Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Geografia
  3. Exercícios sobre problemas atmosféricos urbanos

Exercícios sobre problemas atmosféricos urbanos

Com a nossa lista de exercícios, revise os seus estudos sobre os problemas atmosféricos urbanos, um conjunto de oscilações e desiquilíbrios que mudam a dinâmica climática de um lugar.

Questão 1

(UCPEL) Nosso planeta vem sofrendo mudanças climáticas há muito tempo. Um fenômeno ocorre sobre áreas urbanas e consiste na presença de temperaturas à superfície relativamente maiores que as encontradas nas regiões fora da cidade (áreas rurais). Alterações da umidade do ar, da precipitação e do vento também estão associadas à presença desse fenômeno. Ele é claramente antrópico. O fenômeno climático descrito acima se refere:

a) às ilhas de calor.

b) à inversão térmica.

c) ao efeito estufa.

d) ao El Niño.

e) às chuvas ácidas.

ver resposta


Questão 2

(UEL) Em um ambiente com elevado número de indústrias e de circulação de veículos, como as regiões metropolitanas, as partículas em suspensão e os gases poluentes são levados pelas correntes de convecção para as camadas mais altas da atmosfera, onde se dissipam. O fenômeno meteorológico da inversão térmica, que ocorre geralmente no inverno, tem como consequência o impedimento da dispersão dos poluentes, causando problemas respiratórios na população.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a causa da inversão térmica.

a) Uma massa de ar frio ascendente impede o movimento descendente de uma camada de ar quente.
b) Uma massa de ar quente descendente impede o movimento ascendente de uma camada de ar frio.
c) Uma massa de ar frio penetra entre camadas de ar quente, impedindo o movimento descendente do ar.
d) Uma massa de ar quente penetra entre camadas de ar frio, impedindo o movimento descendente do ar.
e) Uma massa de ar quente penetra entre camadas de ar frio, impedindo o movimento ascendente do ar.

ver resposta


Questão 3

(UFPB) A chuva ácida é um fenômeno causado, sobretudo, pelas emissões resultantes da queima de combustíveis fósseis. O dióxido de enxofre, lançado no ar por algumas indústrias, e o óxido de nitrogênio, provenientes de diversos combustíveis fósseis e dos veículos motorizados, combinam-se com o hidrogênio na atmosfera e transformam-se em ácido sulfúrico e em ácido nítrico.

Considerando as informações, é correto afirmar que, no Brasil, o fenômeno das chuvas ácidas é

a) inexistente, pois a matriz energética brasileira é proveniente da energia hidráulica, considerada limpa por não causar danos ambientais.

b) irrelevante, pois a maior parte da frota automobilística brasileira é movida a álcool, combustível livre de gases que causam as chuvas ácidas.

c) intenso em algumas áreas, principalmente nos polos siderúrgicos, devido à utilização maciça de carvão mineral.

d) inexistente, pois o carvão mineral utilizado para a geração de energia elétrica é pouco poluente por apresentar baixo teor de gases que provocam as chuvas ácidas.

e) intenso nos grandes centros urbanos, devido ao aumento expressivo da frota de carros bicombustíveis.


 

ver resposta


Questão 4

Sobre as chuvas ácidas, assinale a alternativa que apresenta a principal causa desse fenômeno:

a) São causadas pela não movimentação do ar, assim, os poluentes presentes na atmosfera não se dispersam e precipitam-se com as chuvas.

b) São causadas pela grande quantidade de gases poluentes na atmosfera, como o dióxido de enxofre, que, combinado ao vapor d'água, torna as chuvas ácidas.

c) São causadas pela ausência de vegetação, excessiva presença de edifícios e poluição do ar.

d) São causadas pela pela excessiva emissão de gás carbônico à atmosfera.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

LETRA A

Ilhas de calor são fenômenos climáticos recorrentes. A ausência da vegetação, presença excessiva de edifícios, poluição do ar, uso de concreto e a presença de asfalto são ações antrópicas que desencadeiam a formação de ilhas de calor. Trata-se do aumento das temperaturas das zonas urbanas, podendo apresentar diferença de 10ºC em relação às zonas periféricas.

voltar a questão


Resposta Questão 2

LETRA E

A inversão térmica é um fenômeno que acontece independentemente da ação humana, mas a ocorrência desse fenômeno está relacionada diretamente com a poluição do ar. Quando a superfície não se aquece (geralmente no inverno), o ar não circula normalmente, visto que uma camada de ar frio acumula-se sobre a superfície, e a camada de ar estaciona-se sobre a camada de ar frio, não havendo movimentação do ar.

voltar a questão


Resposta Questão 3

LETRA C

No Brasil, a ocorrência de chuvas ácidas ocorre principalmente nas áreas de produção industrial. A queima de carvão mineral libera dióxido de enxofre à atmosfera. Ao reagir com o vapor d'água, ele dá origem ao ácido sulfúrico, que pode precipitar-se com as chuvas, formando as chuvas ácidas.

voltar a questão


Resposta Questão 4

LETRA B

As chuvas ácidas de fato são formadas a partir da combinação de alguns gases.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas