Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Geografia
  3. Exercícios sobre urbanização

Exercícios sobre urbanização

Estes exercícios sobre urbanização abordam as características gerais desse processo, como seus aspectos, suas causas e seus efeitos nas sociedades.

Questão 1

Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO apresenta um fator ligado à constituição e expansão do processo de urbanização:

a) êxodo rural

b) industrialização

c) metropolização

d) reforma agrária

e) mecanização do campo

ver resposta


Questão 2

O processo de urbanização ocorre a partir de fatores atrativos e repulsivos. Preencha a segunda coluna com base na primeira, identificando quais fenômenos enquadram-se nessas duas categorias mencionadas.

Coluna 01

(1) Fatores repulsivos

(2) Fatores atrativos

Coluna 02

( ) Concentração fundiária

( ) Industrialização

( ) Oferta de empregos urbanos

( ) Modernização do meio rural

ver resposta


Questão 3

Cidade com uma grande quantidade de habitantes, concentrando em torno de si um amplo capital e representando uma centralidade financeira. Possui uma referência e um nível de influência internacional, abrigando sedes de grandes companhias multinacionais e de instituições financeiras importantes, tais como as bolsas de valores.

O conceito acima faz referência

a) às megacidades

b) às megalópoles

c) às cidades globais

d) às metrópoles internacionais

e) aos centros sociais financeiros

ver resposta


Questão 4

(UFAC)

A intensa e acelerada urbanização brasileira resultou em sérios problemas sociais urbanos, dentre os quais, podemos destacar:

a) Falta de infraestrutura, limitações das liberdades individuais e altas condições de vida nos centros urbanos.

b) Aumento do número de favelas e cortiços, falta de infraestrutura e todas as formas de violência.

c) Conflitos e violência urbana, luta pela posse da terra e acentuado êxodo rural.

d) Acentuado êxodo rural, mudanças no destino das correntes migratórias e aumento no número de favelas e cortiços.

e) Luta pela posse da terra, falta de infraestrutura e altas condições de vida nos centros urbanos.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Os principais fatores que constituem ou intensificam a urbanização são: o processo de industrialização, com o aumento de empregos; e o êxodo rural, que ocorre por meio da mecanização do campo, da concentração fundiária, dos fatores atrativos das cidades, entre outros elementos. Além disso, a urbanização quase sempre acontece acompanhada de uma metropolização, a concentração da população em metrópoles.

Alternativa correta: letra D

voltar a questão


Resposta Questão 2

(1) – A concentração fundiária é um dos elementos responsáveis pela emigração forçada da população do campo para as cidades, pois uma maior área passa a ser ocupada por um grupo menor de pessoas ao longo do tempo.

(2) – A industrialização aumenta o número de vagas disponíveis para o exercício de atividades, atraindo em grande medida a população residente no meio rural.

(2) – O aumento da oferta de empregos nas cidades, sobretudo vinculados aos setores secundários e terciários da economia, atrai a população do campo.

(1) – A modernização do meio rural contribui para a substituição do homem pela máquina nesse meio geográfico, proporcionando a “expulsão” dos trabalhadores rurais para as cidades.

voltar a questão


Resposta Questão 3

O enunciado do texto faz referência às cidades globais, grandes centros econômicos que se articulam com outras partes do mundo. Costumam abrigar sedes e centros administrativos de grandes empresas e possui uma representatividade em nível global.

Alternativa correta: letra C

voltar a questão


Resposta Questão 4

A urbanização acelerada provoca o rápido inchamento das cidades, causando problemas urbanos relacionados com a ausência de infraestruturas básicas e com a presença de moradias precárias e irregulares, tais como as favelas e os cortiços.

Alternativa correta: letra B

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas