Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de História da América
  3. Exercícios sobre a Guerra de Secessão

Exercícios sobre a Guerra de Secessão

Com estes exercícios, você pode testar seus conhecimentos sobre a Guerra Civil Americana, ou Guerra de Secessão, travada entre Norte e Sul do país, de 1861 a 1865.

Questão 1

(Cesgranrio) No início do governo Abraão Lincoln, os Estados Unidos apresentavam-se divididos e, nas palavras desse presidente, o país era “uma casa dividida contra si mesma”, uma vez que:

I – os sulistas, favoráveis ao sistema escravista, reagiram com hostilidade à eleição de um presidente contrário à expansão desse sistema.

II – a secessão sulina era um rude golpe para o país, face ao caráter complementar das economias do norte e do sul.

III – os Estados nortistas não abriram mão da política livre-cambista, condenada pelo Sul protecionista.

IV – divididos internamente, os Estados Unidos não poderiam prosperar economicamente e enfrentar desafios externos.

Assinale se estão corretas apenas:

a) I e II

b) I e III

c) II e IV

d) I, II e III

e) I, II e IV

ver resposta


Questão 2

(Fuvest) Ao final da Guerra de Secessão, a constituição dos Estados Unidos sofreu a XIII Emenda, que aboliu a escravidão. Os brancos sulistas:

a) abatidos, emigraram em massa, para não conviver com os negros em condições de igualdade política e social.

b) inconformados com a concessão de direitos aos negros, desenvolveram a segregação racial e criaram sociedades secretas que os perseguiam.

c) arruinados, tiveram suas terras submetidas a uma reforma agrária e distribuídas aos ex-escravos.

d) desanimados, abandonaram a agricultura e voltaram-se para a indústria, a fim de se integrarem à prosperidade do capitalismo do norte.

e) recuperados, substituíram as plantações de algodão por café, contratando seus ex-escravos como assalariados.

ver resposta


Questão 3

A respeito da derrota dos confederados durante a Guerra Civil Americana, encontre a alternativa incorreta:

a) na fase final do conflito, o general sulista Robert E. Lee desertou do lado confederado e ajudou a União a pôr fim à guerra ao ajudar na conquista de Richmond.

b) os sulistas amargaram a derrota no conflito por não conseguirem apoio internacional para sua causa, principalmente dos ingleses e franceses.

c) as crescentes fugas de escravos sulistas durante a guerra para o norte contribuíram para intensificar a crise econômica no lado confederado.

d) o embargo econômico aplicado pelos nortistas sobre o Sul dos Estados Unidos colocou grande pressão sobre a economia sulista.

ver resposta


Questão 4

A Guerra de Secessão iniciou-se quando os estados sulistas declararam sua secessão e promoveram o ataque contra o Fort Sumter. O estopim para o início do conflito foi:

a) a revogação da Lei Nebraska-Kansas.

b) a promulgação da 13ª Emenda Constitucional.

c) a vitória de Abraham Lincoln nas eleições presidenciais.

d) a instituição da Lei Seca que afetava o principal negócio dos sulistas.

e) a proibição de funcionamento de sociedades secretas sulistas como a Ku Klux Klan.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Letra E

A secessão sulista teve como estopim a vitória de Lincoln nas eleições presidenciais de 1860, pois os sulistas não aceitavam que um abolicionista fosse presidente americano (I). Apesar das divergências políticas existentes entre os dois lados, economicamente as duas regiões complementavam-se bem, com o Sul adquirindo aquilo que o Norte produzia e vice-versa (II). A divergência existente entre Norte e Sul referia-se, principalmente, à expansão ou não do escravismo para os novos territórios (III). E, caso as divisões internas permanecessem, o crescimento dos Estados Unidos seria afetado, como de fato foi, sobretudo durante a guerra (IV).

voltar a questão


Resposta Questão 2

Letra B

A absorção do afro-americano na sociedade sulista foi extremamente difícil, pois os sulistas não haviam aceitado bem o fim da escravidão em seus territórios, ainda que fossem obrigados a aceitá-la por terem perdido a guerra. Com isso, surgiram diversos grupos na sociedade sulista que promoveram intensa discriminação racial, com destaque para o Ku Klux Klan que ameaçava, linchava, torturava e matava afro-americanos e tinha como objetivo manter a “supremacia branca” no Sul.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Letra A

O general Robert E. Lee era membro do exército União que desertou e filiou-se ao exército dos confederados quando a Guerra Civil começou nos Estados Unidos. Ao final do conflito, quando a derrota era clara, Robert E. Lee e suas tropas renderam-se em abril de 1865, quando a União conquistou Pettysburg e Richmond na Virgínia.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Letra C

A vitória de Abraham Lincoln nas eleições de 1860 não foi bem vista pelos sulistas. Lincoln, que era do Partido Republicano, era favorável ao trabalho livre e advogava a ideia de que a escravidão deveria ser mantida exclusivamente nos estados sulistas, sem expandir-se para os novos territórios conquistados pelos Estados Unidos. Com a alta insatisfação disseminada pelos sulistas, foi iniciado o movimento de secessão com a Carolina do Sul, em dezembro de 1860.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas