Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Geografia
  3. Exercícios sobre Teoria Malthusiana

Exercícios sobre Teoria Malthusiana

Responda aos exercícios a seguir e revise seus estudos sobre a Teoria Malthsiana, que dizia que o crescimento populacional superaria a oferta de alimentos no mundo.

Questão 1

(UNIFAL 2008)

“O crescimento demográfico não é a causa primeira do subdesenvolvimento, mas contribui poderosamente para o desenvolvimento das contradições econômicas, sociais e políticas. O número de camponeses sem-terra e dos desempregados não cessa de crescer, certamente para o maior lucro, a curto prazo, dos industriais e proprietários fundiários, mas as tensões sociais não param de se ampliar. O aumento da população não é excessivo senão em relação a um crescimento econômico restrito, e o impulso demográfico não teria tomado tal velocidade e engendrado tais dificuldades se a natalidade tivesse progressivamente sido reduzida pelos efeitos de um desenvolvimento econômico e social.”

Adaptado de Lacoste, Ives. Geografia do subdesenvolvimento. 7 ªed. São Paulo: Difel, 1985. p.119-126.

A partir desse fragmento e das teorias sobre esse assunto, considere as afirmativas abaixo.

I - O autor retrata as ideias da Teoria Neomalthusiana, que se caracteriza pela explícita oposição às ideias malthusianas.

II - O autor propõe a adoção de uma política antinatalista rigorosa, sem a qual não seria possível o desenvolvimento socioeconômico.

III - A solução para os problemas sociais e econômicos não pode basear-se unicamente na limitação dos nascimentos, e sim em uma melhor distribuição de renda, o que melhoraria a qualidade de vida da população.

Marque a alternativa correta.

(A) Apenas I e II estão corretas

(B) Apenas II está correta

(C) Apenas III está correta

(D) Apenas I e III estão corretas

ver resposta


Questão 2

(Unimontes) O livro intitulado “Ensaio sobre o Princípio da População”, de Thomas Robert Malthus, mostra uma teoria demográfica que:

a) defende que o avanço tecnológico provoca a fome e o desemprego estrutural.

b) explica que o crescimento populacional será reduzido com a urbanização.

c) afirma que a fome é provocada pela desigualdade socioeconômica entre as pessoas.

d) relaciona crescimento populacional com a fome.

ver resposta


Questão 3

Sobre a Teoria Malthusiana, que representa as ideias de Malthus acerca da dinâmica da população e da oferta de alimentos, responda V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas:

( ) Malthus concluiu que a população cresceria segundo uma progressão aritmética, e a oferta de alimentos segundo uma progressão geométrica.

( ) Malthus acreditava que a pobreza fazia parte do destino da humanidade.

( ) Malthus acreditava que, para conter o aumento da população, seria preciso fazer um controle da natalidade, conhecido como controle moral.

( ) Malthus estava certo sobre a relação entre o crescimento populacional e a oferta de alimentos, visto que a fome é um problema mundial.

Assinale a sequência correta:

a) FVVF

b) FVFV

c) VVFF

d) VFFV

ver resposta


Questão 4

Faça a correta correlação entre os conceitos e as definições a respeito da Teoria Neomalthusiana e as teorias que a criticam. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta:

1. Teoria Malthusiana

2. Teoria Neomalthusiana

3. Teoria Reformista

( ) Acreditava que o aumento das taxas de natalidade era resultado do subdesenvolvimento, não sua causa.

( ) Era a favor do uso de anticoncepcionais e afirmava que, se o crescimento populacional não fosse contido, os recursos naturais seriam esgotados.

( ) Acreditava que o crescimento populacional superaria a oferta de alimentos, gerando fome e miséria no mundo todo.

a) 1,3,2

b) 2,1,3

c) 3,2,1

d )3,1,2

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

LETRA C

I – Falsa: não há defesa em relação à Teoria Neomalthusiana, visto que o autor não vê o controle de natalidade como solução para os problemas demográficos.

II – Falsa: não se pode afirmar que, em algum momento do texto, o autor defenda o uso de políticas natalistas.

III – Verdadeira: é ressaltado pelo autor que a melhoria da qualidade de vida por meio da distribuição de renda seria o meio mais viável para resolver possíveis problemas relacionados às dinâmicas demográficas.

voltar a questão


Resposta Questão 2

LETRA D

A Teoria Malthusiana relaciona o crescimento populacional com a oferta de alimentos, pressupondo que o aumento da população seria desproporcional à disponibilidade de comida.

voltar a questão


Resposta Questão 3

LETRA A

Falsa: a população cresceria em ritmo geométrico, e a oferta de alimentos em ritmo aritmético.

Verdadeira

Verdadeira

Falsa: a modernização da tecnologia advinda da Revolução Industrial garantiu que a produção de alimentos fosse suficiente para suprir as necessidades da população. Assim, a fome e a miséria não podem ser atribuídas à falta de alimentos.

voltar a questão


Resposta Questão 4

LETRA C

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas