Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Geografia
  3. Exercícios sobre relevo e hidrografia da região Norte

Exercícios sobre relevo e hidrografia da região Norte

Estes exercícios sobre o relevo e a hidrografia da região norte testarão seus conhecimentos sobre essa importante região do território brasileiro.

Questão 1

Indique a maior elevação rochosa do Brasil, situada na região Norte, com 2995,30 metros de altitude.

a) Pico da Fumaça

b) Morro de São Pedro

c) Pico 31 de Março

d) Pico da Neblina

ver resposta


Questão 2

A região norte possui um grande potencial hidroelétrico, decorrente da alta disponibilidade hídrica e topografia pouco acidentada, assim, diversas são as usinas instaladas ou em implantação na região. As principais usinas da região norte são:

a) UHE Itaipu / UHE Belo Monte / UHE Jirau

b) UHE Sobradinho / UHE de Jirau / UHE Itumbiara

c) UHE Xingó / UHE Paulo Afonso / UHE Itumbiara

d) UHE Belo Monte / UHE Tucuruí / UHE Jirau

ver resposta


Questão 3

(Unimontes/2015) - Para Coelho (1995), a bacia Amazônica drena cerca de 47% do território brasileiro, compreendendo uma área aproximada de 4 milhões de km². A navegação é facilitada, considerando o relevo predominantemente favorável, daí sua importância como via de circulação e organização do espaço amazônico. Toda a drenagem da bacia é coletada pela calha do rio Amazonas. Nesse imenso sistema de drenagem, há de se destacar a importância do igarapé, que consiste em:

a) Canal que contorna ilha fluvial, favorecendo o deslocamento do caboclo de uma comunidade para outra.

b) Banco de areia que aparece no leito do rio Amazonas, diminuindo a distância de uma margem à outra.

c) Rio estreito, longo, mais usado pela população ribeirinha como verdadeiras estradas.

d) Canal estreito que liga uma lagoa ou um afluente ao rio principal, interligando pequenos portos.

ver resposta


Questão 4

(IFG) - A Bacia Amazônica localiza-se no norte do país, nasce na cordilheira dos Andes, entra no Brasil com o nome de rio Solimões e passa a se chamar rio Amazonas quando recebe as águas do rio _______.

Assinale a opção que completa essa afirmação.

a) Purus

b) Madeira

c) Tapajós

d) Xingu

e) Negro

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

 Letra D

O pico da Neblina é a maior elevação rochosa do Brasil, situada no extremo norte do Estado do Amazonas, fronteira com a Venezuela.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Letra D

A vasta disponibilidade hídrica da região norte do Brasil e suas feições de relevo favoráveis à exploração da água como matriz energética colocaram essa região como fundamental para as questões energéticas do país. Desse modo, várias usinas foram construídas e/ou estão em construção na região. As principais usinas são: Belo Monte (Rio Xingu, Pará), Tucuruí (Rio Tocantins, Pará) e Jirau (Rio Madeira, Rondônia).

As demais usinas citadas no exercício localizam-se em: Itaipu (Rio Paraná, Paraná), Sobradinho (Rio São Francisco, Bahia), Itumbiara (Rio Paranaíba, Goiás e Minas), Xingó (Rio São Francisco, Alagoas/Sergipe) e Paulo Afonso (Rio São Francisco, Bahia).

voltar a questão


Resposta Questão 3

Letra C

Igarapé é uma espécie de canal utilizado com bastante frequência por ribeirinhos como via de transporte em áreas com grande quantidade de água.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Letra E

No encontro do Rio Negro (águas mais escuras por causa da quantidade de ácidos orgânicos provenientes da decomposição da vegetação) com o Rio Solimões (aspecto barrento, decorrente da quantidade de sedimentos dos Andes), tem-se a formação do rio Amazonas, maior curso d'água do Brasil em extensão e volume.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas