sul pela questão da ampliação da utilização do trabalho escravo nos novos territórios. O primeiro ato de agressão desse conflito aconteceu:

a) na Batalha de Gettysburg

b) na Batalha de Fredericksburg

c) na Batalha de Chickamauga

d) na Batalha do Fort Sumter

e) no Cerco de Petersburg

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

LETRA A

O Tratado de Paris, assinado entre EUA e Inglaterra em 1783, ratificou a vitória dos EUA na Guerra de Independência e determinou a cessão de todos os territórios a oeste que pertenciam à Inglaterra. Essa região iniciava-se a partir dos Montes Apalaches e estendia-se até as margens do Rio Mississipi. A ocupação dessa região – proibida pela Inglaterra – foi iniciada a partir da assinatura desse tratado.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Ordem das respostas: C-A-B

Ao longo do século XIX, os EUA adquiriram grande quantidade de terras a partir da compra. Em ordem cronológica: Luisiana foi comprada dos franceses em 1803; a Flórida foi comprada dos espanhóis em 1819; e o Alasca foi comprado dos russos em 1867.

voltar a questão


Resposta Questão 3

LETRA B

O Homestead Act (Lei do Povoamento, em português) foi decretado pelo governo americano em 1862 durante o andamento da Guerra de Secessão. A lei foi criada com o objetivo de incentivar a ocupação dos novos territórios obtidos pelos EUA. Segundo essa lei, toda pessoa que tivesse mais de 21 anos teria direito a comprar a terra por um preço acessível desde que estivesse fixado naquela terra por, pelo menos, cinco anos. Era necessário também que a terra em questão fosse cultivada.

voltar a questão


Resposta Questão 4

LETRA D

A batalha que marcou o início da Guerra de Secessão foi Fort Sumter, que aconteceu em abril de 1861. Nessa batalha, tropas confederadas (sulistas) atacaram e cercaram o Fort Sumter, ocupado por tropas da União. Essa batalha, que durou dois dias, encerrou-se com a vitória dos confederados e a conquista de Fort Sumter, que se localizava no Estado da Virgínia. Ninguém morreu nos confrontos.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas